“1 Reis 11” – ACF – Almeida Corrigida Fiel
1 E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias.
2 Das nações das quais o SENHOR dissera aos filhos de Israel: Não chegueis a elas, e elas não cheguem a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.
3 E teve setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres perverteram o seu coração.
4 Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR seu Deus, como o coração de Davi, seu pai.
5 Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas.
6 Assim fez Salomão o que era mau aos olhos do SENHOR, e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai.
7 Então edificou Salomão um alto a Quemós, abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom.
8 E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.
9 Então o SENHOR se indignou contra Salomão, porquanto desviara o seu coração do SENHOR Deus de Israel, o qual lhe aparecera duas vezes.
10 E lhe dera ordem acerca desta coisa, para que não seguisse outros deuses; porém não guardou o que o SENHOR lhe ordenara.
11 Pelo que disse o SENHOR a Salomão: Porquanto houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.
12 Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei.
13 Porém não rasgarei de todo o reino; uma tribo darei a teu filho, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, que tenho escolhido.
14 E o SENHOR levantou a Salomão um adversário, Hadade, o edomita; era da linhagem real de Edom.
15 Porque sucedeu que, estando Davi em Edom, e estando Joabe, capitão do exército, subido a enterrar os mortos, e havendo ferido a todos os varões de Edom,
16 (Porque Joabe ficou ali seis meses, com todo o Israel, até que destruísse a todo o homem em Edom;)
17 Então Hadade fugiu, ele e alguns homens edomitas, dos servos de seu pai com ele, para ir ao Egito, Hadade indo ainda menino.
18 E se levantaram de Midiã, e vieram a Parã; e tomando comsigo homens de Parã, vieram ao Egito, a Faraó, rei do Egito, o qual deu casa e pão a Hadade, e lhe deu terra.
19 E Hadade achou grande favor aos olhos de Faraó, de maneira que Faraó lhe deu por mulher a irmã de sua própria mulher, a irmã da rainha Tafnes.
20 E a irmã de Tafnes deu-lhe à luz seu filho Genubate, o qual Tafnes desmamou em casa de Faraó; e Genubate estava em casa de Faraó entre os filhos de Faraó.
21 Ouvindo, pois, Hadade, no Egito, que Davi adormecera com seus pais, e que Joabe, capitão do exército, era morto, disse Hadade a Faraó: Deixa-me ir à minha terra.
22 E disse-lhe Faraó: Que te falta comigo, que procuras ir à tua terra? E ele disse: Nada, contudo rogo-te que me deixes ir.
23 Também Deus levantou contra Salomão outra adversário, a saber, Razon, filho de Eliadá, o qual fugiu de seu senhor Hadadezer, rei de Zobá.
24 E ajuntou homens a si, e foi capitão de uma tropa, quando Davi destruiu os deles; e foram a Damasco, e moraram ali, e reinaram em Damasco.
25 E foi adversário de Israel todos os dias de Salomão, e isto além do mal que Hadade lhe fazia; e teve por instigador a Hadade também, o qual era edomita, da casa real de Edom.
26 Também Jeroboão, filho de Nebate, efrateu de Zereda, servo de Salomão, cuja mãe se chamava Zerua, mulher viúva, e ele levantou a mão contra o rei.
27 E esta foi a causa por que levantou a mão contra o rei: Salomão edificara a Milo; e havia acabado as fendas da Cidade de Davi, seu pai.
28 Ora, Jeroboão era homem valoroso; vendo-o Salomão, que o jovem era laborioso, designou-o sobre toda a carga da casa de José.
29 E aconteceu, naquele tempo, que, saindo Jeroboão de Jerusalém, encontrou com ele, no caminho, o profeta Aías, o silonita, vestido de uma capa nova; e estavam os dois sós no campo.
30 E apanhando Aías a sua capa nova que trazia sobre si, dividiu-a em doze pedaços.
31 E disse a Jeroboão: Toma para ti dez pedaços; porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos.
32 Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que tenho escolhido de todas as tribos de Israel;
33 Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemós, deus dos moabitas, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andaram pelos meus caminhos para fazerem o que era reto aos meus olhos, e os meus estatutos, como fizera Davi, seu pai.
