Lucas 2

Lucas 2 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse.

2 E este primeiro censo foi feito sendo Quirino presidente da Síria.

3 E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.

4 E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),

5 a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.

6 E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.

7 E deu à luz o seu filho primogênito, e envolveu-o em faixas, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.

8 E, havendo pastores naquela mesma região, que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.

9 E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.

10 E o anjo lhes disse: Eis que vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo.

11 Porque, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

12 E isto vos servirá de sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.

13 E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:

14 Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens!

15 E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.

16 E foram apressadamente, e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura.

17 E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita;

18 e todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam.

19 Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.

20 E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.

No capítulo 2 do livro de Lucas, somos apresentados a importantes eventos relacionados ao nascimento de Jesus Cristo. O capítulo começa relatando sobre o decreto de César Augusto para que todos se alistassem. José, acompanhado de Maria, sua esposa grávida, foi até Belém, a cidade de Davi, para o alistamento. Lá, devido à falta de espaço na estalagem, eles encontraram abrigo em uma manjedoura, onde Jesus nasceu. É nesse contexto que pastores que estavam no campo, guardando seus rebanhos, recebem a visita de um anjo que lhes anuncia o nascimento do Salvador. Os pastores se dirigem a Belém e encontram Maria, José e o bebê Jesus. Eles testemunham toda a glória divina que envolveu esse momento único. Ao retornarem, os pastores glorificam e louvam a Deus por tudo que presenciaram.

Perguntas frequentes:

1. Por que José e Maria foram para Belém?

De acordo com o decreto de César Augusto, todas as pessoas deveriam se alistar em sua cidade de origem. José era da casa e família de Davi, e Belém era a cidade associada a Davi. Por isso, José e Maria foram para Belém para cumprir o alistamento.

2. Por que Jesus nasceu em uma manjedoura?

A falta de espaço na estalagem fez com que José e Maria encontrassem abrigo em uma manjedoura, onde Jesus nasceu. Esse acontecimento cumpriu profecias do Antigo Testamento, revelando que o Messias seria humilde e nasceria em condições simples.

3. Como os pastores souberam do nascimento de Jesus?

Um anjo do Senhor apareceu aos pastores que estavam no campo, anunciando-lhes o nascimento do Salvador. O anjo lhes disse que encontrariam o bebê envolto em panos e deitado em uma manjedoura. Em seguida, uma multidão de anjos celestiais se juntou ao primeiro anjo, louvando a Deus.

Conclusão

O capítulo 2 de Lucas nos apresenta uma das passagens mais significativas da história cristã: o nascimento de Jesus. O cenário humilde e a simplicidade da manjedoura, onde Jesus foi colocado após seu nascimento, destacam a importância da humildade e das coisas simples aos olhos de Deus. O anúncio do nascimento aos pastores, que eram pessoas simples e trabalhadoras, também ressalta o amor e a bondade divina, que se revelam aos humildes de coração. O capítulo 2 de Lucas é uma verdadeira lição de fé, esperança e adoração, mostrando que o Natal é um momento de celebrar o nascimento do Salvador e de reconhecer a grandeza de Deus em meio às circunstâncias mais simples.

Deixe um comentário