Êxodo 7 – ACF – Almeida Corrigida Fiel
1 Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.
2 Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, para que deixe ir os filhos de Israel da sua terra.
3 Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei os meus sinais e as minhas maravilhas na terra do Egito.
4 Faraó, pois, não vos ouvirá; e eu porei a minha mão sobre o Egito, e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos.
5 E os egípcios conhecerão que eu sou o SENHOR, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles.
6 E Moisés e Arão fizeram como o SENHOR lhes ordenara; assim fizeram.
7 Ora, Moisés era da idade de oitenta anos, e Arão da idade de oitenta e três anos quando falaram a Faraó.
8 E o SENHOR falou a Moisés e a Arão, dizendo:
9 Quando Faraó vos disser: Fazei algum prodígio; dirás a Arão: Toma a tua vara, e lança-a diante de Faraó, para que se torne em serpente.
10 Então Moisés e Arão foram a Faraó e fizeram como o SENHOR ordenara. E lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente.
11 E chamou também Faraó os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos.
12 Porque cada um lançou sua vara, e tornaram-se em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles.
13 Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.
14 E disse o SENHOR a Moisés: O coração de Faraó está endurecido, recusou deixar ir o povo.
15 Vai de manhã a Faraó; eis que ele sairá às águas; põe-te em frente dele junto ao rio, e toma na tua mão a vara que se tornou em serpente.
16 E dize-lhe: O SENHOR, o Deus dos hebreus, me enviou a ti, dizendo: Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto; porém eis que até agora não tens ouvido.
17 Assim diz o SENHOR: Nisto saberás que eu sou o SENHOR: eis que eu com esta vara, que tenho na minha mão, ferirei a água que está no rio, e tornar-se-á em sangue.
18 E os peixes que há no rio morrerão, e cheirará mal o rio, e os egípcios terão nojo de beber da água do rio.
19 Disse mais o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Toma a tua vara, e estende a tua mão sobre as águas do Egito, sobre as correntes, sobre os seus rios, sobre os seus tanques e sobre todos os seus reservatórios de água, para que se tornem em sangue; e haverá sangue por toda a terra do Egito, assim nos vasos de madeira como nos de pedra.
20 E Moisés e Arão fizeram assim como o SENHOR ordenara; e levantou-se a vara, e feriu as águas que estavam no rio, aos olhos de Faraó e aos olhos dos seus servos; e todas as águas que estavam no rio se tornaram em sangue.
21 E os peixes, que havia no rio, morreram; e o rio cheirou mal; e os egípcios não podiam beber da água do rio; e houve sangue por toda a terra do Egito.
22 E os magos do Egito fizeram o mesmo com os seus encantamentos; e o coração de Faraó endureceu-se, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.
23 E Faraó virou-se e foi para a sua casa, e não pôs nem ainda isto o seu coração.
24 E todos os egípcios cavaram ao redor do rio, para achar água para beber; pois não podiam beber da água do rio.
25 E cumpriram-se sete dias, depois que o SENHOR ferira o rio.
O capítulo 7 de Êxodo narra o início das pragas enviadas por Deus sobre o Egito, com o objetivo de persuadir Faraó a libertar o povo de Israel. Neste primeiro momento, Deus endurece o coração de Faraó e garante que ele não ouvirá as palavras de Moisés e Arão. O Senhor mostra seu poder ao transformar a vara de Arão em uma serpente e, posteriormente, realiza o milagre de transformar as águas do rio Nilo em sangue, causando sua morte e de todos os peixes.
Perguntas frequentes sobre Êxodo 7:
1. Por que Deus endureceu o coração de Faraó?
Deus endureceu o coração de Faraó como forma de demonstrar seu poder e glória sobre o faraó e o Egito. Deus tinha um propósito específico em mente, que era mostrar seu domínio sobre todo o universo e libertar seu povo da escravidão.
2. Por que Deus transformou a água do Nilo em sangue?
Deus transformou a água do Nilo em sangue como uma das pragas enviadas ao Egito para demonstrar seu poder e forçar Faraó a libertar o povo de Israel. Essa praga tinha como objetivo mostrar que o Deus dos hebreus era superior aos deuses do Egito e que eles não podiam impedir a libertação dos israelitas.
3. Os magos do Egito também conseguiram transformar água em sangue?
Sim, os magos do Egito também conseguiram replicar o milagre de transformar água em sangue. No entanto, isso não diminuiu o poder de Deus, pois a vara de Arão engoliu as varas dos magos. Isso serviu para mostrar que a fonte do verdadeiro poder estava com Deus e não com os magos egípcios.
4. Qual foi a reação de Faraó após presenciar esses milagres?
Faraó inicialmente endureceu seu coração e não deu importância aos milagres. Ele voltou para sua casa e não tomou nenhuma atitude para liberar o povo de Israel. Faraó subestimou o poder de Deus e continuou resistindo à libertação dos israelitas, mesmo diante dos sinais e maravilhas realizados.
Conclusão
O capítulo 7 de Êxodo marca o início das pragas enviadas por Deus sobre o Egito como forma de demonstrar seu poder e libertar seu povo da escravidão. Deus mostra sua supremacia sobre os deuses egípcios ao transformar a vara de Arão em serpente e a água do Nilo em sangue. Apesar disso, Faraó endurece seu coração e não cede à libertação dos israelitas. Essa narrativa nos ensina a importância de reconhecer e obedecer ao verdadeiro Deus, que está no controle de todas as coisas e realiza maravilhas em prol daqueles que o seguem fielmente.
Sou um renomado estudioso da Bíblia, cuja a vida dedicado ao aprofundamento e à disseminação dos ensinamentos sagrados. Com mais de 30 anos de experiência caminhando ao lado de Cristo, tenho um compromisso inabalável em compartilhar a palavra de Deus, utilizando minha vasta compreensão das Escrituras para iluminar corações e mentes das pessoas. Minha jornada não é apenas sobre o estudo acadêmico, mas sobre viver cada palavra no dia a dia, demonstrando como a fé pode ser uma força transformadora. Através da minha liderança compassiva e ensinamentos perspicazes, inspiro uma comunidade de fiéis a crescer espiritualmente, fortalecendo seu relacionamento com Deus em cada passo. Dedico todos estes conteúdos aos fiéis do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.