2 Reis 22

2 Reis 22 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Josias tinha oito anos quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém. Era filho de Amon, e seu reinado se deu no ano décimo oitavo de Josias, filho de Amom.

2 Fez o que era reto aos olhos do Senhor e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou nem para a direita nem para a esquerda.

3 Sucedeu, pois, no décimo oitavo ano do rei Josias, que o rei mandou o escriba Safã, filho de Azalias, filho de Mesulão, à casa do Senhor, dizendo:

4 Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que se recolha o dinheiro que se trouxe à casa do Senhor, o qual os guardas do umbral do templo ajuntaram do povo;

5 e o entreguem na mão dos que fazem a obra, que têm o cargo da casa do Senhor; e eles o deem aos que fazem a obra que há na casa do Senhor, para repararem as fendas da casa,

6 aos carpinteiros, aos edificadores e aos pedreiros; e comprem madeira e pedras lavradas para repararem a casa.

7 Todavia, não se lhes pedirá contas do dinheiro que se lhes entregar em suas mãos, pois procedem com fidelidade.

8 Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da Lei na Casa do Senhor. Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.

9 Veio Safã, e o livro foi entregue ao rei; e ele o leu.

10 O rei, posto em pé, fez aliança perante o Senhor, de andar após o Senhor e de guardar os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, de todo o coração e de toda a alma, cumprindo as palavras desta aliança, escritas naquele livro. E todo o povo esteve por esta aliança.

11 Então, o rei deu ordem ao sumo sacerdote Hilquias, aos sacerdotes da segunda ordem e aos guardas da porta, que tirassem do templo do Senhor todos os vasos que se tinham feito para Baal, para Aserá e para todo o exército dos céus; e os queimou fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom, e levou as cinzas deles para Betel.

12 Também derrubou os altares que estavam no eirado, no cenáculo de Acaz, que os reis de Judá tinham feito, e os altares que fizera Manassés nos dois átrios da casa do Senhor; e, tendo-os feito em pedaços, lançou-os fora da cidade.

13 O rei despediu todos os sacerdotes dos altos que havia nas cidades de Judá e profanou os altos, desde Geba até Berseba, e quebrou as colunas de Baal, diante dos próprios altares; e derrubou os altares, asgeseras e as imagens de escultura e fez em pedaços as serpentes de metal que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhes queimavam incenso e lhes chamavam nações.

14 E pôs em execução as palavras do livro da aliança, que se tinha achado na Casa do Senhor.

15 Não houve rei, antes dele, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a Lei de Moisés; nem depois dele se levantou outro igual.

16 Contudo, o Senhor não se tornou atrás do furor da sua grande ira, com que se acendera a sua ira contra Judá, por todas as provocacões, com que Manassés o tinha irritado.

17 Dizendo o Senhor: Também a Judá lançarei fora de minha presença, como lancei a Israel; rejeitarei a esta cidade, que escolhi, a Jerusalém, e a casa da qual disse: Estará ali o meu nome.

18 Quanto ao rei de Judá que vos mandou consultar o Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca das palavras que ouviste:

19 Porquanto o teu coração se enterneceu, e tu te humilhaste perante o Senhor, ouvindo o que falei contra este lugar e contra os seus moradores, que se tornariam em assolação e maldição, e rasgaste as tuas vestes e choraste perante mim, também te ouvi, diz o Senhor.

20 Pelo que eis que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz ao teu sepulcro, e os teus olhos não verão nenhum dos males que eu farei vir sobre este lugar. Então, levaram ao rei a resposta.

O capítulo 22 de 2 Reis narra o reinado do rei Josias, que começou quando ele tinha apenas oito anos de idade. Ao longo de seu reinado, Josias é elogiado por seguir o caminho de Deus e não se desviar dele. No décimo oitavo ano de seu reinado, Josias envia o escriba Safã à casa do Senhor para recolher o dinheiro destinado à reparação da casa de Deus. Durante esse processo, Hilquias, o sumo sacerdote, encontra o livro da Lei.

Após ler o livro da Lei, Josias faz uma aliança perante o Senhor e promete andar após Ele, guardar Seus mandamentos e cumprir as palavras da aliança. Josias ordena a remoção de todos os ídolos e altares pagãos de Judá, destruindo-os completamente. Ele também purifica os altos que haviam sido profanados e executa as palavras do livro da aliança.

2 Reis 22 destaca a reforma religiosa realizada por Josias, demonstrando sua dedicação e obediência a Deus. O capítulo mostra a importância de retornar à Palavra de Deus e de obedecer aos Seus mandamentos. As ações de Josias refletem a importância da devoção sincera e do zelo pela verdadeira adoração.

Perguntas frequentes sobre 2 Reis 22:

1. Qual foi a descoberta feita no templo durante o reinado de Josias?

Durante o reinado de Josias, o sumo sacerdote Hilquias encontrou o livro da Lei no templo do Senhor.

2. O que Josias fez após ler o livro da Lei?

Após ler o livro da Lei, Josias fez uma aliança diante do Senhor, prometendo obedecer aos Seus mandamentos e cumprir as palavras da aliança.

3. Quais ações Josias tomou em relação aos ídolos e altares pagãos?

Josias ordenou a remoção de todos os ídolos e altares pagãos de Judá, destruindo-os completamente.

4. Qual é a importância do capítulo 22 de 2 Reis?

O capítulo 22 destaca a reforma religiosa realizada por Josias, demonstrando a importância de retornar à Palavra de Deus e obedecer aos Seus mandamentos.

Conclusão

O capítulo 22 de 2 Reis relata a história do rei Josias e sua dedicação em seguir a Deus e purificar o reino de Judá. Josias é apresentado como um exemplo de devoção e obediência, encontrando o livro da Lei e promovendo uma reforma religiosa no país. A descoberta do livro da Lei e a aliança feita pelo rei demonstram a importância da Palavra de Deus em nossas vidas e a necessidade de obedecê-la com sinceridade. A história de Josias nos lembra da importância de retornar aos princípios e ensinamentos de Deus em nossas vidas.

Deixe um comentário