Ezequiel 5

Ezequiel 5 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E tu, ó filho do homem, toma uma espada afiada; usa-a como navalha de barbeiro, fazendo-a passar sobre a tua cabeça e sobre a tua barba; e toma uma balança de peso, e reparte os cabelos.

2 Uma terça parte queimarás no fogo, no meio da cidade, quando se cumprirem os dias do cerco; outra terça parte cortarás com a espada ao redor da cidade; e a outra terça parte espalharás ao vento, porque desembainhei a espada atrás deles.

3 E tomarás dali algumas poucas em número, e as atarás aos teus vestidos.

4 E destas tornarás ainda a tomar, e lançá-las-ás no meio do fogo, e as queimarás; dali sairá o fogo a toda a casa de Israel.

5 Assim diz o Senhor DEUS: Esta é Jerusalém; pus a no meio das nações e das terras ao redor dela.

6 E ela prevaricou com os seus juízos, mais do que as nações, e com os seus estatutos, mais do que as terras que estão ao redor dela; porque rejeitaram os meus juízos, e não andaram nos meus estatutos.

7 Portanto assim diz o Senhor DEUS: Porquanto sois mais turbulentos do que as nações que estão ao redor de vós, e não tendes andado nos meus estatutos, nem observado os meus juízos, nem tampouco feito conforme as ordenanças das nações que estão ao redor de vós;

8 Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, estou contra ti, e executarei juízos no meio de ti, aos olhos das nações.

9 E farei em ti o que nunca fiz, e o que jamais farei outro igual, por todas as tuas abominações.

10 Portanto os pais comerão a seus filhos no meio de ti, e os filhos comerão a seus pais; e executarei em ti juízos, e todos os restantes de ti espalharei a todos os ventos.

11 Portanto, como eu vivo, diz o Senhor DEUS, certamente, porquanto profanaste o meu santuário com todas as tuas coisas detestáveis e com todas as tuas abominações, também eu te diminuirei, e o meu olho não poupará, nem também terei piedade.

12 Uma terça parte morrerá de peste, e de fome serão consumidos no meio de ti; e outra terça parte cairá pela espada ao redor de ti; e a outra terça parte espalharei a todos os ventos, e desembainharei a espada atrás deles.

13 Assim se cumprirá a minha ira, e satisfarei o meu furor contra eles, e me consolarei; e saberão que eu, o SENHOR, tenho falado no meu zelo, quando cumprir o meu furor contra eles.

14 E te farei uma desolação e um opróbrio entre as nações que estão ao redor de ti, aos olhos de todos os que passarem.

15 E acontecerá que sereis um opróbrio e uma afronta, um exemplo e um espanto para as nações que estão ao redor de ti, quando eu executar em ti juízos, com ira, e com furor, e com indignação; eu, o SENHOR, o disse.

16 Quando eu enviar sobre eles as más setas da fome, que serão para sua destruição, as quais eu mandarei para os destruir, então aumentarei a fome sobre vós, e quebrarei o vosso sustento de pão.

17 Enviarei, pois, sobre vós a fome, e as más bestas, que te destruirão; e a peste e o sangue passarão por ti; e trarei a espada sobre ti. Eu, o SENHOR, o disse.

O capítulo 5 do livro de Ezequiel traz uma mensagem profética do julgamento de Deus sobre Jerusalém. Na visão do profeta, ele é instruído a usar uma espada como navalha de barbeiro para cortar os cabelos e a barba. Esses cabelos são divididos em três partes: uma é queimada no fogo, outra é cortada com a espada e a terceira é espalhada ao vento.

Essa ação simbólica representa o julgamento de Deus sobre Jerusalém. A cidade será cercada e atacada, resultando em morte, fome e dispersão. Deus declara que Jerusalém se tornou mais depravada que as nações ao seu redor, rejeitando os estatutos e juízos divinos.

Como consequência, Deus promete executar juízos no meio de Jerusalém, trazendo calamidades e destruição. Os pais comerão seus filhos e os filhos comerão seus pais. A cidade será diminuída e o Santuário de Deus será profanado por suas abominações. Um terço do povo morrerá de peste, um terço cairá pela espada e outro terço será disperso. A ira de Deus será cumprida e seu furor será satisfeito.

Perguntas Frequentes sobre Ezequiel 5

1. Qual é a mensagem principal do capítulo 5 de Ezequiel?

A mensagem principal do capítulo 5 de Ezequiel é o julgamento iminente de Deus sobre Jerusalém e sua punição pelos pecados cometidos.

2. Por que Deus decide punir Jerusalém de forma tão severa?

Deus decide punir Jerusalém de forma severa porque a cidade se tornou mais depravada que as nações ao seu redor, rejeitando os estatutos e juízos divinos.

3. Quais são os métodos de punição mencionados no capítulo 5?

No capítulo 5, são mencionados métodos de punição como morte, fome, espada, dispersão, profanação do Santuário e comer os próprios familiares.

Conclusão

O capítulo 5 de Ezequiel traz uma mensagem de advertência e juízo divino sobre Jerusalém. Deus está prestes a executar seu julgamento pelos pecados da cidade e pelas transgressões cometidas contra Ele. Essa mensagem serve como um lembrete da importância de obedecer e seguir os estatutos e os juízos de Deus, pois há consequências quando escolhemos viver em desobediência. É um chamado à reflexão e arrependimento, buscando a misericórdia e o perdão de Deus antes que seja tarde demais.

Deixe um comentário