“Números 5” – ACF – Almeida Corrigida Fiel
1 O SENHOR falou a Moisés, dizendo:
2 Ordena aos filhos de Israel que lancem do arraial a todo leproso, e a todo o que padece de fluxo, e a todo o que está contaminado com emissão de sêmen;
3 homem ou mulher os lançareis; para fora do arraial os lançareis, para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito.
4 Fizeram os filhos de Israel assim, e os lançaram fora do arraial; como o SENHOR falara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel.
5 Disse mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
6 Fala aos filhos de Israel: Quando homem ou mulher cometer algum dos pecados humanos, infringindo transgressão contra o SENHOR, tal pessoa será culpada.
7 Confessarão o seu pecado, que cometeu; segundo a sua responsabilidade, restituirá o seu delito em sua totalidade, acrescentando-lhe a quinta parte e a dará àquele contra quem se fez culpado.
8 Porém, se aquele homem não tiver parente que possa fazer a restituição àquele em cuja mão foi achado o objeto da culpa, a restituição será dada ao SENHOR, a favor do sacerdote, além do carneiro da expiação do pecado, com o qual o sacerdote fará expiação por ele.
9 Todo o donativo consagrado dentre todas as coisas santas dos filhos de Israel, que trouxerem ao sacerdote, será deste.
10 Das pessoas ninguém santificará; tudo o que alguém der ao sacerdote será dele.
11 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
12 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Se a mulher de alguém se desviar e se portar infiel contra ele,
13 e outro homem se deitar com ela, feito isto ocultamente, de sorte que seu marido não saiba, e ela se tenha ocultado, e não se tenha descoberto, havendo ela ficado imunda, porém sem ter cometido transgressão contra seu marido, venha o marido a suspeitar, e ela se tenha sujado; ou, vindo o marido a suspeitar da sua mulher, sem que haja motivo algum para isso,
14 o marido a levará ao sacerdote, e este lhe aplicará todo este rito.
15 Oferecerá o sacerdote a sua oferta perante o SENHOR, e fará por ela expiação do seu tifo, e então a mulher voltará ao seu marido.
16 Mas, se a mulher estiver suja, cheia de culpa, então o marido dará à mulher a sua carta de divórcio, e pô-la-á em suas mãos, e a despedirá de casa.
17 O marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la por sua mulher, depois que foi contaminada, pois ela é abominável perante o Sinai.
18 Quando um homem tiver uma mulher a qual se desgarrar, cometendo contra ela esta infâmia,
19 indo e deitando-se com ela, sabendo que ela, ocultamente, se tinha sujado, e tendo ela ficado oculta, e não se tendo descoberto;
20 mas se o homem estando desconfiado de sua mulher, tiver motivo para o ser, havendo ela se limpado, e não havendo então nela culpa alguma, verterá a água da amargura que causa maldição.
21 Tomará, pois, o homem a mulher, e a porá perante o SENHOR, e o sacerdote lhe aplicará todo este rito.
22 O homem estará, porém, livre de culpa, mas essa mulher levará a sua culpa.
O capítulo 5 do livro de Números trata de questões referentes à purificação do acampamento de Israel e das leis relacionadas ao adultério e ciúme entre marido e mulher. Deus ordenou que os leprosos, aqueles que padeciam de fluxo ou qualquer tipo de contaminação, fossem lançados para fora do acampamento para evitar a contaminação do local onde Ele habitava.
Além disso, o capítulo também trata de como lidar com os pecados cometidos pelos filhos de Israel. Aqueles que pecassem precisavam confessar seu erro, restituir o delito em sua totalidade, acrescentando-lhe a quinta parte, e isso seria dado à pessoa contra quem eles pecaram. Caso não houvesse uma pessoa para fazer a restituição, o valor seria dado ao sacerdote.
Outro aspecto importante abordado neste capítulo são as leis relacionadas ao adultério. Se uma mulher se desviasse e se portasse infiel ao marido, e outro homem se deitasse com ela, ocultamente, ela seria levada ao sacerdote para que ele aplicasse o rito de expiação. Dependendo da situação, ela poderia voltar ao marido ou ser divorciada.
Perguntas Frequentes sobre Números 5:
1. Por que Deus ordenou que os leprosos e indivíduos contaminados fossem lançados para fora do acampamento?
Deus ordenou essa separação para evitar a contaminação do local onde Ele habitava, mostrando a importância de manter a pureza física e espiritual.
2. O que acontecia com aqueles que cometiam pecados? Como eles poderiam se redimir?
Os pecadores precisavam confessar seus erros, restituir o delito em sua totalidade e acrescentar a quinta parte, como forma de compensação para a pessoa prejudicada. Se não houvesse uma pessoa para receber a restituição, o valor seria dado ao sacerdote.
3. Como o adultério era tratado nas leis de Deus?
No caso de adultério, se a mulher se envolvesse com outro homem ocultamente, ela passaria pelo rito de expiação com o sacerdote. Dependendo da situação, ela poderia voltar ao marido ou ser divorciada.
4. O que significava a aplicação do rito de expiação?
O rito de expiação era um processo pelo qual o sacerdote mediava entre o pecador e Deus, buscando perdão e reconciliação através de ofertas e sacrifícios adequados.
Conclusão
O capítulo 5 de Números nos mostra a importância da pureza e da responsabilidade pelas ações cometidas. Deus desejava que Seu povo fosse santo e separado do pecado para poder habitar no meio deles. Além disso, Ele provia meios para que o arrependimento e a reconciliação fossem possíveis através da confissão e restituição dos pecados. É um lembrete para nós hoje de que também precisamos buscar a pureza e a reconciliação com Deus quando pecamos.
Sou um renomado estudioso da Bíblia, cuja a vida dedicado ao aprofundamento e à disseminação dos ensinamentos sagrados. Com mais de 30 anos de experiência caminhando ao lado de Cristo, tenho um compromisso inabalável em compartilhar a palavra de Deus, utilizando minha vasta compreensão das Escrituras para iluminar corações e mentes das pessoas. Minha jornada não é apenas sobre o estudo acadêmico, mas sobre viver cada palavra no dia a dia, demonstrando como a fé pode ser uma força transformadora. Através da minha liderança compassiva e ensinamentos perspicazes, inspiro uma comunidade de fiéis a crescer espiritualmente, fortalecendo seu relacionamento com Deus em cada passo. Dedico todos estes conteúdos aos fiéis do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.