2 Crônicas 28

2 Crônicas 28 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Acaz tinha vinte anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém; porém não fez o que era reto aos olhos do SENHOR, como Davi, seu pai.

2 Antes andou nos caminhos dos reis de Israel, e até imagens de fundição fez para os baalins.

3 Também ele queimou incenso no vale do filho de Hinom, e queimou a seus filhos no fogo, conforme às abominações das nações que o SENHOR tinha expulsado de diante dos filhos de Israel.

4 E sacrificava, e queimava incenso nos altos, e sobre os outeiros, como também debaixo de toda a árvore verde.

5 Por isso o SENHOR, seu Deus, o deu na mão do rei dos sírios, os quais o feriram, e levaram dele uma grande multidão de presos, que eles levaram a Damasco; também foi ele entregue na mão do rei de Israel, o qual o feriu com grande morticínio.

6 Porque Peca, filho de Remalias, matou, num só dia, a Judá cento e vinte mil, todos homens valentes; porquanto deixaram ao SENHOR, Deus de seus pais.

7 Zicri, o poderoso homem de Efraim, matou a Maaséias, filho do rei, e a Azricão, o mordomo, e a Elcana, o segundo depois do rei.

8 E os filhos de Israel levaram cativos de seus irmãos duzentos mil, donzelas, mulheres e filhos; e também roubar-lhes ainda muito despojo, e o trouxeram para Samaria.

9 Porém estava ali um profeta do SENHOR, cujo nome era Odede; este saiu ao encontro do exército que vinha para Samaria, e disse-lhes: Eis que, irados contra Judá, por causa do SENHOR seu Deus, os sírios os deram na mão e os mataram em grande mortandade, porém vieram a fazer presos.

10 E, agora, intentais trazer sobre vós cativos que já em grande número fizeram, de vossos irmãos, cativos seus? Quão grande é já a vossa culpa perante o SENHOR, vosso Deus?

11 Agora, pois, ouvi-me e tornai a pôr em liberdade os cativos que levastes cativos, de vossos irmãos; porque o furor da ira do SENHOR está sobre vós.

12 Então alguns homens dentre os cabeças dos filhos de Efraim, Azarias, filho de Joanã, Berequias, filho de Mesilemote, Jeizquias, filho de Salum, e Amasa, filho de Hadlai, se levantaram contra os que vinham da guerra.

13 E lhes disseram: Não introduzireis aqui os cativos, porque isto faria com que contra nós viesse maior pecado do que o já cometido no tocante ao SENHOR; grande a nossa culpa é, e há grande furor contra Israel.

14 Então os homens armados deixaram os cativos e o despojo, diante dos príncipes e de toda a congregação.

15 E os homens que foram expressos por seus nomes se levantaram e tomaram os cativos e, do despojo, vestiram a todos os que, dentre eles, estavam nus; vestiram-nos, e calçaram-nos, e lhes deram de comer, e os ungiram, e a todos os fatigados levaram sobre jumentos, e os conduziram a Jericó, a cidade das palmeiras, a seus irmãos; depois, voltaram a Samaria.

16 Naquele tempo, enviou o rei Acaz mensageiros a Tiglate-Pileser, rei da Assíria, para que este o socorresse.

17 Porque os edomitas tinham voltado e tinham ferido a Judá e levado cativos.

18 Os filisteus também tinham invadido as cidades da campina e do sul de Judá e tinham tomado a Bete-Semes, Aijalom, Gederote e Soo, com as suas aldeias, Timna com as suas aldeias e Gimzo com as suas aldeias, e habitaram neles.

19 Porque o SENHOR humilhou a Judá por causa de Acaz, rei de Israel; porque este removera todos os limites de Judá e, ao delituosamente, fizera transgressão contra o SENHOR.

20 Veio, pois, a ele Tiglate-Pileser, rei da Assíria, porém o angustiou e não o fortaleceu.

21 Porque Acaz tomou parte do tesouro da Casa do SENHOR e do tesouro da casa do rei e enviou ao rei da Assíria; porém de nada lhe aproveitou.

22 No mesmo tempo em que angustiado estava, ainda mais prevaricou contra o SENHOR: o rei Acaz.

Sobre o Capítulo 2 Crônicas 28

O capítulo 2 Crônicas 28 relata o reinado de Acaz, rei de Judá. Infelizmente, Acaz se desviou do caminho do Senhor e seguiu os caminhos dos reis de Israel, praticando idolatria e até mesmo sacrificando seus próprios filhos. Como consequência de suas ações, o Senhor entregou Acaz nas mãos dos inimigos, e ele sofreu grandes derrotas e perdas.

No entanto, o capítulo também destaca a intervenção de Deus através do profeta Odede, que adverte o exército que atacava Samaria sobre a ira divina que estava sobre eles por causa do cativeiro dos cativos de Judá. Isso leva os atacantes a libertarem os cativos e a conduzi-los de volta a Jericó.

Perguntas Frequentes sobre 2 Crônicas 28:

1. Por que Acaz foi castigado por Deus?

R: Acaz foi castigado por Deus por aderir à idolatria e oferecer sacrifícios humanos.

2. Qual foi o papel do profeta Odede no capítulo 28?

R: O profeta Odede advertiu o exército que estava atacando Samaria sobre a ira de Deus e os incentivou a libertar os cativos que haviam capturado.

3. Quais foram as consequências das ações de Acaz?

R: Como consequência de suas ações, Acaz sofreu derrotas nas mãos de seus inimigos, foi privado de grande parte de seu povo através do cativeiro e enfrentou a ira de Deus.

Conclusão:

O capítulo 2 Crônicas 28 nos mostra as consequências nefastas da idolatria e da desobediência aos mandamentos do Senhor. O reinado de Acaz serve como um lembrete de que as ações têm consequências, e que a fidelidade e obediência a Deus são fundamentais para desfrutarmos das bênçãos e da proteção divina. Mesmo nos momentos mais sombrios, vemos a mão de Deus agindo para trazer redenção e libertação. Que possamos aprender com os erros do passado e buscar uma vida de adoração e retidão diante de Deus.

Deixe um comentário