Gênesis 27

Gênesis 27 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Ora, sendo Isaque já velho, e cegos os seus olhos, chamou a Esaú, seu filho primogênito, e disse-lhe: Filho meu! E ele disse: Eis-me aqui.

2 Então disse ele: Eis que já estou velho, não sei o dia da minha morte;

3 agora pois, põe as tuas armas, a tua aljava e o teu arco, e sai ao campo, e apanha para mim alguma caça;

4 e faze-me um guisado saboroso como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma; para que a minha alma te abençoe, antes que morra.

5 Rebeca estava escutando quando Isaque falou com Esaú, seu filho. E foi-se Esaú ao campo para apanhar a caça que havia de trazer.

6 Disse então Rebeca a Jacó, seu filho: Eis que ouvi teu pai falar com Esaú teu irmão, dizendo:

7 Traga-me caça, e faça-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante da face do Senhor, antes da minha morte.

8 Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que te mando.

9 Vai ao rebanho, e toma-me de lá dois bons cabritos; e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta;

10 e tu o levarás a teu pai, para que o coma, para que ele te abençoe antes da sua morte.

11 Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu homem liso.

12 Talvez me apalpe meu pai; assim, em seus olhos, parecerei enganador; assim trarei sobre mim maldição e não bênção.

13 Então disse-lhe sua mãe: Caia sobre mim a maldição, filho meu; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos.

14 Foi, pois, buscá-los, e trouxe-os a sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como seu pai gostava.

15 E Rebeca tomou as melhores vestes de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho menor;

16 e com as peles dos cabritos cobriu-lhe as mãos e a lisura do pescoço;

17 e deu nas mãos de Jacó, seu filho, o guisado saboroso e o pão que tinha preparado.

18 Então foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E disse: Eis-me aqui; quem és, meu filho?

19 Então Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te, peço-te, assenta-te, e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.

20 E disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste meu filho? E Jacó disse: Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro.

21 Então disse Isaque a Jacó: Chega-te, peço-te, para que te apalpe, meu filho, para que eu saiba se tu és meu filho Esaú mesmo ou não.

22 E chegou-se Jacó a Isaque, seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú.

23 E não o conheceu, porque as suas mãos eram pelos velos, como as mãos de Esaú, seu irmão; e abençoou-o.

24 Então disse: És tu meu filho Esaú? E ele disse: Eu sou.

25 Então disse: Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho, para que a minha alma te abençoe. E chegou-lho, e comeu; trouxe-lhe também vinho, e bebeu.

26 Disse mais Isaque, seu pai, a Jacó: Chega-te agora, e beija-me, meu filho.

27 E chegou-se, e beijou-o. Então cheirou Isaque o cheiro das suas vestes, e abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou.

28 Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto.

29 Sirvam-te povos, e nações se inclinem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem.

30 Mal acabou Isaque de abençoar a Jacó, e apenas Jacó saiu da presença de Isaque, seu pai, veio Esaú, seu irmão, da sua caça.

31 Também ele fez um guisado saboroso, e trouxe-o a seu pai; e disse a seu pai: Levante-se meu pai, e coma da caça de seu filho, para que a tua alma me abençoe.

32 Então disse-lhe Isaque, seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, teu primogênito, Esaú.

33 Sobressaltou-se, pois, Isaque com grande estremecimento, e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça, e ma trouxe? E comi de tudo antes que tu viesses, e abençoei-o; também ele será bendito.

34 Quando Esaú ouviu as palavras de seu pai, clamou com grande e mui amargo clamor, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai.

35 E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção.

36 Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó? Porque já duas vezes me suplantou: a minha primogenitura me tomou, e eis que agora tomou a minha bênção. E perguntou: Não reservaste para mim bênção?

37 Então respondeu Isaque a Esaú: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido; que, pois, te farei agora, meu filho?

38 E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai! E levantou Esaú a sua voz, e chorou.

39 Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra, e do orvalho dos céus, do alto;

40 e pela tua espada viverás, e servirás a teu irmão; mas acontecerá que, quando te fatigares, te soltarás do seu jugo do teu pescoço.

41 Então Esaú guardou contra Jacó rancor por causa da bênção com que seu pai o abençoara; e Esaú disse no seu coração: Agora se aproximam os dias de luto de meu pai; então matarei a Jacó, meu irmão.

