Mateus 9

Mateus 9 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Então, entrando no barco, passou para o outro lado e chegou à sua cidade.

2 E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, pois, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; perdoados são os teus pecados.

3 E eis que alguns dos escribas diziam consigo: Este homem blasfema.

4 E Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?

5 Pois qual é mais fácil? Dizer: Perdoados são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda?

6 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.

7 E ele, levantando-se, foi para sua casa.

8 As multidões, vendo isto, maravilharam-se e glorificaram a Deus, que dera tal poder aos homens.

9 E, partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.

10 Aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.

11 E os fariseus, vendo isso, disseram aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?

12 Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.

13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

14 Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e não te agradas de nós, nem deles, com o nosso jejum?

15 E Jesus lhes disse: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.

16 E ninguém põe remendo de pano novo em veste velha, porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura.

17 Nem se põe vinho novo em odres velhos; de outra sorte se rompem os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.

18 Dirigindo-se ele a palavra, dizia-lhes: Eis que vêm os dias em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão naqueles dias.

19 E ninguém deita remendo de pano novo em veste velha; doutra sorte o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior.

20 E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte o vinho novo rompe os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

21 Estando ele a dizer-lhes estas coisas, eis que chegou um chefe da sinagoga, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.

22 E Jesus, levantando-se, seguiu-o, e assim também os seus discípulos.

23 E eis que uma mulher, que durante doze anos tinha um fluxo de sangue, chegou por detrás dele e tocou-lhe na orla do seu vestido;

24 porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar-lhe o vestido, ficarei sã.

25 E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquela hora, a mulher ficou sã.

26 E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas e o povo em alvoroço,

27 disse-lhes: Retirai-vos, porque a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele.

28 E, tendo sido expulso o povo, entrou Jesus, tomou a menina pela mão, e ela se levantou.

29 E a fama correu por toda aquela terra.

30 E, partindo-se Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando e dizendo: Tem compaixão de nós, Filho de Davi.

31 E, quando ele tinha entrado em casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.

32 Então lhes tocou os olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.

33 E os seus olhos se abriram; e Jesus os admoestou, dizendo: Olhai que ninguém o saiba.

34 Mas, saindo eles, divulgaram a sua fama por toda aquela terra.

35 E, passando Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando e dizendo: Tem compaixão de nós, Filho de Davi.

36 E, quando ele tinha entrado em casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.

37 Então lhes tocou os olhos, dizendo: Segundo a vossa fé vos seja feito.

38 E os olhos se lhes abriram. Jesus, porém, os ameaçou seriamente, dizendo: Olhai que ninguém o saiba.

O capítulo 9 de Mateus nos apresenta um relato poderoso dos milagres e ensinamentos de Jesus. Ele começa com Jesus curando um paralítico, o perdoando e dando-lhe a ordem de levantar-se e ir para casa. Isso levanta questionamentos entre os escribas, que acusam Jesus de blasfêmia. No entanto, Jesus, conhecendo seus pensamentos, questiona por que eles pensam mal em seus corações.

Em seguida, Jesus chama um homem chamado Mateus, que era coletor de impostos. Mateus segue Jesus, e eles vão para a casa de Mateus, onde muitos publicanos e pecadores se juntam a eles para comer. Os fariseus questionam por que Jesus está comendo com publicanos e pecadores, e Jesus responde que ele veio para chamar os pecadores ao arrependimento, não os justos.

Mais adiante no capítulo, Jesus lida com algumas perguntas sobre jejum. Ele explica que enquanto o esposo está presente, não há necessidade de jejuar, mas haverá dias em que o esposo será tirado e então eles jejuarão. Ele também fala sobre não colocar remendo de pano novo em vestes velhas e não colocar vinho novo em odres velhos, mostrando que há uma mudança de paradigma trazida por ele.

Perguntas frequentes:

1. Por que Jesus curou o paralítico e também perdoou seus pecados?

Jesus curou o paralítico e perdoou seus pecados para demonstrar seu poder e autoridade como Filho do Homem, que tem a capacidade de perdoar pecados e realizar milagres. Ele também mostrou sua compaixão e amor, oferecendo ao paralítico uma nova vida tanto física quanto espiritualmente.

2. Por que Jesus comeu com publicanos e pecadores?

Jesus comeu com publicanos e pecadores para mostrar sua missão de chamar os pecadores ao arrependimento. Ele não veio para os justos, mas para aqueles que reconhecem sua necessidade de salvação. Ao compartilhar uma refeição com eles, ele estava demonstrando seu amor, graça e disposição de se envolver com aqueles que eram marginalizados e desprezados pela sociedade.

3. O que Jesus quis dizer com suas ilustrações sobre remendos e odres?

As ilustrações de Jesus sobre remendos e odres representam a incompatibilidade entre a sua mensagem do evangelho e as práticas religiosas tradicionais da época. Ele estava enfatizando que sua mensagem representava uma nova maneira de viver e relacionar-se com Deus, não se adequando aos padrões e tradições antigas. Ele veio trazer uma nova aliança e vida em abundância para aqueles que o seguem.

Conclusão:

O capítulo 9 de Mateus revela a autoridade e poder de Jesus, tanto em curar enfermidades físicas quanto em perdoar pecados. Ele se apresenta como o Filho do Homem com autoridade sobre toda a criação, demonstrando seu amor e compaixão ao oferecer cura e perdão. Jesus também desafia as tradições religiosas estabelecidas, mostrando que ele veio para trazer uma nova maneira de relacionamento com Deus.

Podemos aprender com este capítulo a importância de termos fé em Jesus, reconhecendo nossa necessidade de cura espiritual e perdão. Devemos estar dispostos a quebrar paradigmas e tradições que não estão alinhados com a mensagem transformadora do evangelho. Jesus nos chama a segui-lo e a compartilhar essa mensagem de salvação e graça com os outros, assim como Mateus fez ao obedecer ao chamado de Jesus.

Que possamos buscar em Jesus a cura para nossas enfermidades e a transformação de nossos corações, confiando em sua autoridade e poder. Que possamos também ter a coragem de desafiar tradições vazias e estar abertos para seguir a verdadeira mensagem de amor e redenção trazida por Jesus Cristo.

Deixe um comentário