Salmos 59

Salmos 59 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Livra-me, meu Deus, dos meus inimigos, defende-me daqueles que se levantam contra mim.

2 Livra-me dos que praticam a iniquidade e salva-me dos homens sanguinários.

3 Pois eis que põem ciladas à minha alma; os fortes se ajuntam contra mim, não por transgressão minha ou pecado meu, ó Senhor.

4 Sem culpa minha, eles correm e se preparam; desperta para me ajudares e olha.

5 Tu, pois, ó Senhor, Deus dos Exércitos, Deus de Israel, desperta para visitares todos os gentios; não te compadeças de nenhum dos que praticam a iniquidade. (Selá.)

6 Voltam à tarde; dão ganidos como cães e rodeiam a cidade.

7 Eis que eles dão gritos com as suas bocas; espadas estão nos seus lábios, pois dizem: Quem escuta?

8 Mas tu, Senhor, te rirás deles; zombarás de todos os gentios.

9 Ó minha força, guardarei de ti, porque tu, ó Deus, és o meu alto refúgio.

10 O meu Deus de amor virá ao meu encontro; Deus me fará ver os meus desejos sobre os meus inimigos.

11 Não os mates, para que o meu povo não se esqueça; espalha-os pelo teu poder e abate-os, Senhor, nosso escudo.

12 Pelo pecado de sua boca e pelas palavras de seus lábios, fiquem presos em sua soberba, e pelas maldições e mentiras que falam.

13 Consome-os na tua ira, consome-os, para que não existam mais; e para que saibam que Deus reina em Jacó até aos fins da terra. (Selá.)

14 Voltam à tarde; dão ganidos como cães e rodeiam a cidade.

15 Vagueiam buscando o que comam, e, se não se fartarem, passam a noite toda em sua cidade.

16 Mas eu cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia, pois tu me foste alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia.

17 A ti, força minha, cantarei salmos; porque Deus é meu alto refúgio, o Deus da minha misericórdia.

O capítulo 59 do Livro dos Salmos traz um clamor de Davi a Deus por livramento dos seus inimigos. Davi clama para ser defendido dos que se levantam contra ele, dos praticantes da iniquidade e dos homens sanguinários. Ele descreve como esses inimigos estão constantemente planejando ciladas contra ele e se ajuntando para prejudicá-lo.

Davi reconhece que não há culpa nem transgressão da sua parte, mas ainda assim seus inimigos o perseguem incansavelmente. Ele implora a Deus para despertar e ajudá-lo, pedindo que Ele visite todos os gentios e não tenha compaixão pelos que praticam a iniquidade. Davi descreve a hostilidade dos seus inimigos, comparando-os a cães que dão ganidos, rodeiam a cidade e proferem palavras ameaçadoras com espadas nos lábios.

No entanto, Davi confia na proteção de Deus, seu alto refúgio e força. Ele crê que Deus virá ao seu encontro e fará com que ele veja seus desejos sobre os seus inimigos. Davi não deseja a morte dos seus inimigos, mas pede a Deus que os espalhe e os abata para que eles entendam que Deus reina em toda a terra. Mesmo em meio à perseguição, Davi encontra motivo para louvar a Deus e cantar sobre Sua força e misericórdia.

Perguntas frequentes:

1. Quem é o salmista do Salmo 59?

O salmista do salmo 59 é o rei Davi, que escreveu este salmo quando Saul enviou homens para vigiar sua casa, com o objetivo de matá-lo.

2. Qual é a mensagem principal do Salmo 59?

A mensagem principal do Salmo 59 é o clamor de Davi por proteção contra os seus inimigos. Davi reconhece que somente Deus pode livrá-lo e confia na Sua soberania sobre todas as nações.

3. Como podemos aplicar o Salmo 59 em nossa vida?

Podemos aplicar o Salmo 59 em nossa vida ao confiarmos em Deus como nosso alto refúgio e buscarmos Sua proteção nas adversidades. Assim como Davi, podemos encontrar força e consolo em Deus, mesmo quando somos perseguidos ou enfrentamos situações difíceis.

Conclusão

O Salmo 59 nos ensina sobre a importância de buscar a Deus em meio às hostilidades e perseguições. Davi mostra a confiança que deposita em Deus como seu protetor e refúgio, acreditando que Ele é capaz de livrá-lo dos seus inimigos. Podemos aprender com esse salmo a não perder a esperança, mesmo diante dos desafios, pois Deus é Aquele que luta por nós e nos fortalece.

Deixe um comentário