2 Crônicas 18

2 Crônicas 18 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Tinha, pois, Josafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe.

2 E ao fim de alguns anos desceu a Samaria, a ter com Acabe; e Acabe matou gado miúdo e muito para ele e para o povo que vinha com ele, e o persuadiu a subir com ele a Ramote de Gileade.

3 E o rei de Israel disse a Josafá, rei de Judá: Irei eu contigo a Ramote de Gileade? E disse ele: Como tu és, assim eu sou; e o meu povo como o teu povo, iremos contigo na guerra.

4 Depois disse Josafá ao rei de Israel: Consulta hoje, peço-te, a palavra do Senhor.

5 Então o rei de Israel ajuntou quatrocentos homens, aos quais disse: Iremos à guerra contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe, porque Deus a dará na mão do rei.

6 Porém Josafá disse: Por aqui não há algum profeta do Senhor, para que por ele consultemos?

7 E disse o rei de Israel a Josafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o bem, mas sempre o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Josafá: Não fale assim o rei.

8 Então o rei de Israel chamou um oficial, e disse: Traze-me depressa a Micaías, filho de Inlá.

9 E o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam assentados, cada um em seu trono, vestidos de suas vestes reais, numa eira à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam diante deles.

10 E Zedequias, filho de Quenaaná, se tinha feito uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o Senhor: Com estes traspassarás os sírios, até que sejam destruídos totalmente.

11 E todos os profetas profetizavam o mesmo, dizendo: Sobe a Ramote de Gileade, e prosperarás; porque o Senhor a entregará na mão do rei.

12 E o mensageiro que fora chamar a Micaías falou-lhe, dizendo: Eis que as palavras dos profetas predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a de um deles, e fala o bem.

13 Micaías, porém, disse: Vive o Senhor, que o que o meu Deus me disser, isso falarei.

14 Vindo, pois, ele ao rei, o rei lhe disse: Micaías, iremos a Ramote de Gileade à guerra, ou deixaremos de ir? E disse ele: Subi, e prosperareis; e nas mãos deles os entregará o Senhor.

15 Então o rei lhe disse: Até quantas vezes te conjurarei que não me fales senão a verdade em nome do Senhor?

16 Então disse ele: Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa.

17 E disse o rei de Israel a Josafá: Não te disse eu que nunca profetizaria de mim o bem, mas sempre o mal?

18 Prosseguiu ele, pois, e disse: Ouvi, pois, a palavra do Senhor: Vi o Senhor assentado no seu trono, e todo o exército celestial estava junto a ele, à sua direita e à sua esquerda.

19 E disse o Senhor: Quem persuadirá a Acabe, rei de Israel, para que suba e caia em Ramote de Gileade? E um dizia de uma maneira, e outro, de outra.

20 Então saiu um espírito, e pôs-se diante do Senhor, e disse: Eu o persuadirei. E o Senhor lhe perguntou: De que maneira?

21 E ele disse: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o Senhor: Tu o persuadirás, e ainda prevalecerás; sai, e faze assim.

22 Agora, pois, eis que o Senhor pôs um espírito de mentira na boca destes teus profetas, e o Senhor falou o mal contra ti.

O capítulo 18 de 2 Crônicas conta a história do rei Acabe de Israel e do rei Josafá de Judá se unindo para lutar contra Ramote de Gileade. Antes de irem à guerra, Josafá sugere que eles busquem a orientação do Senhor através dos profetas. Os profetas de Acabe preveem vitória, mas Josafá pede para ouvir a opinião de um profeta do Senhor. Micaías, o profeta, profetiza que a empreitada acabará em derrota, mas é desacreditado pelos outros profetas de Acabe.

Perguntas frequentes sobre 2 Crônicas 18:

1. Por que Josafá buscou ouvir a opinião de um profeta do Senhor antes de ir à guerra?

Josafá era um rei que buscava a vontade de Deus em suas decisões. Ele sabia da importância de buscar orientação divina antes de empreender qualquer ação, especialmente uma guerra. Ele queria garantir que estavam fazendo a vontade de Deus e seguindo o caminho certo.

2. Por que Micaías foi desacreditado pelos outros profetas de Acabe?

Micaías foi desacreditado pelos outros profetas de Acabe porque ele sempre falava a verdade, independentemente das consequências. Ele era conhecido por profetizar tanto sobre o bem quanto sobre o mal, e isso não agradava Acabe. Os outros profetas preferiam agradar o rei com palavras positivas, mesmo que não fossem a verdade.

3. Qual foi a consequência da desobediência de Acabe à palavra de Deus através do profeta Micaías?

A consequência da desobediência de Acabe à palavra de Deus foi a derrota na batalha. Acabe não levou a sério a advertência de Micaías e continuou com seus planos de guerra, sofrendo a punição divina por sua desobediência.

Conclusão

O capítulo 18 de 2 Crônicas nos ensina a importância de buscar a orientação de Deus em todas as áreas de nossas vidas. Devemos ser cautelosos ao ouvir a opinião de outras pessoas e sempre buscar a vontade de Deus através do estudo da Palavra e da oração. A obediência à palavra de Deus trará bênçãos e evitará desastres em nossa vida.

Deixe um comentário