2 Coríntios 5

“2 Coríntios 5” – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.

2 E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;

3 Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.

4 Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.

5 Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.

6 Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor

7 (Porque por fé andamos, e não por vista).

8 Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.

9 Pelo que também nos esforçamos para ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes.

10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.

11 Portanto, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos os homens à fé, mas somos manifestos a Deus; e espero que nas vossas consciências sejamos também manifestos.

12 Não nos recomendamos outra vez a vós; mas damo-vos ocasião de vos gloriardes de nós, para que tenhais resposta para os que se gloriam na aparência e não no coração.

13 Porque, se enlouquecemos, é para Deus; se avivamos, é para vós.

14 Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.

15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

16 Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo.

17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;

19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.

21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

O capítulo 5 de 2 Coríntios apresenta uma visão sobre a esperança dos cristãos na vida eterna e o ministério da reconciliação. Paulo, o autor, fala sobre a certeza de que, mesmo que nosso corpo terreno seja destruído, temos uma habitação eterna nos céus. Ele expressa o desejo de ser revestido dessa habitação celestial e não ser encontrado nu. Além disso, Paulo menciona que os cristãos gemem enquanto estão neste tabernáculo terreno, não desejando ser despidos, mas sim revestidos para que nossa mortalidade seja absorvida pela vida eterna.

O apóstolo enfatiza que Deus nos preparou para essa habitação celestial e nos deu como garantia o Espírito Santo. Paulo encoraja os cristãos a viverem com bom ânimo, mesmo estando ausentes do Senhor enquanto estão no corpo terreno. Ele ressalta que vivemos pela fé, não pela visão, e que almejamos deixar este corpo para habitar com o Senhor. Os crentes devem se esforçar para agradar a Deus, tanto na presença quanto na ausência física, pois todos serão manifestados diante de Cristo para receberem o que fizeram através de seus corpos, seja para o bem ou para o mal.

Paulo afirma que, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos os homens à fé e somos manifestos a Deus. Ele espera também ser manifestado nas consciências dos leitores. O apóstolo não se recomenda novamente aos coríntios, mas lhes dá motivo para se glorificarem neles, para que tenham resposta àqueles que se gloriam apenas na aparência e não no coração. Ele declara que, se enlouqueceram, foi para Deus; se avivaram, foi para os coríntios.

O amor de Cristo é o que impulsiona Paulo e seus companheiros, levando-os a entender que, se um morreu por todos, então todos morreram em Cristo. E aqueles que vivem não devem mais viver para si mesmos, mas para aquele que morreu e ressuscitou por eles. O apóstolo afirma que já não conhecem ninguém segundo a carne, inclusive Jesus Cristo, pois agora os veem de maneira espiritual. Paulo ressalta que, em Cristo, somos novas criaturas e as coisas antigas já passaram, tornando-se tudo novo.

Todas essas verdades e reconciliações vêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo através de Jesus Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação. Paulo destaca que Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo consigo mesmo, não imputando seus pecados, e nos deu a palavra da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, implorando às pessoas que se reconciliem com Deus. Paulo conclui afirmando que Jesus, que não conheceu o pecado, tornou-se pecado por nós, para que pudéssemos ser feitos justiça de Deus através dele.

Perguntas Frequentes sobre “2 Coríntios 5”

1. O que significa ser uma nova criatura em Cristo?

Ao afirmar que quem está em Cristo é uma nova criatura, Paulo está enfatizando que aqueles que colocam sua fé em Jesus experimentam uma transformação interior radical. O poder do Espírito Santo renova suas vidas, levando-os a uma nova identidade e a um novo modo de viver. Eles são transformados, não apenas externamente, mas também em sua essência espiritual.

2. Como podemos nos reconciliar com Deus?

De acordo com Paulo, Deus nos reconciliou consigo mesmo por meio de Jesus Cristo. Jesus, através de sua morte e ressurreição, pagou a penalidade pelos nossos pecados e nos ofereceu o perdão e a reconciliação com Deus. Para nos reconciliarmos com Deus, devemos crer em Jesus, arrepender-nos de nossos pecados e entregar nossas vidas a Ele como Senhor e Salvador.

3. Como devemos viver como embaixadores de Cristo?

Como embaixadores de Cristo, devemos representar fielmente seu caráter e propósitos neste mundo. Devemos viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, amando a Deus e amando ao próximo. Devemos compartilhar o evangelho com aqueles ao nosso redor, implorando-lhes que se reconciliem com Deus. Além disso, devemos viver vidas dignas desse chamado, demonstrando humildade, amor e serviço a todos.

Conclusão

O capítulo 5 de 2 Coríntios nos lembra da esperança que temos através de Jesus Cristo, que nos oferece uma habitação eterna nos céus e a garantia do Espírito Santo. Paulo nos desafia a vivermos com bom ânimo, mesmo enfrentando dificuldades e limitações neste mundo terreno, pois anelamos pela presença plena do Senhor. Ele nos encoraja a sermos reconciliados com Deus e a compartilharmos essa mensagem de reconciliação com os outros, vivendo como embaixadores de Cristo. Que possamos abraçar essa mensagem, vivermos como novas criaturas em Cristo e espalhar o amor e a reconciliação de Deus a todos aqueles com quem nos encontramos.

Deixe um comentário