2 Coríntios 4 – ACF – Almeida Corrigida Fiel
1 Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;
2 Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia, nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.
3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
5 Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
6 Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados;
9 Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
10 Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;
11 E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.
12 De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida.
13 E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos.
14 Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco.
15 Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.
16 Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;
18 Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.
O capítulo 4 da segunda carta aos Coríntios traz ensinamentos importantes sobre o ministério e o testemunho cristão. O apóstolo Paulo ressalta a importância de não desistirmos em nossos esforços de compartilhar a Palavra de Deus, mesmo diante das dificuldades e perseguições.
Essa passagem destaca que aqueles que servem a Deus devem rejeitar qualquer forma de astúcia ou distorção da Palavra, recomendando-se diante de todos pela manifestação da verdade. Paulo também enfatiza que o evangelho pode ser encoberto para aqueles que se perdem, cujos entendimentos são cegados pelo deus deste século, impedindo-os de enxergar a verdadeira luz do evangelho.
O apóstolo Paulo afirma que ele e seus companheiros de ministério não pregam a si mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor. Eles se apresentam como servos por amor a Jesus, buscando manifestar a luz de Deus para iluminar o conhecimento da glória divina.
Perguntas frequentes sobre 2 Coríntios 4:
1. Por que o evangelho pode estar encoberto para algumas pessoas?
O evangelho pode estar encoberto para algumas pessoas porque seus entendimentos foram cegados pelo deus deste século. Isso impede que a luz do evangelho da glória de Cristo resplandeça em suas vidas.
2. O que Paulo quis dizer com “temos este tesouro em vasos de barro”?
Paulo afirma que os servos de Deus carregam o tesouro do evangelho em vasos de barro, ou seja, em corpos frágeis e imperfeitos. Isso evidencia a soberania e a excelência do poder de Deus, que opera através desses indivíduos frágeis.
3. Como podemos manifestar a vida de Jesus em nosso corpo?
Podemos manifestar a vida de Jesus em nosso corpo através da mortificação do Senhor Jesus em nós. Isso implica em renunciar nossos próprios desejos e viver de acordo com a vontade de Deus, permitindo que a vida de Jesus se manifeste em nós.
Conclusão
O capítulo 4 da segunda carta aos Coríntios nos lembra da importância de perseverarmos na proclamação do evangelho, mesmo diante de adversidades. Devemos rejeitar qualquer forma de distorção da Palavra de Deus e nos apresentar como servos de Cristo, buscando manifestar a luz de Deus em nossas vidas. Devemos lembrar que, embora enfrentemos tribulações temporárias, nossa fé e esperança estão firmadas nas promessas eternas de Deus. Que possamos seguir o exemplo de Paulo e continuar compartilhando o amor de Cristo com o mundo ao nosso redor.
Sou um renomado estudioso da Bíblia, cuja a vida dedicado ao aprofundamento e à disseminação dos ensinamentos sagrados. Com mais de 30 anos de experiência caminhando ao lado de Cristo, tenho um compromisso inabalável em compartilhar a palavra de Deus, utilizando minha vasta compreensão das Escrituras para iluminar corações e mentes das pessoas. Minha jornada não é apenas sobre o estudo acadêmico, mas sobre viver cada palavra no dia a dia, demonstrando como a fé pode ser uma força transformadora. Através da minha liderança compassiva e ensinamentos perspicazes, inspiro uma comunidade de fiéis a crescer espiritualmente, fortalecendo seu relacionamento com Deus em cada passo. Dedico todos estes conteúdos aos fiéis do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.