1 Samuel 28

“1 Samuel 28” – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Naqueles dias, os filisteus concentraram as suas forças para guerrear contra Israel. Então, disse Aquis a Davi: Sabe, com certeza, que sairás comigo para o arraial, tu e os teus homens?

2 Davi respondeu a Aquis: Sem dúvida alguma, bem sabes o que teu servo pode fazer. Pelo que disse Aquis a Davi: Pois, bem! Deste modo, te farei guarda da minha pessoa para sempre.

3 Agora, Samuel tinha morrido, e todo o Israel o tinha chorado e sepultado em Ramá, sua cidade. Saul, porém, tinha desterrado do país os necromantes e os adivinhadores.

4 Os filisteus se reuniram e vieram acampar-se em Suném; e Saul também reuniu a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa.

5 Davi, quando os filisteus já haviam entrado no país, perguntou a Aquis: Ora, dar-me-ás tu um lugar nesta cidade, onde possa eu habitar? E Aquis lhe respondeu: Bem sabes tu o que me é agradável.

6 Davi pediu escolta em Gate, e Aquis lhe designou para isso a Ziclag.

7 Saul ficou sabendo que Davi tinha ido a Gate e não o procurou mais.

8 Então, Davi disse a Aquis: Agora, se achei favor aos teus olhos, seja-me dado algum lugar nas cidades da terra, onde habite, pois por que o teu servo se alojará na cidade real contigo?

9 Aquis, naquele mesmo dia, deu-lhe a Ziclag. Pelo que Ziclag tem pertencido aos reis de Judá até ao dia de hoje.

10 Foram, pois, quatrocentos homens guerreiros que se foram com Davi de Gate, e Davi e seus homens caminhavam de um lado para outro.

11 Disse Davi a Aquis: Se achei eu favor aos teus olhos, dá-me, peço-te, lugar de alguma cidade no campo, para que ali habite; pois por que vá o teu servo habitar na cidade real contigo?

12 Doutra maneira, disse Aquis a Davi, sabes que faze o teu servo. E disse Davi a Aquis: Se agora achaste graça aos olhos do teu servo, dá-mo em alguma das cidades do país, para que ali habite, pois por que se alojaria o teu servo contigo na cidade real?

13 Aquis lhe deu a Hebrom naquele dia; pelo que Hebrom tem pertencido aos reis de Judá até ao dia de hoje.

14 Ora, Davi tinha estado com os filisteus três dias.

15 Davi subiu com seus homens ao país dos gesuritas, dos girzitas e dos amalequitas. Destes, todos os homens eram os moradores daquelas terras, desde o tempo antigo, como se vai a Sur até à terra do Egito.

16 Davi feria aquela terra e não dava vida nem a homem nem a mulher; prendia ovelhas, bois, jumentos, camelos e vestidos; e, volvendo, vinha a Aquis.

17 Perguntava-lhe Aquis: Aonde atacastes hoje? Respondeu Davi: Contra o Negebe de Judá, ou contra o Negebe dos jerameelitas, ou contra o Negebe dos queneus.

18 Porém Aquis lhe dizia: Assim, também, farás com os filisteus. Então, disse Davi a Aquis: Assim, saberás o que o teu servo pode fazer. Pelo que Aquis lhe disse: Por isso, te constituirei guarda permanente da minha cabeça.

19 Samuel já tinha falecido, e todo o Israel o tinha chorado e sepultado em Ramá, a sua cidade. Saul, porém, tinha expulsado do país os necromantes e os adivinhadores.

20 Os filisteus se acamparam em Suném, e Saul reuniu todo o Israel e se acamparam em Gilboa.

21 Vendo, pois, Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu o seu coração muito.

22 Consultou Saul o Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonho, nem por Urim, nem por profetas.

23 Então, disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de adivinhar, para que vá a ela e lhe consulte. E disseram os seus criados: Eis aí, em En-Dor, uma mulher que tem o espírito de adivinhar.

24 Saul se disfarçou e vestiu outras roupas, e se foi, ele e dois homens com ele, e chegaram à noite à mulher. Disse-lhe: Peço-te que me adivinhes pelo espírito que tens, e me faças subir a quem eu te disser.

