Apocalipse 19 – ACF – Almeida Corrigida Fiel
1 E, depois destas coisas, ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, e a honra, e a glória, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus;
2 Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.
3 E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre.
4 E os vinte e quatro anciãos e os quatro animais prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!
5 E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.
6 E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.
7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
10 E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
12 E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
13 E estava vestido de veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
14 E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
15 E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
16 E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS e SENHOR DOS SENHORES.
17 E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus;
18 Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.
19 E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.
20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
21 E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.
O capítulo 19 do livro do Apocalipse descreve o triunfo final de Jesus Cristo sobre o mal, a derrubada da “grande prostituta” e a vitória do Cordeiro. É um capítulo repleto de louvor e adoração ao Senhor, onde as vozes no céu proclamam “Aleluia!” repetidas vezes.
Uma das partes mais marcantes deste capítulo é a descrição de Jesus montado em um cavalo branco, como o Fiel e Verdadeiro, pronto para julgar e pelejar com justiça. Ele é descrito como tendo olhos como chama de fogo e muitos diademas em sua cabeça, com um nome que somente Ele conhece. Ele também é chamado de a “Palavra de Deus” e seguido por exércitos celestiais em cavalos brancos.
Apesar das batalhas e da destruição anunciada, esse capítulo também traz a promessa das bodas do Cordeiro, onde a esposa, que representa a igreja, se apronta para a celebração. Essa imagem simboliza a unidade e o relacionamento eterno entre Cristo e a igreja.
Perguntas frequentes sobre Apocalipse 19:
1. Quem é a “grande prostituta” mencionada no versículo 2?
A “grande prostituta” mencionada no versículo 2 representa um sistema de idolatria e corrupção que se opõe a Deus. É uma metáfora para aqueles que se entregam a práticas e valores contrários aos mandamentos de Deus e corrompem a fé.
2. Por que Jesus é chamado de a “Palavra de Deus”?
Jesus é chamado de a “Palavra de Deus” porque Ele é a manifestação viva e encarnada da vontade e do propósito de Deus para a humanidade. Ele é o meio pelo qual Deus se revela e se comunica conosco.
3. Qual é o significado da espada na boca de Jesus?
A espada na boca de Jesus simboliza sua autoridade e poder para julgar e governar. Ela representa a Palavra de Deus, que é viva e eficaz, e é capaz de discernir os corações e intenções de cada indivíduo.
Conclusão
O capítulo 19 do livro do Apocalipse nos mostra a vitória final de Jesus Cristo sobre o mal e revela a glória e a majestade do Cordeiro de Deus. É um chamado à adoração e ao louvor ao Senhor, que reina para sempre. O capítulo traz consigo a esperança da redenção completa e da união eterna de Cristo com sua igreja. Que possamos nos alegrar e nos regozijar na certeza da vitória conquistada por Jesus na cruz.
Sou um renomado estudioso da Bíblia, cuja a vida dedicado ao aprofundamento e à disseminação dos ensinamentos sagrados. Com mais de 30 anos de experiência caminhando ao lado de Cristo, tenho um compromisso inabalável em compartilhar a palavra de Deus, utilizando minha vasta compreensão das Escrituras para iluminar corações e mentes das pessoas. Minha jornada não é apenas sobre o estudo acadêmico, mas sobre viver cada palavra no dia a dia, demonstrando como a fé pode ser uma força transformadora. Através da minha liderança compassiva e ensinamentos perspicazes, inspiro uma comunidade de fiéis a crescer espiritualmente, fortalecendo seu relacionamento com Deus em cada passo. Dedico todos estes conteúdos aos fiéis do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.