Jeremias 5

Jeremias 5 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Percorrei as ruas de Jerusalém, vede agora, informai-vos, buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém, se há algum que pratique a justiça, que busque a verdade; e eu lhe perdoarei.

2 Mas ainda que digam: Vive o Senhor; juram falsamente.

3 Ó Senhor, não estão atentos os teus olhos sobre a verdade? Feriste-os, e não lhes doeu; consumiste-os, e não quiseram receber a correção; endureceram os seus rostos mais do que a rocha; não quiseram voltar.

4 Então eu disse: Na verdade, eles são pobres, eles são loucos, porque não conhecem o caminho do Senhor nem o juízo do seu Deus.

5 Irei ter com os grandes, e falarei com eles; porque estes têm conhecido o caminho do Senhor, o juízo do seu Deus; mas estes ao mesmo tempo quebraram o jugo e arrebentaram as ataduras.

6 Portanto um leão do bosque os ferirá, um lobo dos desertos os assolará; um leopardo vigiará contra as suas cidades, qualquer que delas sair será despedaçado; porque as suas transgressões se multiplicaram, e se aumentaram as suas apostasias.

7 Por que te perdoaria eu? Teus filhos me deixaram, e juraram pelos que não são deuses; quando os fartei a eles, então adulteraram, e em casa de meretrizes se ajuntaram em bandos.

8 Foram como cavalos bem alimentados, luxuriosos, cada um relinchando após a mulher do seu próximo.

9 Porventura não castigaria eu por causa destas coisas? disse o Senhor; ou não se vingaria a minha alma de uma nação tais coisas?

10 Subi aos seus muros e destruí-os, mas não façais destruição final; tirai os seus renovos, porque não são do Senhor.

11 Porque aleivosamente procedeu a casa de Israel e a casa de Judá contra mim, diz o Senhor.

12 Negaram ao Senhor, e disseram: Não é ele, e não virá mal sobre nós, nem veremos espada nem fome;

13 E os profetas serão como vento, e a palavra não está neles; assim se lhes fará.

14 Portanto assim diz o Senhor Deus dos Exércitos: Porquanto disseste tais palavras, eis que converterei as minhas palavras na tua boca em fogo, e a este povo em lenha, e os consumirá.

15 Eis-me aqui, contra ti estou, nação que te queres apegar à vida? diz o Senhor; e porei o meu laço na tua narina, e o meu freio entre os teus lábios, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste.

16 E, quanto a isto, como te acariciaria? Filhos teus me abandonaram, e juraram pelos que não são deuses; eu os saciei, e eles adulteraram, e em casa de meretrizes se ajuntaram em bandos.

17 Filhos desprezíveis são eles, e em seu rosto não houve honra de seu pai.

18 Por isso virei, e tomar-vos-ei juntamente, a vós e aos vossos pais, diz o Senhor; vós sereis queimados com fogo, e não haverá quem apague.

19 Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele.

20 Também porei sobre vós atalaias que vos dirão: Ouvi o som da trombeta; mas dirão: Não o ouviremos.

21 Portanto ouvi, ó nações, e sabe, ó congregação, o que há entre eles.

22 Ouvi isto, ó terra; eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras, e rejeitam a minha lei.

23 Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana aromática de terras remotas? vossos holocaustos não me agradam, nem me são suaves os vossos sacrifícios.

24 Pelo que assim diz o Senhor: Eis que eu porei tropeços diante deste povo, pelo que tropeçarão neles pais e filhos juntamente; o vizinho e o seu companheiro perecerão.

25 Assim diz o Senhor: Eis que vêm um povo da terra do norte, e uma grande nação se levantará das extremidades da terra.

26 Arco e lança trarão; são cruéis, e não terão piedade; a sua voz bramará como o mar, e sobre cavalos virão montados, dispostos como homens de guerra, contra ti, ó filha de Sião.

27 A ti se dirigem as suas palavras, ó casa de Israel, porque comigo contendes; eu te argui das tuas iniqüidades, e te puni em pleno vigor.

28 Gente inimiga consumirá a carne deles e o sangue deles lhes será bebida, como azeite novo; porque ai daqueles que habitam na terra do norte, e daqueles que farão deles um objeto de desprezo.

29 Quando tal coisa te suceder, que farás tu? Ainda que te vistas de escarlate, que te enfeites com enfeites de ouro, que te pintes em volta dos olhos com cosmético, debalde te farias formosa; os amantes te desprezam, procuram a tua vida.

30 Porque eu ouvi uma voz como de mulher que está de parto, a angústia como de mulher que está de parto do seu primeiro filho, a voz da filha de Sião, que está ofegante, e estende as suas mãos, dizendo: Ah, agora angustiada estou eu, porque os meus assassinos se esforçam.

Jeremias 5 é um capítulo do livro do profeta Jeremias, que traz severas repreensões do Senhor contra o povo de Israel por seu afastamento e rebeldia. Neste capítulo, o Senhor mostra Sua indignação diante da falta de retidão e justiça encontrada na cidade de Jerusalém. Jeremias é instruído a percorrer as ruas da cidade em busca de alguém que pratique a justiça, mas infelizmente não encontra ninguém.

O povo de Israel, mesmo quando fazia juramentos invocando o nome do Senhor, estava agindo de forma hipócrita e mentirosa. Deus questiona o porquê de não trazerem a verdade diante d’Ele e do endurecimento de seus corações, que se tornaram mais duros do que a rocha.

O Senhor reconhece a existência de pessoas que conhecem o Seu caminho e o juízo, mas lamentavelmente elas também quebraram o jugo e arrebentaram as ataduras, ou seja, elas se rebelaram contra as leis e mandamentos do Senhor. Assim, o profeta Jeremias anuncia o juízo de Deus sobre o povo, descrevendo que um leão, um lobo e um leopardo viriam trazer destruição e desolação.

Perguntas frequentes sobre Jeremias 5:

1) Qual é a mensagem principal do capítulo 5 de Jeremias?

A mensagem principal do capítulo 5 de Jeremias é a repreensão do Senhor ao povo de Israel por sua falta de justiça e afastamento de Deus. Mesmo quando faziam juramentos invocando o nome do Senhor, estavam agindo de forma hipócrita e rebelde.

2) O que Deus esperava encontrar em Jerusalém?

Deus esperava encontrar alguém que praticasse a justiça e buscasse a verdade. Ele estava disposto a perdoar e restaurar, mas infelizmente não encontrou ninguém que se encaixasse nessas características.

3) Quais são os símbolos de destruição mencionados neste capítulo?

Neste capítulo, os símbolos de destruição mencionados são um leão, um lobo e um leopardo. Eles representam o juízo de Deus que viria sobre o povo de Israel.

Conclusão

O capítulo 5 de Jeremias traz uma mensagem de repreensão e advertência do Senhor ao povo de Israel. Deus mostra Sua indignação diante da falta de retidão e justiça encontrada na cidade de Jerusalém. Apesar de Sua busca por alguém que pratique a justiça, não é encontrado nenhum justo no meio do povo. O capítulo destaca a hipocrisia e o endurecimento dos corações do povo, que mesmo invocando o nome do Senhor em juramentos, agiam de forma falsa. O Senhor anuncia o juízo que viria sobre o povo, representado pela figura de um leão, um lobo e um leopardo. É uma severa advertência para que o povo se arrependa de seus pecados e volte ao caminho do Senhor.

Deixe um comentário