2 Crônicas 24

2 Crônicas 24 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Joás tinha sete anos quando começou a reinar e reinou quarenta anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zíbia, de Berseba.

2 E fez o que era reto aos olhos do Senhor todos os dias de Jeoiada, o sacerdote.

3 E Jeoiada lhe tomou para mulher duas mulheres, e ele gerou filhos e filhas.

4 E aconteceu depois disto que Joás teve no coração ir reparar a casa do Senhor.

5 E ajuntou os sacerdotes e os levitas, e lhes disse: Saí pelas cidades de Judá e recolhei de todo o Israel dinheiro para reparo da casa de vosso Deus, de ano em ano; e vós apressareis esse negócio. Porém os levitas não se apressaram.

6 Então chamou o rei Jeoiada, o chefe, e lhe disse: Por que não requereste aos levitas que trouxessem de Judá e de Jerusalém a contribuição que Moisés, servo do Senhor, tinha imposto à congregação de Israel, para o tabernáculo do testemunho?

7 Porque os filhos da ímpia Atalia o tinham quebrado dados à casa de Deus, e ainda tinham aplicado todas as coisas consagradas à casa de Baal.

8 Pelo que deu o rei ordem, e fizeram uma arca e a puseram fora, à porta da casa do Senhor.

9 E proclamaram em Judá e em Jerusalém que trouxessem ao Senhor a oferta que Moisés, servo de Deus, impôs a Israel no deserto.

10 Então todos os príncipes e todo o povo se alegraram e trouxeram e lançaram no cofre, até que se acabou.

11 E quando davam muito, antepunham os homens à obra para o adiantarem; então entravam no negócio os capitães do exército e os mais nobres entre o povo.

12 E davam para o reparo da casa do Senhor o dinheiro dos sacerdotes, que era posto à parte, e o dinheiro dos levitas, que era posto à parte; também dar para o reparo da casa do Senhor o dinheiro dos que eram oferecidos.

13 Porém não se faziam taças de prata, nem espevitadeiras, nem bacias, nem trombetas, nem coisa alguma de ouro ou de prata, destas que se traziam à casa do Senhor.

14 Porque o davam àqueles que faziam a obra, e reparavam com ele a casa do Senhor.

15 E não se faziam contas aos homens a cujas mãos entregavam aquele dinheiro, para o dar àqueles que faziam a obra, porque procediam com fidelidade.

16 Ora, do dinheiro trazido à casa do Senhor, não se fez obra nenhuma para casa do Senhor senão caldeiros.

17 E despertou-se Hazael, rei da Síria, e subiu a Jerusalém; e tal rei Joás de Judá o recebeu e foi vê-lo, e ferindo-o, matou a ele e a Ben-Hadade, rei da Síria, morreu.

18 E os demais atos de Joás, e o que fez, e o seu poder, e como pelejou contra Amazias, rei de Judá, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Judá?

19 E conspirou contra ele os seus servos, por causa do sangue dos filhos do sacerdote Jeoiada, e o feriram na cama, e morreu; e o sepultaram na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis.

20 E estes são os que conspiraram contra ele: Zabade, filho de Simeate, amonita, e Jeozabade, filho de Sinrite, moabita.

21 E acerca de seus filhos, e da grandeza da carga que sobre ele recaiu, e da fundação da casa de Deus, eis que está escrito na história do livro dos reis. E Amazias, seu filho, reinou em seu lugar.

O capítulo 24 de 2 Crônicas relata o reinado de Joás, que começou a reinar quando tinha apenas sete anos de idade e reinou em Jerusalém por quarenta anos. Durante o tempo em que Joás seguiu os conselhos do sacerdote Jeoiada, ele agiu de maneira justa aos olhos do Senhor. Jeoiada tomou para Joás duas mulheres, com quem ele gerou filhos e filhas.

Joás também teve o desejo de reparar a casa do Senhor e convocou os sacerdotes e levitas para coletar dinheiro de todo o Israel para a reconstrução do templo. No entanto, os levitas foram negligentes no cumprimento dessa tarefa inicialmente. Jeoiada, o sacerdote, confrontou-os e lembrou que Moisés tinha imposto uma contribuição ao povo para a casa do Senhor. Sendo assim, Joás ordenou a criação de uma arca do lado de fora do templo para que as ofertas pudessem ser depositadas.

A população se alegrou e trouxe suas ofertas até que o dinheiro necessário fosse arrecadado. Os recursos eram utilizados para reparar a casa do Senhor e não eram contabilizados, pois havia confiança na fidelidade dos que trabalhavam na obra. Entretanto, do dinheiro coletado, não foram feitas taças de prata, espevitadeiras, bacias ou trombetas, mas sim caldeiros que seriam utilizados pelos sacerdotes.

Perguntas frequentes sobre 2 Crônicas 24

1. Quem foi Joás?

Joás foi um rei de Judá que começou a reinar quando tinha sete anos de idade.

2. Por que Joás decidiu reparar a casa do Senhor?

Joás decidiu reparar a casa do Senhor porque reconheceu a importância de preservar e restaurar o templo.

3. Como os levitas contribuíram para a reconstrução do templo?

Inicialmente, os levitas foram negligentes em contribuir para a reconstrução do templo, mas depois foram convocados por Jeoiada a cumprir a ordem de Moisés de trazer uma contribuição para a casa do Senhor.

4. Quais objetos foram feitos com as ofertas?

Com as ofertas coletadas, não foram feitos objetos de valor como taças de prata, espevitadeiras, bacias ou trombetas, mas sim caldeiros que seriam utilizados pelos sacerdotes.

Conclusão

O capítulo 24 de 2 Crônicas nos mostra a importância de preservar e cuidar da casa do Senhor. Joás demonstrou liderança ao tomar a iniciativa de reparar o templo e convocar o povo para contribuir financeiramente. Além disso, a confiança na fidelidade daqueles que trabalhavam na obra é ressaltada, mostrando que o trabalho realizado na casa de Deus deve ser feito com integridade. No entanto, o capítulo também registra a conspiração contra Joás e sua morte prematura, o que serve como um lembrete de que nem sempre a justiça é completamente alcançada nesta vida. No entanto, devemos permanecer fiéis e diligentes na obra de Deus, independentemente das circunstâncias ao nosso redor.

Deixe um comentário