Zacarias 8

Zacarias 8 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 A palavra do Senhor dos Exércitos veio a mim, dizendo:

2 Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Tenho ciúme de Sião, com grande zelo a guardo.”

3 Assim diz o Senhor: “Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á ‘Cidade Fiel’, e o monte do Senhor dos Exércitos, monte Santo.”

4 Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Ainda nas praças de Jerusalém habitarão velhos e velhas, levando cada um na mão o seu cajado, por causa da idade.

5 As praças da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão.”

6 Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Se isto for maravilha aos olhos do remanescente deste povo naqueles dias, porventura será também maravilha aos meus olhos?” — diz o Senhor dos Exércitos.

7 Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Eis que salvarei o meu povo da terra do oriente e da terra do ocidente;

8 trarei sião, e habitarei no meio deles; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, em fidelidade e em justiça.”

9 Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Esforcem-se as vossas mãos, ó vós que ouvis nestes dias estas palavras da boca dos profetas que estiveram no dia em que foi posto o fundamento da casa do Senhor dos Exércitos, para que o templo seja edificado.”

10 Porque antes daqueles dias não houve recompensa para homem algum, nem recompensa para animal algum; nem houve paz para o que saía, nem para o que entrava, por causa do inimigo; porque eu soltei a todos os homens cada um contra o seu próximo.

11 Mas agora para o restante deste povo não serei como nos dias passados” — diz o Senhor dos Exércitos.

12 Porque haverá semente de paz; a vide dará o seu fruto, e a terra dará o seu produto, e os céus darão o seu orvalho; e farei que o restante deste povo possua tudo isto.

13 E há de ser que, assim como fostes uma maldição entre os gentios, ó casa de Judá, e casa de Israel, assim vos salvarei, e sereis uma bênção; não temais, mas sejam fortes as vossas mãos.

14 Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: “Assim como pensei fazer-vos o mal, quando vossos pais me provocaram à ira, diz o Senhor dos Exércitos, e não me arrependi,

15 assim tornei a pensar neste tempo fazer o bem a Jerusalém e à casa de Judá; não temais.”

16 Eis as coisas que deveis fazer: falai a verdade, cada um de vós, com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas;

17 e ninguém de vós intente o mal no seu coração contra o seu próximo; nem ameis o juramento falso, porque todas estas são coisas que eu odeio” — diz o Senhor.

O capítulo 8 do livro de Zacarias traz a palavra do Senhor dos Exércitos, que revela Seu amor e zelo pela cidade de Sião. Deus anuncia que voltará para Sião e habitará no meio de Jerusalém, que será chamada de “Cidade Fiel”, e o monte do Senhor será considerado um monte santo.

O Senhor também profetiza que as praças de Jerusalém estarão cheias de idosos, homens e mulheres, representando a paz e a prosperidade na cidade. Além disso, haverá crianças brincando em suas praças. Deus questiona se isso será uma maravilha aos olhos de Seu povo remanescente, pois Ele mesmo considera algo maravilhoso.

Deus declara que salvará Seu povo da terra do oriente e do ocidente, trazendo-os de volta para Sião. Eles serão Seu povo, e Ele será seu Deus, em fidelidade e justiça. O Senhor encoraja Seu povo a se esforçar e a ouvir as palavras dos profetas, para que o templo seja edificado.

Perguntas frequentes sobre Zacarias 8:

1. Quem é o remanescente mencionado no capítulo 8 de Zacarias?

O remanescente mencionado no capítulo 8 de Zacarias refere-se ao restante do povo de Israel que permanecerá fiel a Deus. Eles serão abençoados e restaurados em Sião.

2. O que significa “Cidade Fiel” e “monte Santo”?

“Cidade Fiel” e “monte Santo” são termos que representam a presença e a habitação de Deus em Jerusalém. Eles simbolizam a restauração espiritual e a santidade que virão sobre a cidade.

3. Como o povo deve se comportar de acordo com as palavras de Deus em Zacarias 8?

O povo deve falar a verdade, executar justiça e paz nas portas da cidade. Eles não devem intentar o mal em seus corações contra os outros, nem amar juramentos falsos. Deus abomina essas atitudes.

Conclusão

O capítulo 8 de Zacarias traz uma mensagem de esperança e restauração para o povo de Israel. Deus demonstra Seu amor por Sião e promete habitar no meio de Jerusalém. Ele restaurará a paz e a prosperidade na cidade. O Senhor também incentiva Seu povo a viver em verdade, justiça e paz, evitando todo mal. A promessa de bênção e proteção é reafirmada, mostrando que Deus é fiel ao Seu povo.

Deixe um comentário