1 Crônicas 19

1 Crônicas 19 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Aconteceu depois disso que morreu Naás, rei dos filhos de Amom, e em seu lugar reinou seu filho.

2 Então disse Davi: Usarei de benevolência com Hanum, filho de Naás, porque seu pai usou de benevolência comigo. E enviou Davi mensageiros para consolá-lo acerca de seu pai; e foram os servos de Davi à terra dos filhos de Amom, ter com Hanum, a consolá-lo.

3 Mas disseram os príncipes dos filhos de Amom a Hanum: Pensa Davi que por honrar a teu pai te enviou consoladores? Não vieram antes os seus servos a ti, para esquadrinhar, e para destruir, e para espiar a terra?

4Então Hanum tomou os servos de Davi, e rapou-lhes metade da barba, e lhes cortou os vestidos pelo meio até as nádegas, e os despediu.

5 Foram eles, porém, e informaram Davi acerca daqueles homens; então enviou ele ao seu encontro, porque aqueles homens estavam sobremaneira envergonhados. Mandou, pois, o rei e os ordenou: Esperai em Jericó, até que torne a crescer a vossa barba, e então tornai.

6 E vendo os filhos de Amom que se tinham feito abomináveis a Davi, mandou Hanum e aos filhos de Amom mil talentos de prata para alugarem para si carros e cavaleiros da Mesopotâmia, e dos sírios de Maaca e de Zobá.

7 Alugaram, pois, para si trinta e dois mil carros, e ao rei de Maaca e ao seu povo, os quais vieram, e se acamparam diante de Medeba; também os filhos de Amom se congregaram das suas cidades, e vieram para a peleja.

8 Vendo isso Davi, saiu contra eles, porém o rei de Maaca fez uma grande resistência; porém Davi feriu dos sírios setecentos carros, e quarenta mil homens de cavalaria, e feriu a Sobaque, chefe do exército, o qual morreu ali.

9 Vendo então os servos de Hadar-Ezer, que estavam sujeitos a Davi, que os sírios de Maaca tinham fugido, tornaram a Hadar-Ezer e se sujeitaram a ele; por isso os sírios não quiseram mais socorrer os filhos de Amom.

10 Depois disso enviou Hadar-Ezer e fez sair os sírios que estavam do outro lado do rio; e vieram a Helã; Sobaque, chefe do exército de Hadar-Ezer, ia adiante deles.

11 De que havendo Davi sabido, celebrou um concerto com Jorão, rei de Hamate, o qual enviou Joabe, seu filho, a saudar a Davi e a congratular-se com ele por ter pelejado contra Hadar-Ezer, e o havia ferido (porque Hadar-Ezer fazia guerra a Jorão); e com eles levou objetos de prata, de ouro e de bronze

12 os quais o rei Davi consagrou ao Senhor, juntamente com a prata e o ouro que tinha tomado de todas aquelas nações, sim, de Edom, e de Moabe, e dos filhos de Amom, e dos filisteus, e de Amaleque.

13 Juntamente com Abisai, filho de Zeruia, feriu dos edomeus, no vale do Sal, dezoito mil.

14 E pôs guarnições em Edom, e todos os edomeus ficaram sujeitos a Davi; e o Senhor protegia a Davi por onde quer que ia.

15 E reinou Davi sobre todo o Israel, e fazia juízo e justiça a todo o seu povo.

16 Joabe, filho de Zeruia, era capitão do exército; Jeosafá, filho de Ailude, era cronista;

17 Zadoque, filho de Aitube, e Abimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes; e Sausa, escrivão;

18 e Benaia, filho de Jeoiada, tinha os quereteus e os peleteus; e os filhos de Davi eram os primeiros junto ao rei.

O capítulo 19 do livro de 1 Crônicas nos relata uma história em que Davi envia mensageiros para consolar Hanum, filho do falecido rei dos filhos de Amom. No entanto, os príncipes dos filhos de Amom suspeitam da intenção de Davi e agravam a situação. Hanum acaba desrespeitando os mensageiros de Davi, o que resulta em uma confrontação entre os exércitos.

Davi, ao perceber a abominação feita pelos filhos de Amom, decide agir e enfrentar o exército inimigo. Com a ajuda de Deus, Davi derrota os sírios e os filhos de Amom, e eles se sujeitam a ele. Além disso, Davi faz um acordo com Jorão, rei de Hamate, e recebe presentes que são consagrados ao Senhor.

Como consequência da vitória e da proteção divina, Davi reina sobre todo o Israel e exerce justiça e juízo em seu povo. É mencionada também a equipe que fazia parte do governo de Davi, desde os sacerdotes até os escribas.

Perguntas frequentes sobre 1 Crônicas 19:

1. Qual foi o motivo da guerra entre Davi e os filhos de Amom?

O motivo da guerra foi a desrespeitosa ação de Hanum em relação aos mensageiros de Davi.

2. Como Davi saiu vitorioso da batalha contra os sírios e os filhos de Amom?

Davi saiu vitorioso da batalha com o auxílio de Deus e conseguindo derrotar setecentos carros sírios e quarenta mil homens de cavalaria.

3. O que Davi fez com os presentes que recebeu de Jorão, rei de Hamate?

Davi consagrou ao Senhor os objetos de prata, ouro e bronze que recebeu de Jorão, assim como os presentes que tomou de outras nações.

4. Quem fazia parte do governo de Davi?

Além de Davi como rei, Joabe era capitão do exército, Jeosafá era o cronista, Zadoque e Abimeleque eram sacerdotes, Sausa era o escrivão, e Benaia liderava os quereteus e peleteus. Os filhos de Davi também exerciam cargos importantes junto ao rei.

Conclusão

O capítulo 19 de 1 Crônicas nos mostra a determinação e a capacidade de liderança de Davi. Apesar dos obstáculos e do desrespeito inicial dos filhos de Amom, Davi confia em Deus e enfrenta a batalha com coragem e estratégia. A vitória obtida por Davi serve como um lembrete de como a confiança e a dependência de Deus podem trazer triunfo mesmo nas situações mais difíceis. Além disso, o capítulo ressalta a justiça e o governo eficiente exercidos por Davi, além do zelo com a consagração dos presentes recebidos ao Senhor. A história de Davi nos inspira a confiar em Deus em todas as circunstâncias, sabendo que Ele nos capacitará a enfrentar e vencer todas as batalhas que surgirem em nosso caminho.

Deixe um comentário