2 Reis 1

2 Reis 1 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Mas depois da morte de Acabe, Moabe se rebelou contra Israel.

2 Acazias caiu pelas grades de um terraço no seu palácio em Samária e ficou gravemente ferido. Então enviou mensageiros com a seguinte ordem: “Vão consultar Bael-Zebube, deus de Ecrom, para saber se vou me recuperar desta doença”.

3 Mas o anjo do Senhor disse a Elias, o tesbita: “Vá ao encontro dos mensageiros do rei de Samária e pergunte a eles: ‘É porque não há Deus em Israel que vocês estão indo consultar Bael-Zebube, deus de Ecrom?’

4 Portanto, assim diz o Senhor: ‘Você não descerá do leito em que está deitado. Certamente morrerá’! E Elias partiu.

5 Quando os mensageiros voltaram para o rei, este perguntou: “Por que vocês voltaram?”.

6 Eles responderam: “Um homem nos encontrou e nos disse para voltarmos e dizermos ao rei: ‘Assim diz o Senhor: É porque não há Deus em Israel que você está enviando mensageiros a consultar Bael-Zebube, deus de Ecrom? Portanto, você não descerá do leito em que está deitado; certamente morrerá'”.”

7 O rei perguntou a eles: “Como era esse homem que os encontrou e lhes disse essas coisas?”.

8 Eles responderam: “Ele estava vestido de pele de animal e com um cinto de couro em volta dos quadris”. O rei disse: “Esse é Elias, o tesbita”.

9 Então ele mandou um oficial com cinquenta soldados em sua direção. O oficial subiu até onde Elias estava sentado e disse a ele: “Homem de Deus, o rei ordena que você desça imediatamente”.

10 Mas Elias respondeu ao oficial: “Se sou mesmo homem de Deus, que desça fogo do céu e o consuma a você e aos seus cinquenta soldados!”. E, de fato, desceu fogo do céu e consumiu o oficial e seus soldados.

11 O rei mandou outro oficial com outros cinquenta soldados. E disse a ele: “Homem de Deus, a ordem do rei é que você desça imediatamente”.

12 Mas Elias respondeu: “Se sou mesmo homem de Deus, que desça fogo do céu e o consuma a você e aos seus cinquenta soldados!”. Então o fogo de Deus desceu do céu e consumiu o oficial e seus soldados.

13 O rei mandou um terceiro oficial com outros cinquenta soldados. Mas esse terceiro oficial subiu, se ajoelhou diante de Elias e lhe suplicou: “Ó homem de Deus, peço-lhe que poupe a minha vida e a vida destes seus cinquenta servos.

14 Veja, desceu fogo do céu e consumiu os dois primeiros oficiais com seus cinquenta soldados; mas agora poupe a minha vida!”

15 O anjo do Senhor disse a Elias: “Desça com ele, não tenha medo”. Então Elias se levantou, desceu com o oficial e foi falar com o rei.

16 E Elias lhe falou: “Assim diz o Senhor: ‘Por ter enviado mensageiros para consultar Bael-Zebube, deus de Ecrom, como se não houvesse Deus em Israel, você não descerá do leito em que está deitado. Certamente morrerá!'”

17 Então, Acazias morreu conforme a palavra do Senhor, dita por Elias.

O capítulo 1 de 2 Reis começa relatando a rebelião de Moabe contra Israel após a morte do rei Acabe. Em seguida, Acazias, o filho de Acabe, sofre um grave acidente e busca consultar Bael-Zebube, um deus de Ecrom, sobre sua recuperação. No entanto, o anjo do Senhor instrui o profeta Elias a confrontar os mensageiros do rei. Elias profetiza que Acazias não se recuperará e morrerá devido à sua busca por um deus estrangeiro.

Perguntas frequentes:

1. Quem foi Acazias?

Acazias foi o filho do rei Acabe e reinou sobre Israel por dois anos após a morte de seu pai.

2. O que significa Bael-Zebube?

Bael-Zebube é um termo que significa “senhor das moscas”. É um título pejorativo para um deus filisteu adorado em Ecrom.

3. Por que Elias foi enviado para confrontar os mensageiros do rei?

Elias foi enviado para confrontar os mensageiros do rei porque eles buscaram a consulta de um deus estrangeiro em vez de confiar no Deus de Israel.

4. O que aconteceu com Acazias no final?

Acazias morreu conforme a palavra do Senhor, dita pelo profeta Elias.

Conclusão

O capítulo 1 de 2 Reis mostra o confronto entre a fé no Deus de Israel e a busca de Acazias por ajuda em deuses estrangeiros. Isso resulta na condenação do rei e em sua morte, confirmando a supremacia e a fidelidade de Deus. É um lembrete poderoso de que devemos confiar exclusivamente no Senhor em todas as circunstâncias.

Deixe um comentário