Oséias 5

Oséias 5 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Ouvi isto, ó sacerdotes; e escuta, ó casa de Israel, e dai ouvidos, ó casa do rei, porque a vós pertence o juízo, pois sois um laço e uma rede espalhada sobre o Tabor.

2 E os revoltosos se aprofundam na matança, mas eu sou o castigo de todos eles.

3 Eu conheço a Efraim, e Israel não está escondido de mim; porque agora, ó Efraim, te tens prostituido; Israel está contaminado.

4 As suas obras não lhes permitem voltar para o seu Deus, porque o espírito de prostituição está no meio deles, e não conhecem ao Senhor.

5 E a soberba de Israel testificará no seu rosto; por isso Israel e Efraim tropeçarão na sua iniqüidade; também Judá tropeçará com eles.

6 Com as suas ovelhas e com os seus bois irão buscar ao Senhor, mas não o acharão: retirou-se deles.

7 Procederam aleivosamente contra o Senhor, porque geraram filhos estranhos; agora, pois, uma só lua os consumirá com as suas fazendas.

8 Tocai a buzina em Gibeá, e a trombeta em Ramá; dai gritos de alarme em Bete-Áven; após de ti, ó Benjamim.

9 Efraim é isto mesmo, é entregue aos ídolos; deixa-o.

10 Tornaram-se profundamente corruptos, como nos dias de Gibeá; ele se lembrará da iniqüidade deles, castigará os seus pecados.

11 Efraim é como uma pomba insensata, sem entendimento; chamam ao Egito, vão para a Assíria.

12 Quando forem, estenderei sobre eles a minha rede, e os farei cair como aves do céu; eu os castigarei conforme o seu anúncio às suas congregações.

13 Ai deles! Porque fugiram de mim; destruição sobre eles! Porque transgrediram contra mim; embora eu os remisse, eles falam mentiras contra mim.

14 E não clamaram a mim com o seu coração, quando uivaram sobre as suas camas; para o trigo e o mosto se ajuntaram, mas contra mim se rebelaram.

15 Assim castigarei a Efraim; os povos serão ajuntados, quando forem atados no seu caminho, contra o qual pelei e castiguei até ao seu braço.

16 Eles voltarão, mas não para o Altíssimo; serão como um arco enganoso; cairão à espada os seus príncipes, pela ira da sua língua; isto será o seu opróbrio na terra do Egito.

Perguntas frequentes sobre Oséias 5 – ACF

1. Qual é o tema principal de Oséias 5?

O tema principal de Oséias 5 é o julgamento de Deus sobre Israel e Efraim por causa de sua infidelidade e idolatria. O capítulo destaca o fato de que as ações do povo não os permitem voltar para Deus, pois o espírito de prostituição está no meio deles.

2. Por que Israel será castigado?

Israel será castigado por sua soberba e iniqüidade. Eles se voltaram para a prostituição espiritual e se afastaram do Senhor, gerando filhos estranhos. O capítulo também menciona que Israel e Efraim tropeçarão em sua iniqüidade, indicando que o castigo será inevitável.

3. Qual será o castigo sobre Israel?

O castigo sobre Israel será a destruição trazida por invasores estrangeiros. Os povos serão ajuntados contra eles e serão feitos prisioneiros ou mortos. Também há menção de que seus príncipes cairão à espada devido à ira de sua língua.

Conclusão

O capítulo 5 de Oséias, na tradução ACF – Almeida Corrigida Fiel, traz uma mensagem de juízo e castigo de Deus sobre o povo de Israel e Efraim. Mostra-nos a gravidade da infidelidade e da idolatria, e como esses pecados afastam o povo de Deus e trazem consequências destrutivas.

É um lembrete de que devemos permanecer fieis a Deus e buscar Seu perdão e misericórdia. A mensagem de Oséias 5 nos desafia a examinar nossos corações e nos arrepender de qualquer idolatria ou infidelidade em nossas vidas. Devemos nos voltar para Deus, buscando Sua orientação e seguindo Seus caminhos.

Não podemos ignorar as advertências de Deus. Se persistirmos em rebelião e pecado, enfrentaremos as consequências de nossas ações. Porém, há esperança e oportunidade para arrependimento. Deus está pronto para nos perdoar e nos acolher de volta em Seus braços.

Que possamos aprender com as lições de Oséias 5 e buscar uma vida de fidelidade a Deus, amando-O acima de tudo e evitando qualquer forma de idolatria. Que possamos reconhecer nossa necessidade de Sua graça e misericórdia, e viver de acordo com Sua vontade em todos os aspectos de nossa vida.

Deixe um comentário