2 Samuel 11

2 Samuel 11 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E aconteceu que, no ano seguinte, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos com ele, e a todo o Israel, e destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.

2 E aconteceu, pela tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu, do terraço, uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.

3 E enviou Davi a perguntar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?

4 Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.

5 E a mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida.

6 Então enviou Davi a Joabe, dizendo: Manda-me Urias, o heteu. E Joabe mandou Urias a Davi.

7 Vindo, pois, Urias a ele, perguntou-lhe Davi como Joabe estava, e como estava o povo, e como ia a guerra.

8 Depois disse Davi a Urias: Desce a tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, foi-lhe enviado presente da mesa do rei.

9 Porém Urias dormiu à porta da casa do rei, com todos os servos de seu senhor, e não desceu à sua casa.

10 E o fizeram saber a Davi, dizendo: Urias não desceu à sua casa; porém Davi disse a Urias: Não vens tu de uma jornada? porque não desceste à tua casa?

11 E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor, estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer, e para beber, e para me deitar com minha mulher? Tão certo como tu vives, e como vive a tua alma, por tua vida, que não farei tal coisa.

12 Então disse Davi a Urias: Assenta-te aqui hoje também, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.

13 E Davi o convidou, e comeu, e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.

14 E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe, e a enviou por mão de Urias.

15 Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja, e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.

16 Aconteceu, pois, que, de madrugada, Davi escreveu uma carta a Joabe, e a enviou por mão de Urias.

17 E escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja, e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.

18 Sucedeu, pois, que, pondo Joabe cerco à cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que os valentes homens estavam.

19 E saíram os homens da cidade, e pelejaram com Joabe, e caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.

20 Então Davi enviou a dizer a Joabe: Não faças mal disso, porque a espada devora tanto este como aquele; esforça-te antes contra a cidade, e a derrota; e seja ele animado dize isto.

21 E, ouvindo a mulher de Urias que Urias, seu marido, era morto, lamentou por seu marido.

22 E, passado o luto, enviou Davi, e a tomou por sua mulher, e veio a dar à luz um filho; porém o que Davi tinha feito desagradara ao Senhor.

O capítulo 11 do livro de 2 Samuel conta a triste história do adultério de Davi com Bate-Seba e o assassinato do marido dela, Urias, para encobrir o seu pecado. Davi, que antes era conhecido como um homem segundo o coração de Deus, cai em tentação e desonra o nome do Senhor.

Este episódio nos mostra a fragilidade humana e a importância de estarmos vigilantes para não cairmos em pecado. Davi, mesmo sendo um homem escolhido por Deus, não resistiu às tentações e teve que enfrentar as consequências dos seus atos.

Neste capítulo, aprendemos a importância de sermos prudentes em nossas decisões e estar atentos às nossas fraquezas. Devemos buscar a Deus para nos fortalecer e resistir às tentações que podem nos levar a pecar.

Perguntas frequentes sobre 2 Samuel 11:

1. Por que Davi cometeu adultério com Bate-Seba?

Infelizmente, Davi cedeu à tentação e se deixou levar pela paixão e pelo desejo carnal. Ele viu Bate-Seba, que era esposa de Urias, um dos seus guerreiros, e se sentiu atraído por ela. Ao invés de resistir à tentação, ele mandou trazê-la para si e cometeu adultério.

2. Por que Davi mandou matar Urias?

Depois de engravidar Bate-Seba, Davi tentou encobrir o seu pecado. Ele mandou chamar Urias da guerra e tentou fazê-lo ir para casa e deitar-se com sua esposa para que parecesse que o filho que ela esperava era dele. No entanto, Urias se recusou a desfrutar do conforto do lar enquanto seus companheiros de guerra estavam em batalha. Vendo que seu plano não daria certo, Davi decidiu mandar Urias para a linha de frente da batalha e o deixou ser morto.

3. Qual foi a consequência do pecado de Davi?

O pecado de Davi teve consequências desastrosas. Além da morte de Urias, o filho que nasceu do adultério entre Davi e Bate-Seba ficou doente e morreu. A família de Davi também foi afetada, com seus filhos se rebelando e trazendo mais problemas para o reino.

4. O que podemos aprender com a história de Davi e Bate-Seba?

A história de Davi e Bate-Seba nos ensina sobre a importância de permanecermos vigilantes em nossa vida espiritual e de não ceder às tentações. Mesmo os mais “fortes” e “santos” podem falhar quando não estão atentos às armadilhas do inimigo. Devemos buscar a Deus, pedir discernimento e resistir às tentações que surgem em nosso caminho.

Conclusão

O capítulo 11 de 2 Samuel nos mostra que até mesmo os mais fiéis servos de Deus estão sujeitos a cair em pecado quando descuidam de sua comunhão com Ele. A história de Davi nos alerta sobre os perigos da carne e da luxúria, e nos lembra de buscar sempre a santidade e a retidão diante de Deus. Que possamos aprender com os erros de Davi e buscar a Deus com sinceridade e devoção em todos os momentos de nossa vida.

Deixe um comentário