Deuteronômio 12

Deuteronômio 12 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Estas são as leis e os decretos que vocês terão que obedecer na terra que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, está dando a vocês para deles tomarem posse, enquanto viverem na terra.

2 Destruam completamente todos os lugares onde as nações que vocês estão desalojando adoram os seus deuses, quer seja num monte, quer numa colina alta, quer debaixo de alguma árvore frondosa.

3 Despedacem os altares pagãos, queimem as colunas sagradas, destruam os ídolos e as imagens esculpidas, e apaguem todos os nomes dos deuses desses lugares.

4 Não procurem adorar o Senhor, o seu Deus, da mesma forma que essas nações adoram os deuses delas,

5 pois, ao contrário delas, vocês adorarão o Senhor, o seu Deus, no lugar que ele escolher de todas as tribos para ser habitação do seu Nome.

6 Levem para lá os vossos holocaustos e sacrifícios, o dízimo e outras ofertas, os votos, as ofertas voluntárias e as primícias das vossas manadas e rebanhos.

7 Ali, na presença do Senhor, o Deus de vocês, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão em tudo o que fizerem, porque o Senhor, o seu Deus, os abençoará.

8 Não vamos fazer tudo o que estamos fazendo e cada um tomar o que for melhor para si.

9 Pois vocês ainda não chegaram ao lugar de descanso e à herança que o Senhor, o seu Deus, está dando a vocês.

10 Mas vocês passarão o Jordão e morarão na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dará como herança, e ele os proporcionará descanso de todos os inimigos que estiverem ao redor e vocês morarão em segurança.

11 Então, num lugar que o Senhor, o seu Deus, escolher para ali fazer habitar o seu Nome, vocês levarão todas as coisas que eu lhes ordeno: os vossos holocaustos e outros sacrifícios, o dízimo e as contribuições especiais, promessas voluntárias, e as ofertas de vocês das primeiras crias das vossas manadas e rebanhos.

12 Será neste lugar que vocês e suas famílias comerão e se alegrarão em tudo o que fizerem, porque o Senhor, o seu Deus, os abençoará.

13 Tenham cuidado para não oferecerem os vossos holocaustos em qualquer lugar que vocês vejam;

14 mas ofereçam-nos somente no lugar que o Senhor escolher numa das vossas tribos. Ali vocês deverão fazer tudo o que eu lhes ordeno.

15 Entretanto, vocês podem matar e comer carne em qualquer cidade, de acordo com o desejo do vosso coração, como se estivésseis matando carne de animal limpo ou impuro. Mas estejam certos de não comerem o sangue, porque o sangue é a vida do animal.

16 Não comam o sangue; derramem-no sobre a terra como água.

17 Se vocês não podem comê-lo, derramem-no como água na presença do Senhor, o seu Deus, no lugar que ele escolher, tal como fizeram com os vossos holocaustos.

18 Mas comam-nos; vocês, os seus filhos e as suas filhas, e os servos e as servas, e o levita que vive em tua cidade, e se alegrará na presença do Senhor, o seu Deus, em tudo que empreenderem.

19 Tenham cuidado para não, ao mesmo tempo em que estiverem vivendo na presença de Deus, esquecerem-se dele e começar a adorar outros deuses que não conheceram durante todos esses anos.

20 Não vou fazer com esses povos o que costumo fazer com vocês em sua idolatria pagã, porque vocês fazem tudo de modo errado.

21 Não comam carne de qualquer animal que tenha morrido naturalmente; dê-na ao estrangeiro que estiver na sua cidade, para que ele a coma, ou use-a para vender a um estrangeiro. O povo santo do Senhor é povo exclusivo dele. Não cozinhem um cabrito no leite da própria mãe.

22 De ano em ano vocês devem reservar a décima parte da colheita de cereais e de frutas da árvore.

23 Comam-nas diante do Senhor, o seu Deus, no lugar que o Senhor escolher para ali fazer habitar o seu Nome; desse modo, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão em tudo o que fizeram, porque o Senhor, o seu Deus, os abençoará.

24 Se, por ser muito longe para carregar tudo, vocês forem vender a décima parte do cereal, do vinho ou do azeite, ou as primeiras crias das vossas manadas e dos vossos rebanhos, que compraram do Senhor e depois forem ao lugar que ele escolher,

25 ali, diante do Senhor, o seu Deus, comerão tudo o que quiserem; e o Senhor, o seu Deus, os abençoará em tudo o que fizerem.

O capítulo 12 do livro de Deuteronômio contém leis e decretos que o povo de Israel deveria obedecer ao entrar na terra prometida. Deus instrui o seu povo a destruir os lugares de adoração e ídolos das nações pagãs ao seu redor, garantindo que eles adorem somente a Ele no lugar que Ele escolher. É mencionado o desejo de comunhão e alegria que o povo terá ao adorar a Deus no lugar escolhido.

Perguntas Frequentes sobre Deuteronômio 12

1. O que significa “destruir completamente todos os lugares de adoração”?

R: Significa destruir fisicamente os altares e ídolos das nações pagãs, eliminando todos os vestígios de adoração a outros deuses.

2. Quais são as coisas que o povo deveria levar ao lugar escolhido por Deus?

R: O povo deveria levar seus holocaustos, sacrifícios, dízimos, contribuições especiais, promessas voluntárias e as primeiras crias das suas manadas e rebanhos.

3. Por que era proibido comer sangue?

R: O sangue é considerado sagrado, pois é a vida do animal. Deus instruiu o Seu povo a não comer sangue como forma de respeito à vida e ao sacrifício dos animais.

4. Por que o povo não deveria adorar outros deuses enquanto vivesse na presença de Deus?

R: Deus é zeloso e deseja a exclusividade da adoração do Seu povo. Ele não quer que o povo se desvie para adorar outros deuses, pois isso leva à idolatria e ao afastamento da comunhão com Ele.

Conclusão

Deuteronômio 12 enfatiza a importância da exclusividade na adoração a Deus e a necessidade de destruir as práticas e lugares de adoração pagãs ao entrar na terra prometida. O capítulo destaca a alegria e a bênção de adorar a Deus no lugar que Ele escolheu, além de estabelecer várias leis e diretrizes para o povo de Israel seguir. É um lembrete constante da importância da fidelidade a Deus e da centralidade da adoração a Ele em todas as áreas da vida.

Deixe um comentário