2 Reis 21

2 Reis 21 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Manassés tinha doze anos de idade quando começou a reinar, e reinou cinquenta e cinco anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Hefzibá.

2 E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, conforme as abominações dos gentios que o SENHOR expulsara de diante dos filhos de Israel.

3 Porque tornou a edificar as altas que Ezequias, seu pai, tinha derrubado, e levantou altares a Baal, e fez um bosque, como fizera Acabe, rei de Israel, e inclinou-se perante todo o exército dos céus, e os serviu.

4 E edificou altares na casa do SENHOR, da qual o SENHOR tinha dito: Eu porei o meu nome em Jerusalém.

5 Edificou também altares a todo o exército dos céus, nos dois átrios da casa do SENHOR.

6 E fez passar a seu filho pelo fogo, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro e ordenou adivinhos e feiticeiros; e prosseguiu em fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira.

7 Assim, pôs ele a imagem esculpida da cova que tinha feito na casa, da qual o SENHOR tinha dito a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre;

8 E nunca mais removerei o pé de Israel desta terra que ordenei a seus pais, contanto que tanto somente cuidem de fazer conforme a tudo quanto lhes tenho ordenado, conforme toda a lei que meu servo Moisés lhes ordenou.

9 Porém não ouviram; pois Manassés os fez errar, para que fizessem pior do que as nações que o SENHOR destruíra de diante dos filhos de Israel.

10 Então falou o SENHOR por seus servos, os profetas, dizendo:

11 Porquanto fez Manassés, rei de Judá, estas abominações, fazendo pior do que tudo quanto fizeram os amorreus que foram antes dele, e até fez pecar a Judá com os seus ídolos;

12 Portanto, assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que trarei tal mal sobre Jerusalém e sobre Judá, que ambos os ouvidos de quem ouvir acerca disso lhe tinirão.

13 E de estirpe dou a medir em Jerusalém como se mede um prato cheio, destruirei aquele que ficar da minha herança, e o lançarei fora como se lança fora imundície; e farei a esta cidade como se fez a Jeroboão, filho de Nebate.

14 E ou aos profetas de Deus, mas, indo aos sábios em feitiçarias e em adivinhações, e buscou todo o que era do agrado dos acobardamentos, para o fazerem.

15 Portanto, assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que eu hei de trazer tal mal sobre Jerusalém e sobre Judá, que qualquer que ouvir a ela, ambos os ouvidos lhes tinirão.

O capítulo 21 do livro de 2 Reis relata o reinado de Manassés, que começou a reinar com apenas doze anos de idade e governou durante cinquenta e cinco anos em Jerusalém. Infelizmente, Manassés seguiu o caminho do mal e praticou abominações aos olhos do SENHOR, copiando as práticas dos gentios expulsos por Deus. Ele reconstruiu os altares pagãos e até mesmo sacrificou seu filho ao fogo. Manassés também consultou feiticeiros e praticou adivinhação.

Como consequência de suas ações, Deus prometeu trazer um grande mal sobre Jerusalém e Judá, destruindo aqueles que permanecessem em sua herança. Ele comparou a cidade de Jerusalém a Jeroboão, filho de Nebate, que também agiu de forma desobediente perante o SENHOR.

Perguntas frequentes sobre 2 Reis 21:

1. Quem foi Manassés?

Manassés foi um rei de Judá que reinou por cinquenta e cinco anos em Jerusalém. Ele começou a reinar com apenas doze anos de idade.

2. Quais foram as abominações cometidas por Manassés?

Manassés praticou as abominações dos gentios que o SENHOR expulsara, incluindo a reconstrução de altares pagãos, a adoração de Baal e o sacrifício de seu próprio filho ao fogo.

3. Por que Deus trouxe juízo sobre Jerusalém e Judá?

Deus trouxe juízo sobre Jerusalém e Judá devido às abominações cometidas por Manassés e ao fato de o povo não ter ouvido os profetas do SENHOR.

4. Qual foi a consequência das ações de Manassés?

Deus prometeu trazer um grande mal sobre Jerusalém e Judá, incluindo a destruição daqueles que permanecessem em sua herança.

Conclusão

O capítulo 21 de 2 Reis nos mostra o reinado de Manassés, um líder que se desviou do caminho de Deus e praticou abominações. Suas ações trouxeram consequências sobre Jerusalém e Judá, levando Deus a prometer juízo sobre a cidade. Essa história serve como um lembrete da importância de obedecer aos mandamentos de Deus e evitar cair na idolatria e práticas pecaminosas. Devemos aprender com os erros de Manassés e buscar seguir a vontade de Deus em nossas vidas.

Deixe um comentário