2 Reis 10

2 Reis 10 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E Acabe tinha em Samaria setenta filhos; porém Jeú escreveu cartas e as enviou a Samaria, aos principais de Jezreel, aos anciãos e aos aios de Acabe, dizendo:

2 Pois, logo que vos chegar esta carta, tendo convosco os filhos de vosso senhor, como também tendo convosco carros, e cavalos, e cidade forte, e armas,

3 Vede quais dentre os filhos de vosso senhor são melhores, e tomai-o, e ponde-o sobre o trono de seu pai, e pelejai pela casa de vosso senhor.

4E eles temeram muito, e disseram: Eis que dois reis não puderam resistir-lhe; como, pois, poderemos nós resistir-lhe, se lhe sairmos ao encontro?

5 E o mordomo da casa, e o governador da cidade, e os anciãos, e os aios fizeram como Jezabel lhes ordenara, segundo está escrito nas cartas que lhes enviara.

6 Enviou, pois, a carta segunda vez a eles, dizendo: Se sois meus, e se atendestes à minha voz, tomai as cabeças dos filhos dos vossos senhores, e vinde a mim a esta hora amanhã, em Jezreel. Ora, os filhos do rei, setenta varões, estavam com os grandes da cidade, que os criavam.

7 E sucedeu que, chegando a eles a carta, tomaram os filhos do rei, e mataram setenta varões, e puseram as suas cabeças numa cesta, e lha enviaram até Jezreel.

8 Veio um mensageiro e lhe anunciou, dizendo: Trouxeram as cabeças dos filhos do rei. E ele disse: Ponde-as em duas montanhas, à entrada da porta, até amanhã.

9 E sucedeu, pela manhã, que ele saiu, e parou, e disse a todo o povo: Vós sois justos! Eis que eu me levantei contra o meu senhor, e o matei; mas quem feriu a todos estes?

10 Sabei, pois, agora, que nenhumas das palavras que o Senhor falou acerca da casa de Acabe cairão em terra, porque o Senhor fez o que falou pelo ministério de seu servo Elias.

11 Assim matou Jeú todos os que restaram da casa de Acabe em Jezreel, como também a todos os seus grandes, e aos seus conhecidos, e aos seus sacerdotes, até que não lhe restou ninguém.

12 Levantou-se então, e partiu, e foi-se a Samaria; e, estando ele no caminho, na casa do pastor da sementeira,

13 Encontrou os irmãos de Acazias, rei de Judá, e disse: Quem sois vós? E eles responderam: Nós somos irmãos de Acazias; e, descendo, para saudar os filhos do rei, e os filhos da rainha,

14 Disse: Prendei-os vivos. E eles os prenderam vivos, e os mataram junto à cisterna de Bet-Equede, quarenta e dois homens, e não deixou nenhum deles.

15 Partiu dali, e achou a Jonadabe, filho de Recabe, que vinha a seu encontro. E o saudou, e lhe disse: É reto o teu coração, como é o meu coração para com o teu coração? E disse Jonadabe: É. Se o é, disse Jeú, dá-me a tua mão. E ele lhe deu a mão; e Jeú o fez subir consigo ao carro,

16 E disse: Vem comigo, e verás o meu zelo pelo Senhor. Assim o fez andar no seu carro.

17 Chegou a Samaria, e feriu todos os que restavam a Acabe em Samaria, até destruí-los, conforme à palavra do Senhor, que tinha falado a Elias.

18 E Jeú ajuntou a todo o povo, e disse-lhes: Acabe serviu pouco a Baal; Jeú muito o servirá.

19 Chamai-me, pois, agora, todos os profetas de Baal, todos os seus servos, e todos os seus sacerdotes; não falte nenhum, porque tenho um grande sacrifício a fazer a Baal; todo aquele que faltar não viverá. Jeú, porém, fazia isto por astúcia, para destruir os servos de Baal.

20 E disse Jeú: Santificai um culto solene a Baal. E o proclamaram.

21 E Jeú enviou por todo o Israel, e vieram todos os servos de Baal; nem um só ficou que não viesse; e foram ao templo de Baal, de modo que o templo de Baal se encheu de ponta a ponta.

22 E disse ele ao que tinha o cargo do vestiário: Traze vestidos para todos os servos de Baal. E ele lhos trouxe.

23 Jeú, pois, entrou com Jonadabe, filho de Recabe, no templo de Baal, e disse aos servos de Baal: Buscai, e vede, que aqui não haja entre vós algum dos servos do Senhor, mas só os servos de Baal.

24 Entraram, para oferecer sacrifícios e holocaustos; e Jeú pôs noveenta varões fora, dizendo: Se escapar algum dos homens que eu trago em vossas mãos, a vida dele responderá pela vida dele.

Este capítulo relata o cumprimento da profecia pronunciada pelo profeta Elias contra a casa de Acabe. Jeú, escolhido por Deus, foi incumbido de vingar o Senhor, matando todos os descendentes de Acabe e destruindo todos os seguidores de Baal em Israel. Essa missão de Jeú é conduzida de forma violenta e implacável, refletindo o juízo divino sobre o mal praticado pela casa de Acabe.

Perguntas frequentes sobre o livro de 2 Reis 10:

1. Quem era Acabe e por que seu reinado foi condenado por Deus?

Acabe foi o sétimo rei de Israel após a divisão do reino de Salomão. Ele se destacou pela sua má conduta e idolatria, principalmente por ter se casado com Jezabel, uma princesa fenícia que influenciou na introdução e promoção do culto a Baal em Israel. Deus condenou o reinado de Acabe por causa da sua idolatria e por levar o povo a adorar outros deuses, abandonando o culto ao verdadeiro Deus de Israel.

2. Quem foi Jeú e qual o propósito de sua missão?

Jeú foi um comandante militar que foi ungido por Deus para executar o juízo divino sobre a casa de Acabe. Sua missão era matar todos os descendentes de Acabe, assim como os seguidores de Baal em Israel, purificando a nação da idolatria e restaurando a adoração ao verdadeiro Deus.

3. Qual foi o resultado da missão de Jeú?

Jeú cumpriu sua missão de forma implacável, matando todos os descendentes de Acabe e destruindo o culto a Baal em Israel. Apesar de sua atitude rígida, o Senhor reconheceu a fidelidade de Jeú em executar o juízo divino e prometeu que sua descendência permaneceria no trono de Israel por quatro gerações.

4. Qual é a mensagem principal do capítulo 10 de 2 Reis?

A mensagem principal do capítulo 10 de 2 Reis é a soberania de Deus sobre os reinos e a justiça divina em punir o mal e recompensar a fidelidade. Através da história de Jeú, vemos a importância de obedecer e adorar somente ao Senhor, evitando a idolatria e as práticas que desagradam a Deus.

Conclusão:

O capítulo 10 de 2 Reis demonstra a justiça divina ao punir a idolatria e o mal praticado pela casa de Acabe. Jeú, escolhido por Deus para executar esse juízo, cumpre sua missão de forma implacável, purificando Israel e restaurando a adoração ao verdadeiro Deus. Essa história nos ensina sobre a importância da obediência e da fidelidade ao Senhor, sabendo que Ele recompensa aqueles que O seguem e executa a justiça sobre o mal.

Deixe um comentário