2 Samuel 12

2 Samuel 12 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Então o SENHOR enviou Natã a Davi;

2 ele veio a ele, e disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.

3 O rico tinha muitos rebanhos e manadas;

4 mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela crescera com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.

5 Depois chegou um viajante à casa do homem rico; e ele não quis tomar das suas ovelhas e das suas vacas para guisar para o viajante que tinha chegado a ele; antes tomou a cordeira do homem pobre e a guisou para o homem que tinha chegado a ele.

6 Então a ira de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isto.

7 E pela cordeira pobre, disse Natã a Davi, tu és esse homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;

8 dei-te a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio; também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.

9 Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por mulher, e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.

10 Agora, pois, nunca se apartará a espada da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.

11 Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.

12 Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.

13 Davi disse a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.

14 Todavia, porquanto com este feito deste lugar a que blasfemas os inimigos do SENHOR, o filho que te nasceu certamente morrerá.

15 E Natã voltou para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente.

16 Davi, pois, rogou a Deus pela criança; e Davi jejuou, e entrou, e passou a noite toda prostrado em terra.

17 Então os anciãos de sua casa se chegaram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, nem comeu pão com eles.

18 Aconteceu, porém, ao sétimo dia, que a criança morreu; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, pois diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Maior se fará a sua dor, e perguntará: Se eu jejuei por ele vivendo, quem me fará jejuar a criança morta?

19 Porém Davi, vendo que seus servos cochichavam entre si, entendeu que a criança estava morta, pelo que disse Davi aos seus servos: Está morta a criança? E eles responderam: Está morta.

20 Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de vestes, e entrou na casa do SENHOR, e adorou; depois foi à sua casa, e pediu pão, e lhe puseram pão, e comeu.

21 Então disseram os seus servos: Que é isso que fizeste? pela criança viva jejuaste e choraste; porém, depois que a criança morreu, te levantaste e comeste pão.

22 Ele respondeu: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se Deus terá compaixão de mim, e viverá a criança?

23 Porém, agora que é morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.

24 Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher; e foi a ela, e deitou-se com ela, e ela deu à luz um filho, e Davi lhe chamou o nome de Salomão; e o SENHOR o amou.

25 E enviou, por mão do profeta Natã, a Davi; por isso chamou o seu nome Jedidias, segundo a palavra do SENHOR.

26 E pelejou Joabe contra Rabá dos filhos de Amom, e tomou a cidade real.

27 Então enviou Joabe mensageiros a Davi, dizendo: Pelejei contra Rabá, e já tomei a cidade das águas.

28 Agora, pois, ajunta o resto das tropas, e cerca a cidade, e toma-a, para que eu não tome a cidade, e seja chamada do meu nome.

29 Então ajuntou Davi a todo o povo, e foi a Rabá, e pelejou contra ela, e a tomou.

30 E tirou a coroa da cabeça de Milcom; na qual pesava um talento de ouro, e havia nela pedras preciosas; e foi posta sobre a cabeça de Davi; e da cidade levou muito despojo.

31 Também levou o povo que estava nela, e os pôs em trabalhos com serras, enxós e machados de ferro; e assim fez Davi a todas as cidades dos filhos de Amom; então voltou Davi com todo o povo para Jerusalém.

O capítulo 12 de 2 Samuel traz a história em que Deus envia o profeta Natã a Davi para confrontá-lo sobre seu pecado. Natã conta a Davi uma parábola de um homem rico que tomou a única cordeirinha de um homem pobre, o que gera indignação em Davi. Então, Natã revela que Davi é esse homem que desrespeitou a palavra de Deus ao cometer adultério com Bate-Seba e assassinar seu marido Urias. Deus diz que, como consequência, a espada nunca se apartará da casa de Davi e que um mal se levantará de sua própria casa. Davi confessa seu pecado e apesar de ser perdoado, a criança que Bate-Seba concebeu com ele morre.

Perguntas frequentes sobre 2 Samuel 12:

1. Por que Davi se indignou com a parábola de Natã?

Davi se indignou com a parábola de Natã porque pôde reconhecer a injustiça e a maldade do homem rico que tomou a ovelha única do homem pobre. Essa reação mostra que Davi ainda possuía um senso de justiça e retidão, mesmo tendo cometido um grave pecado.

2. Qual foi o pecado de Davi mencionado no capítulo 12 de 2 Samuel?

O pecado de Davi mencionado no capítulo 12 de 2 Samuel foi o adultério com Bate-Seba, esposa de Urias, e o subsequente assassinato de Urias para encobrir a gravidez de Bate-Seba.

3. Qual foi a consequência do pecado de Davi?

A consequência do pecado de Davi foi que a espada nunca se apartaria de sua casa, ou seja, sua família passaria por conflitos e problemas. Além disso, Deus disse que um mal se levantaria de dentro de sua própria casa.

4. Por que a criança concebida por Davi e Bate-Seba morreu?

A morte da criança foi uma consequência do pecado de Davi e Bate-Seba. Deus permitiu que a criança morresse como uma forma de disciplina para Davi e também para evitar que a criança crescesse enfrentando as consequências do adultério e assassinato cometidos por seus pais.

Conclusão

O capítulo 12 de 2 Samuel apresenta uma importante lição sobre como Deus disciplina aqueles que desrespeitam Sua palavra. Davi, mesmo sendo um homem segundo o coração de Deus, cometeu um pecado grave ao desobedecer os mandamentos divinos. Através do profeta Natã, Deus confronta Davi e revela as consequências de seus atos. A história serve como um lembrete de que mesmo pessoas piedosas podem cair em pecado, mas também ressalta a importância do arrependimento e do perdão divino.

Deixe um comentário