Deuteronômio 22 – ACF – Almeida Corrigida Fiel
1 Quando encontrares o boi ou ovelha de teu irmão perdidos, não te desviarás deles; sem falta os levarás outra vez a teu irmão.
2 Se teu irmão não te for próximo, ou se não o conheceres, então o recolherás em tua casa, para que esteja contigo, até que teu irmão o busque; e então lho restituirás.
3 E assim farás com a sua jumenta, e assim farás com a sua roupa, e assim farás com toda a cousa que teu irmão tiver perdido, e tu o achares; não te poderás desviar deles.
4 Se vires o jumento de teu irmão, ou o seu boi caídos no caminho, não te desviarás deles, sem falta o ajudarás a levantá-los.
5 A mulher não se vestirá com traje de homem, nem o homem se vestirá com roupa de mulher; porque qualquer que faz isto é abominação ao SENHOR teu Deus.
6 Se encontrares pelo caminho algum ninho de ave, em qualquer árvore ou no chão, com passarinhos, ou ovos, e estando a mãe estendida sobre os passarinhos, ou sobre os ovos, não tomarás a mãe com os filhos.
7 Deixarás ir a mãe, mas os filhos poderás tomar para ti, para que bem te suceda, e para que prolongues os teus dias.
8 Quando edificares uma casa nova, f arás um gradeamento em torno do eirado, para que não ponhas culpa de sangue em tua casa, se alguém de algum modo cair dela.
9 Não semearás a tua vinha com diferentes semente s, para que se não profane o fruto da semente que semeaste e o fruto da vinha.
10 Não lavrarás com boi e jumento juntos.
11 Não te vestirás de diversos estofos de lã e linho juntos.
12 Franjirás as quatro badaladas da tua manta com que cobrires.
13 Quando também um homem tomar mulher, e, tendo coabitado com ela, vier a aborrecê-la,
14 e lhe levantar contra falso testemunho, e com ela falar má fama, dizendo: Tomei esta mulher, e me cheguei a ela, porém não a achei virgem;
15 então o pai da moça e sua mãe tomarão os sinais da virgindade da moça, e levá-los-ão aos anciãos da cidade, à porta;
16 e dirá o pai da moça aos anciãos: Eu dei minha filha por mulher a este homem, porém ele a aborreceu;
17 e eis que lhe imputou falso testemunho, dizendo: Não achei virgem a tua filha; porém eis aqui os sinais da virgindade de minha filha. E estenderão a roupa diante dos anciãos da cidade.
18 Então os anciãos da mesma cidade tomarão aquele homem, e o castigarão;
19 e o multarão em cem siclos de prata, os quais darão ao pai da moça, porquanto divulgou má fama contra uma virgem de Israel; e lhe será por mulher, e não a poderá deixar por todos os seus dias.
20 Porem, se este testemunho for verdadeiro, e não se achou virgindade na moça,
21 então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti.
22 Quando for achado um homem deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher também. Assim tirarás o mal de Israel.
23 Quando uma moça virgem for dada por mulher a algum homem, e alguém a achar na cidade e se deitar com ela;
24 então trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis, até que morram; a moça, porquanto não gritou na cidade, e o homem, porquanto humilhou a mulher do seu próximo; assim tirarás o mal do meio de ti.
25 Mas, se o homem achar a moça, que foi desposada, no campo, e o homem pegar dela, e se deitar com ela, morrerá só o homem que se deitou com ela;
26 porém à moça não farás nada; não há nela crime digno de morte; pois, como o homem que se levanta contra o seu próximo, e lhe tira a vida, assim é este caso.
27 Pois ele a achou no campo; a moça desposada gritou, e não houve quem a livrasse.
28 Quando um homem achar uma moça virgem, que não for desposada, e pegar nela e se deitar com ela, e forem apanhados;
29 então o homem que se deitou com ela dará ao pai da moça cinqüenta siclos de prata; e, porquanto a humilhou, lhe será por mulher, e não a poderá deixar por todos os seus dias.
O capítulo 22 de Deuteronômio contém diversas leis e princípios dados por Deus ao povo de Israel. Essas leis tratam de temas como a restituição de bens perdidos, a proibição de vestir roupas do sexo oposto, o cuidado com a criação de animais e a importância de uma conduta sexual correta.
Além disso, o capítulo aborda a questão da integridade moral e a proteção do direito das mulheres. No caso de um homem acusar sua esposa de não ser virgem antes do casamento, o pai da moça poderia apresentar os sinais da virgindade antes dos anciãos da cidade para provar a inocência da filha. Se a acusação fosse falsa, o homem seria multado e deveria permanecer casado com a mulher pelo resto da vida.
Outra questão importante tratada neste capítulo é a punição para casos de adultério. Tanto o homem quanto a mulher que cometessem adultério seriam apedrejados até a morte, como forma de serem expurgados de Israel e impedir a propagação do mal.
Perguntas frequentes sobre Deuteronômio 22:
1. Quais são as principais leis abordadas no capítulo 22 de Deuteronômio?
No capítulo 22 de Deuteronômio, são abordadas leis sobre restituir bens perdidos, proibição de vestir roupas do sexo oposto, cuidado com animais, integridade moral e proteção do direito das mulheres.
2. O que acontecia com um homem que acusasse sua esposa de não ser virgem?
Caso a acusação fosse falsa, o homem seria multado e deveria permanecer casado com a mulher pelo resto da vida.
3. Qual era a punição para casos de adultério segundo o capítulo 22 de Deuteronômio?
Tanto o homem quanto a mulher que cometessem adultério seriam apedrejados até a morte.
4. Quais são os princípios morais ensinados neste capítulo?
O capítulo 22 enfatiza a importância da honestidade, da conduta sexual correta e do cuidado com a integridade das mulheres.
Conclusão
O capítulo 22 de Deuteronômio apresenta uma série de leis e princípios que visam orientar o povo de Israel em diferentes áreas da vida. Essas leis promovem a justiça, a honestidade, a proteção da integridade moral e o cuidado com os relacionamentos e a criação.
Através dessas leis, percebemos o amor e a sabedoria de Deus ao instruir Seu povo. Embora algumas leis possam parecer antiquadas ou específicas para a cultura daquela época, os princípios morais subjacentes continuam relevantes para nós hoje, nos guiando para uma vida de retidão e obediência a Deus.
Sou um renomado estudioso da Bíblia, cuja a vida dedicado ao aprofundamento e à disseminação dos ensinamentos sagrados. Com mais de 30 anos de experiência caminhando ao lado de Cristo, tenho um compromisso inabalável em compartilhar a palavra de Deus, utilizando minha vasta compreensão das Escrituras para iluminar corações e mentes das pessoas. Minha jornada não é apenas sobre o estudo acadêmico, mas sobre viver cada palavra no dia a dia, demonstrando como a fé pode ser uma força transformadora. Através da minha liderança compassiva e ensinamentos perspicazes, inspiro uma comunidade de fiéis a crescer espiritualmente, fortalecendo seu relacionamento com Deus em cada passo. Dedico todos estes conteúdos aos fiéis do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.