25 Respondeu-lhe a mulher: Eis aí tu sabes o que Saul fez, como tem destruído da terra os necromantes e os adivinhadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me matares?

26 Então, lhe jurou Saul por Jeová, dizendo: Pela vida do Senhor, nenhuma culpa te há de sobrevir por isso.

27 A mulher perguntou: A quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir a Samuel.

28 Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul.

29 Respondeu-lhe o rei: Não temas; que é que vês? Então, disse a mulher a Saul: Vejo deuses subindo da terra.

30 Perguntou-lhe mais o rei: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião, envolto num manto. Saul conheceu que era Samuel, e inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.

31 Samuel perguntou a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Respondeu Saul: Estou em grande angústia, pois os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso, te chamei, para que me digas o que hei de fazer.

32 Disse Samuel: Por que, então, me perguntas a mim, visto que o Senhor se tem desviado de ti e se tem feito teu inimigo?

33 O Senhor te fez segundo as predições que por mim anunciou; porque o Senhor tem rasgado o reino da tua mão e o tem dado ao teu próximo, a Davi.

34 Porquanto não obedeceste à voz do Senhor e não executaste o furor da sua ira contra Amaleque, por isso, o Senhor te fez isto neste dia.

35 O Senhor, também, entregará a Israel contigo nas mãos dos filisteus; amanhã, estareis comigo e os filhos de Israel também o estarão; e o Senhor entregará o arraial de Israel nas mãos dos filisteus.

O capítulo 28 de 1 Samuel relata os eventos que ocorreram em um momento crítico da vida de Saul, quando ele buscava soluções desesperadas para enfrentar os filisteus. Após a morte de Samuel, Saul tinha desterrado os necromantes e os adivinhadores do país, mas, diante do medo dos filisteus, ele busca uma mulher com o espírito de adivinhar em En-Dor. A mulher traz Samuel de volta dos mortos, e este profetiza a ruína de Saul e a entrega do reino a Davi.

Este capítulo traz à tona questões delicadas sobre os limites da consulta espiritual e revela as consequências da desobediência de Saul aos mandamentos de Deus. As ações desesperadas de Saul levam à sua própria destruição, mostrando a importância da submissão e obediência à vontade divina.

Perguntas Frequentes sobre 1 Samuel 28:

1. Podemos consultar espíritos ou necromantes de acordo com a Bíblia?

A Bíblia proíbe a consulta a necromantes e adivinhadores, pois considera essas práticas como abominação diante de Deus. Nossa conexão com o espiritual deve ser feita exclusivamente através da fé em Jesus Cristo.

2. Por que Saul desobedeceu a Deus e buscou a consulta espiritual em En-Dor?

Saul estava com medo e desesperado diante da situação com os filisteus, o que o levou a desobedecer a Deus e buscar soluções humanas. Ele não confiou na vontade de Deus e optou por procurar respostas fora dos limites divinos.

3. Quais foram as consequências da consulta de Saul em En-Dor?

A consulta de Saul em En-Dor resultou na condenação e na confirmação de sua perda do reino. Deus retirou Seu Espírito de Saul e passou a apoiar Davi como futuro rei de Israel.

4. O que podemos aprender com o capítulo 28 de 1 Samuel?

Esse capítulo nos ensina sobre a importância da submissão e obediência a Deus. Devemos buscar a vontade divina em todos os momentos, confiando em Sua direção e não em soluções humanas desesperadas. A desobediência pode levar à ruína e à perda das bênçãos do Senhor.

Conclusão

O capítulo 28 de 1 Samuel nos alerta sobre as consequências de buscar soluções humanas em vez de confiar no poder e na vontade de Deus. Saul, impulsionado pelo medo e desespero, desobedece a Deus e consulta uma necromante, resultando em sua própria destruição. A lição que podemos tirar desse episódio é a importância de confiar em Deus em todas as circunstâncias, mesmo quando tudo parece perdido. A obediência a Deus e a busca pela Sua vontade nos conduzem a um caminho seguro e abençoado.

Deixe um comentário