Jeremias 22

Jeremias 22 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Assim diz o SENHOR: Desce à casa do rei de Judá, e falla ali esta palavra,

2 E dize: Ouvi a palavra do SENHOR, o rei de Judá, que estás assentado no throno de David, tu, e os teus servos, e o teu povo que entra por estas portas.

3 Assim diz o SENHOR: Executai juízo e justiça, e livrai o espojado da mão do opressor; e não enganeis nem façais violência ao forasteiro, nem ao orphan, nem à viúva; nem derrameis sangue innocente neste lugar.

4 Porque se o fizerdes deveras, entrará pelas portas desta casa, reis assentados sobre o throno de David, montados em carros e em cavallos, elles, e os seus servos, e o seu povo.

5 Mas se não ouvirdes estas palavras, por mim mesmo juro, diz o SENHOR, que esta casa se tornará em desolação.

6 Porque assim diz o SENHOR acerca da casa do rei de Judá: Tu és-me Galaad, e cabeça do Libano; mas, certamente, far-te-hei como um deserto, e como cidades não habitadas.

7 E prepararei contra ti destruidores, cada um com as suas armas; e cortarão os teus cedros mais estimados, e lançá-los-hão no fogo.

8 E muitas nações passarão por esta cidade, e dirão, cada um ao seu proximo: Por que procedeu assim o SENHOR com esta grande cidade?

9 Então lhes dirão: Porque deixaram a alliança do SENHOR seu Deus, e adoraram outros deuses, e os serviram.

10 Não choreis pelo morto, nem o lamenteis; antes chorai amargamente pelo que se vae; porque não tornará mais, nem verá a terra da sua natividade.

11 Porque assim diz o SENHOR acerca de Selum, filho de Josias, rei de Judá, que reinou em logar de Josias, seu pae, e que saiu d’este logar: Não tornará mais ali.

12 Mas morrerá na terra para onde foram levados cativos, e não tornará a ver esta terra.

13 Ay do que edifica a sua casa com injustiça, e os seus aposentos sem direito! Que se serve do trabalho do seu proximo sem dar-lhe o salário, e não lhe dá o seu salário;

14 Que diz: Edificarei para mim uma casa espaçosa, e largos aposentos, e cortarei-lhe janellas; e ella será envasada de cedro, e pintada de vermelhão.

15 Reinas tu, porque procuras possuir mais cedro? O teu pae não comeu, e não bebeu, e fez juízo e justiça; então tudo lhe correu bem.

16 Elle julgou a causa do pobre e do necessitado; então tudo lhe corria bem: Porventura não conheceis isto, diz o SENHOR?

17 Mas os teus olhos e o teu coração não se não para a tua cobiça, e para derramar sangue innocente, e para opprimir e para fazer violência.

18 Portanto assim diz o SENHOR acerca de Joacim, filho de Josias, rei de Judá: Não o lamentarão, dizendo: Ah! meu irmão! ou: Ah! minha irmã! nem o lamentarão, dizendo: Ah! senhor! ou: Ah! sua gloria!

19 Enterra-lo-hão como a burro, arrasta-lo-hão e lançarão para fora das portas de Jerusalém.

20 Sobe ao Líbano, e clama, e levanta a tua voz em Basã, e clama desde o Abarim: porque foram destruidos todos os que te amavam.

21 Fallaram-te a ti, dizendo: Não tivehesos dons? Não te pagavaes pelos teus serviços? Toda a mão do oppressor se quebrou sobre ti.

22 Sobre ti subirá uma voz de gemido; faces-te-hei despojo de um só lanceiro, se são muitos em aggrupamento contra ti.

23 Tu, que vias no campo uma larga familia, foste diminuido pelos teus pecados, a tal ponto que os portões da terra te foram estreitos, e entranhaste-te com elles.

24 E far-te-ei por minha vida, diz o SENHOR que, ainda que si-fir ou si-tra yourif vevesseal, com certeza te entregaria nas suas mãos, e elles te derrubariam aos demais, e eles te derribarão aos demais.

25 E darei-te nas mãos d’aquelles que procuram a tua morte, e nas mãos dos que tu mais temes; e nelle te dar com o vento oriental.

26 E lançar-te-hei, como tambem tua mãe, onde não nascêste; e ali morrerás.

27 Mas á terra, a qual elle deseja voltar, não tornará.

O capítulo 22 do livro de Jeremias traz uma palavra de Deus dirigida ao rei de Judá e a todo o seu povo. Deus instrui o rei a executar juízo e justiça, a livrar os oprimidos e a não praticar violência contra os mais frágeis, como os estrangeiros, órfãos e viúvas. Caso o rei e o povo se desviem desses princípios, a casa do rei se tornará uma desolação.

Deus compara o rei de Judá a Galaad e ao Líbano, regiões conhecidas por sua beleza e prosperidade, mas adverte que, se o rei persistir em sua injustiça, ele se tornará como um deserto e suas cidades não serão habitadas. Deus trará destruidores contra Judá, que cortarão os cedros mais preciosos e lançarão fogo sobre eles.

Muitas nações passarão por Jerusalém e se perguntarão o motivo pelo qual o Senhor tratou a cidade de forma tão severa. A resposta será dada pelos próprios habitantes: abandonaram a aliança do Senhor e adoraram outros deuses. A mensagem enfatiza a importância da fidelidade a Deus e a consequência de se afastar de seus ensinamentos.

Perguntas frequentes sobre Jeremias 22:

1. Quem é o destinatário da palavra de Deus no capítulo 22 de Jeremias?

O destinatário é o rei de Judá e todo o seu povo que entra pelas portas da casa do rei.

2. Quais são as consequências caso o rei e o povo de Judá não ouçam a palavra de Deus?

A casa do rei se tornará uma desolação, reis sentados no trono de Davi serão derrotados e a cidade se tornará alvo de destruidores.

3. O que acontecerá se Judá abandonar a aliança do Senhor?

Jerusalém se tornará motivo de questionamento para outras nações, que se perguntarão por que o Senhor tratou a cidade com tamanha severidade. A resposta será que Judá abandonou a aliança do Senhor e adorou outros deuses.

Conclusão

O capítulo 22 de Jeremias traz uma mensagem de repreensão e advertência, direcionada ao rei de Judá e ao povo. Deus exige a prática de justiça, compaixão pelos oprimidos e a fidelidade à sua aliança. Caso contrário, a casa do rei se tornará uma desolação e Jerusalém será alvo da ira divina. A leitura deste capítulo nos alerta sobre a importância de vivermos segundo os preceitos de Deus e de nos mantermos fiéis à sua palavra, evitando assim as consequências do afastamento e desobediência. Que possamos aprender com a mensagem de Jeremias e buscar uma vida de retidão e obediência aos princípios de Deus.

Deixe um comentário