Juízes 2:1-2 – A repreensão do anjo do SENHOR pela desobediência de Israel

Juízes 2:1 Veio um anjo do Senhor e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, o qual pertencia a Joás, abiezrita. Apareceu-lhe então seu filho Gideão, que estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.

Juízes 2:2 Então o anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, tu valente guerreiro!

Esses versículos do livro de Juízes 2 lidam com um momento crítico na história de Israel. O povo escolhido de Deus desobedeceu, e Deus enviou um anjo para repreendê-los.

Para compreendermos melhor essa passagem, é importante lembrar que o anjo do Senhor era uma manifestação de Deus. Esta figura era Deus em forma mensageira. Portanto, essa repreensão não é simplesmente de algo angelical, mas em vez disso, é uma repreensão divina.

Entendendo a Desobediência de Israel

Os israelitas, o povo que Deus resgatou da escravidão no Egito, que viu os milagres de Deus e a promessa do cumprimento do pacto com Abraão, continuaram a se voltar para seus próprios caminhos, desobedecendo a seus mandamentos.

Em Êxodo 20, onde Deus dá os Dez Mandamentos, ele instrui claramente os israelitas a não adorar outros deuses. No entanto, eles constantemente abandonavam a Deus para seguir os ídolos das nações ao seu redor, que eram figuras de madeira e pedra que não podiam fazer nada.

Aplicação dos Ensinamentos Bíblicos na Vida Diária

Como seguidores de Cristo, devemos nos perguntar como estamos aplicando esses ensinamentos bíblicos em nossas vidas. A questão não é se estamos adorando ídolos de madeira ou pedra. A questão é: Estamos colocando algo acima de nosso relacionamento com Deus? Estamos sendo tentados a desobedecer a Deus de alguma forma? Muitas vezes, esses ‘ídolos modernos’ tomam a forma de dinheiro, carreira, prazer momentâneo, realização pessoal, etc.

Perguntas Sobre o Tema

O que significa um ‘ídolo’ hoje?

Na sociedade moderna, um ‘ídolo’ geralmente se refere a algo que colocamos acima de Deus. Pode ser dinheiro, fama, trabalho, uma pessoa que amamos, um hobby, ou realmente qualquer coisa que priorizamos mais do que nossa relação com Deus.

Como posso evitar ter ‘ídolos’?

Primeiro, devemos sempre lembrar a importância de ter uma relação pessoal e íntima com Deus. Este é o fundamento de nossa fé. Devemos também estar sempre prontos para sacrificar qualquer coisa que nos afaste de nossa relação com Deus.

Conclusão

Devemos aprender com a experiência dos israelitas e fazer tudo o que pudermos para evitar a desobediência a Deus. Temos um exemplo claro da dor e sofrimento que podem vir da desobediência, e devemos fazer tudo o que pudermos para evitar trazer esse tipo de conseqüência sobre nós mesmos e sobre aqueles que amamos. Devemos ser cautelosos com o que colocamos no trono de nossos corações, porque só Deus merece estar lá.

Deixe um comentário