Hebreus 2 – ACF – Almeida Corrigida Fiel
1 Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
2 Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
3 Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
4 Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?
5 Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos.
6 Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites?
7 Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste, e o constituíste sobre as obras de tuas mãos;
8 Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.
9 Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
10 Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.
11 Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,
12 Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação.
13 E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.
14 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
15 E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
16 Porque, na verdade, não tomou os anjos a si a natureza dos anjos, mas tomou a descendência de Abraão.
17 Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.
18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.
O capítulo 2 do livro de Hebreus traz uma importante mensagem sobre a necessidade de prestarmos atenção ao que ouvimos, para que não nos desviemos dela. O autor destaca a importância da salvação anunciada pelo Senhor e confirmada pelos que a ouviram, testificando por meio de sinais, milagres e dons do Espírito Santo. Ele também ressalta que Jesus, embora tenha sido feito um pouco menor do que os anjos, foi coroado de glória e honra por causa da paixão da morte, provando a morte por todos pela graça de Deus.
O autor do livro de Hebreus enfatiza que Jesus é o príncipe da salvação, aquele que traz muitos filhos à glória. Ele afirma que Jesus é capaz de se identificar conosco, pois ele mesmo participou da carne e do sangue. Jesus aniquilou o império da morte e libertou aqueles que viviam sujeitos à servidão e com medo da morte. Ele tomou sobre si a descendência de Abraão para ser nosso misericordioso e fiel sumo sacerdote, capaz de expiar os pecados do povo.
No capítulo 2 de Hebreus, o autor nos leva a refletir sobre a grandeza da salvação em Jesus Cristo e sobre a importância de não nos desviarmos dela. Ele ressalta a superioridade de Jesus em relação aos anjos e destaca sua identificação conosco como ser humano. O capítulo também enfatiza a vitória de Jesus sobre a morte e a libertação daqueles que viviam sob o medo da morte e a servidão. Ele apresenta Jesus como o sumo sacerdote misericordioso e fiel, capaz de expiar os pecados do povo. É um capítulo que nos leva a contemplar o sacrifício de Jesus e a importância da salvação oferecida por ele.
Perguntas frequentes sobre Hebreus 2:
1. Qual é a mensagem principal do capítulo 2 de Hebreus?
A mensagem principal do capítulo 2 de Hebreus é a importância de prestarmos atenção à salvação anunciada por Jesus Cristo e confirmada pelos que a ouviram. O autor enfatiza a superioridade de Jesus em relação aos anjos e destaca sua identificação conosco como ser humano.
2. O que significa dizer que Jesus foi feito um pouco menor do que os anjos?
A expressão “feito um pouco menor do que os anjos” significa que Jesus se humilhou e se tornou um ser humano, inferior aos anjos em posição celestial. Ele fez isso para experimentar a paixão da morte e, assim, provar a morte por todos nós, pela graça de Deus.
3. Por que Jesus participou da carne e do sangue?
Jesus participou da carne e do sangue para se identificar conosco plenamente. Ele se tornou um ser humano como nós, experimentando as mesmas limitações e vivenciando a condição humana em sua totalidade. Assim, ele pôde aniquilar o império da morte e libertar aqueles que viviam sob o medo da morte e a servidão.
Conclusão
O capítulo 2 de Hebreus nos traz uma mensagem poderosa sobre a salvação trazida por Jesus Cristo. Ele nos alerta para a importância de prestarmos atenção ao que já ouvimos, para que não nos desviemos dessa salvação. O capítulo destaca a superioridade de Jesus em relação aos anjos, sua identificação conosco como ser humano e sua vitória sobre a morte. Jesus é apresentado como o sumo sacerdote misericordioso e fiel, capaz de nos libertar e expiar nossos pecados. Que possamos valorizar e confiar plenamente na salvação oferecida por Jesus, seguindo seus ensinamentos e vivendo em comunhão com ele.
Sou um renomado estudioso da Bíblia, cuja a vida dedicado ao aprofundamento e à disseminação dos ensinamentos sagrados. Com mais de 30 anos de experiência caminhando ao lado de Cristo, tenho um compromisso inabalável em compartilhar a palavra de Deus, utilizando minha vasta compreensão das Escrituras para iluminar corações e mentes das pessoas. Minha jornada não é apenas sobre o estudo acadêmico, mas sobre viver cada palavra no dia a dia, demonstrando como a fé pode ser uma força transformadora. Através da minha liderança compassiva e ensinamentos perspicazes, inspiro uma comunidade de fiéis a crescer espiritualmente, fortalecendo seu relacionamento com Deus em cada passo. Dedico todos estes conteúdos aos fiéis do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.