42 E foram declarados a Rebeca as palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ela mandou chamar Jacó, seu filho menor, e disse-lhe: Eis que Esaú, teu irmão, se consola a teu respeito, propondo matar-te.

43 Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz; levanta-te, e foge para casa de Labão, meu irmão, em Harã;

44 e demora com ele alguns dias, até que o furor de teu irmão se abrande;

45 até que se desvie de ti a ira de teu irmão, e se esqueça do que lhe fizeste; então mandarei trazer-te de lá; por que seria eu desfilhada também de vós ambos num só dia?

46 Então disse Rebeca a Isaque: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher das filhas de Hete, tais como estas, das filhas desta terra, para que me servirá a vida?

O capítulo 27 do livro de Gênesis conta a história de Isaque e seus filhos, Esaú e Jacó. Neste capítulo, Isaque, já cego e sentindo que a morte se aproximava, decide abençoar seu filho primogênito, Esaú, antes de morrer. No entanto, Rebeca, mãe de Jacó e Esaú, ouve a conversa entre Isaque e Esaú e decide ajudar Jacó a receber a bênção que era destinada a Esaú.

Rebeca instrui Jacó a trazer-lhe dois cabritos para fazer um guisado saboroso, enquanto ela disfarça Jacó como Esaú, cobrindo suas mãos com as peles dos cabritos e vestindo-o com as roupas de Esaú. Jacó então entrega o guisado ao pai, que o abençoa pensando que é Esaú. Quando o verdadeiro Esaú retorna com a caça, ele descobre que Jacó já havia recebido a bênção do pai e fica enfurecido.

Essa história gera conflitos familiares e ressentimentos, além de ser uma lição sobre as consequências de buscar a própria vontade e agir com desonestidade. É um lembrete de que Deus vê e conhece todas as coisas, e que é melhor confiar nele e em seus planos do que tentar alcançar nossos objetivos por caminhos tortuosos.

Perguntas frequentes sobre Gênesis 27:

1. Por que Jacó enganou seu pai para receber a bênção?

Jacó enganou seu pai para receber a bênção porque sua mãe, Rebeca, ouviu a conversa entre Isaque e Esaú e percebeu que Isaque pretendia dar a bênção a Esaú. Rebeca tinha preferência por Jacó e decidiu ajudá-lo a receber a bênção que era destinada a Esaú.

2. Qual foi a consequência do engano de Jacó?

A consequência do engano de Jacó foi o agravamento dos conflitos familiares, com Esaú ficando furioso por ter sido enganado e perdido a bênção de seu pai. Isso resultou em amargura e desejo de vingança por parte de Esaú.

3. O que podemos aprender com a história de Gênesis 27?

A história de Gênesis 27 nos ensina sobre as consequências de buscar nossa própria vontade e agir com desonestidade. Jacó e Rebeca agiram com astúcia para alcançar seus objetivos, mas enfrentaram complicações e conflitos como resultado. Essa história nos lembra da importância de confiar em Deus e buscar seus caminhos, em vez de tentar manipular as situações para nosso próprio benefício.

4. Como podemos aplicar essas lições em nossas vidas hoje?

Podemos aplicar as lições da história de Gênesis 27 em nossas vidas hoje, buscando a vontade de Deus em todas as coisas e agindo com honestidade e integridade. Devemos confiar em Deus e em seus planos, sabendo que Ele é quem nos abençoa e nos guia em todas as circunstâncias. Além disso, devemos lembrar que nossas ações têm consequências, e é melhor buscar o caminho da retidão e da verdade, mesmo que pareça difícil ou demorado.

Conclusão

O capítulo 27 de Gênesis nos ensina sobre as consequências de agir com astúcia e desonestidade para alcançar nossos objetivos. Ele também nos lembra da importância de confiar em Deus e em seus planos, sabendo que Ele é quem nos abençoa e nos guia. A história de Jacob e Esaú serve como um lembrete de que nossas ações têm consequências e que é melhor buscar a retidão em todas as circunstâncias. Que possamos aprender com essas lições e buscar viver de acordo com os princípios de Deus em nossas vidas diárias.

Deixe um comentário