34 Porém da tua mão rasgarei o reino, e o darei a teu servo.
35 Todavia darei uma tribo a teu filho, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, que escolhi.
O capítulo 11 do livro de 1 Reis narra a triste trajetória do rei Salomão. Apesar de sua sabedoria e grandeza, Salomão se afastou do Senhor ao desobedecer às instruções divinas de não se envolver com mulheres estrangeiras e não seguir outros deuses.
Infelizmente, Salomão permitiu que seu coração fosse seduzido por suas muitas esposas e concubinas estrangeiras, que o levaram a adorar os deuses pagãos de suas nações de origem. Ele construiu altares para essas divindades e as adorou, o que indignou o Senhor e resultou em Sua ira contra o rei.
Como consequência de sua infidelidade, Deus se levantou contra Salomão, levantando adversários como Hadade, o edomita, e Razon, filho de Eliadá, além de consolidar a rebelião liderada por Jeroboão, que acabou dividindo o reino de Israel.
Perguntas frequentes sobre “1 Reis 11”
1. Por que o rei Salomão se casou com tantas mulheres estrangeiras?
Salomão se casou com muitas mulheres estrangeiras principalmente por motivos políticos e diplomáticos, além de cair em tentação por sua luxúria e desejo por mulheres. No entanto, Deus havia advertido os filhos de Israel para não se envolverem com as nações pagãs, pois isso os levaria a adorar outros deuses e perverter seus corações.
2. Por que Deus se irritou com Salomão e o castigou?
Deus se irritou com Salomão porque ele desobedeceu às Suas instruções de não seguir outros deuses e perdeu seu coração ao se envolver com mulheres estrangeiras. Essa idolatria e infidelidade de Salomão o levaram a desviar-se do Senhor, e como resultado, Deus decidiu rasgar o reino de Salomão e dar uma parte dele a seu servo Jeroboão.
3. Qual foi o legado de Salomão apesar de seus erros?
Apesar de seus erros, Salomão ainda é lembrado como um dos reis mais sábios e prósperos da história de Israel. Durante seu reinado, ele construiu o magnífico Templo de Jerusalém, estabeleceu o comércio e a influência internacional de Israel, e recebeu a sabedoria de Deus para administrar sua nação. No entanto, seu legado também inclui a divisão do reino e a queda espiritual de Israel.
4. Como podemos aprender com os erros de Salomão?
Os erros de Salomão nos ensinam a importância de obedecer às instruções de Deus, permanecer fiéis ao Senhor e não permitir que nosso coração seja seduzido por coisas que nos afastam Dele. Devemos tomar cuidado para não cair em tentação e nos desviar do caminho que Deus estabeleceu para nós.
Conclusão
O capítulo 11 de 1 Reis nos mostra a triste queda do rei Salomão devido à sua desobediência e idolatria. Apesar de sua sabedoria e grandeza, Salomão se deixou levar pelos prazeres mundanos e permitiu que seu coração fosse corrompido por mulheres estrangeiras e outros deuses. Como resultado, Deus se levantou contra ele, levando à divisão do reino de Israel. É um lembrete para nós da importância de viver em obediência aos mandamentos de Deus e permanecer fiéis a Ele em todos os aspectos de nossa vida.
Sou um renomado estudioso da Bíblia, cuja a vida dedicado ao aprofundamento e à disseminação dos ensinamentos sagrados. Com mais de 30 anos de experiência caminhando ao lado de Cristo, tenho um compromisso inabalável em compartilhar a palavra de Deus, utilizando minha vasta compreensão das Escrituras para iluminar corações e mentes das pessoas. Minha jornada não é apenas sobre o estudo acadêmico, mas sobre viver cada palavra no dia a dia, demonstrando como a fé pode ser uma força transformadora. Através da minha liderança compassiva e ensinamentos perspicazes, inspiro uma comunidade de fiéis a crescer espiritualmente, fortalecendo seu relacionamento com Deus em cada passo. Dedico todos estes conteúdos aos fiéis do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.