Jeremias 30

Jeremias 30 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Palavra que veio da parte do SENHOR a Jeremias, dizendo:

2 Assim fala o SENHOR, Deus de Israel, dizendo: Escreve num livro todas as palavras que te tenho falado.

3 Pois eis que vêm os dias, diz o SENHOR, em que farei voltar do cativeiro o meu povo Israel e Judá, diz o SENHOR; e os farei voltar à terra que dei a seus pais, e a possuirão.

4 E estas são as palavras que disse o SENHOR a Israel e a Judá.

5 Assim diz o SENHOR: Ouvimos uma voz de tremor, de medo, e não de paz.

6 Perguntai, pois, e vede se um homem pode dar à luz. Por que, pois, vejo a cada homem com as mãos sobre os lombos como a que está de parto? E por que palideceram todos os rostos?

7 Ah! porque aquele dia é tão grande, que nenhum outro é semelhante a ele; é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela.

8 Porque há de ser naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, que eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço, e quebrarei os teus grilhões; e nunca mais se servirão dele estranhos.

9 Mas servirão ao SENHOR, seu Deus, como também ao seu rei, que eu lhes levantarei.

10 Portanto, tu, meu servo Jacó, não temas, diz o SENHOR, nem te espantes, ó Israel; porque eis que te livrarei de terras de longe, e a tua descendência da terra do seu cativeiro; e Jacó voltará, e descansará, e ficará em sossego, e não haverá quem o atemorize.

11 Porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te salvar; porquanto darei fim a todas as nações entre as quais te espalhei; mas a ti não darei fim, mas castigar-te-ei com medida, e de todo não te terei por inocente.

12 Porque assim diz o SENHOR: Incorrigível é a tua quebra, e grande é a tua ferida.

13 Não há quem defenda a tua causa, com feridas não há cura para ti.

14 Todos os teus amantes se esqueceram de ti; não te buscam; porque, ferindo-te eu com ferida de inimigo, com castigo de quem é cruel, por causa da multidão da tua maldade e da grandeza dos teus pecados,

15 Por que gritas por causa da tua quebra? Incorrigível é a tua quebra, e por causa da multidão da tua maldade e da grandeza dos teus pecados eu te fiz estas coisas.

16 Portanto, todos os que te devoram serão devorados; e todos os teus adversários, todos eles irão para o cativeiro; e os que te saqueiam serão saqueados, e a todos os que te despojam entregarei ao despojo.

17 Porque eu trarei a cura a ti, e de tuas feridas te sararei, diz o SENHOR; porquanto te chamaram a ti: Esta é Sião, a quem ninguém procura.

O capítulo 30 do livro de Jeremias traz uma mensagem de esperança e restauração para o povo de Israel. Deus promete que trará o povo de volta do cativeiro e os fará herdar a terra que lhes foi prometida. O Senhor enfatiza que esses dias estão chegando e pede para que Jeremias escreva todas as palavras que lhe foram faladas.

O versículo 5 chama atenção para uma voz de tremor e medo, ao invés de paz. O povo está sofrendo e passando por um tempo de angústia. Porém, o verso 7 traz a promessa de que, mesmo em meio a esse tempo de aflição, Jacó será salvo. Deus quebrará o jugo de opressão e libertará o Seu povo.

Os versículos 10 e 11 são proféticos, indicando que Deus livrará o povo de Israel das terras de longe e do cativeiro. Ele estará com eles para salvá-los e acabará com todas as nações que os oprimem. Contudo, haverá um castigo para o povo, pois eles não serão considerados inocentes diante do Senhor.

Perguntas frequentes sobre Jeremias 30:

1. Qual é a mensagem principal do capítulo 30 de Jeremias?

A mensagem principal do capítulo 30 é a promessa de restauração e libertação para o povo de Israel. Deus garantirá o retorno do Seu povo e a posse da terra prometida.

2. Por que o povo está passando por um tempo de angústia?

O povo está passando por um tempo de angústia devido à sua maldade e pecados. Deus traz disciplina e castigo como consequência de suas ações.

3. O que Deus promete fazer com seus adversários?

Deus promete trazer a destruição e o cativeiro para os adversários do Seu povo. Aqueles que causam sofrimento serão castigados.

Conclusão

O capítulo 30 de Jeremias nos mostra um Deus compassivo e misericordioso, mesmo quando disciplina o Seu povo. Ele promete trazer esperança e restauração, mesmo em meio a um tempo de angústia. A mensagem central é a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e sua disposição em trazer cura e paz ao seu povo. Que possamos confiar no Senhor e buscar a restauração que Ele oferece.

Deixe um comentário