2 Samuel 6

2 Samuel 6 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 De novo Davi ajuntou todos os escolhidos em Israel, trinta mil.

2 E levantou-se Davi, e partiu com todo o povo que tinha consigo, ao longo de mil homens de Bete-Seba até trazerem a arca de Deus, diante da qual é invocado o nome do Senhor dos Exércitos, que se assenta entre os querubins.

3 E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.

4 E, levando-o da casa de Abinadabe, que está em Gibeá, com a arca de Deus, aiô ia adiante da arca.

5 E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o Senhor, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos.

6 E, chegando eles à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam estacar.

7 Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e feriu-o ali Deus por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.

8 Ficou Davi contristado, porque o Senhor havia aberto rotura em Uzá; pelo que se chamou àquele lugar Pérez-Uzá, até ao dia de hoje.

9 E temeu Davi ao Senhor naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do Senhor?

10 E não quis Davi retirar para junto de si a arca do Senhor, para a cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.

11 E habitou a arca do Senhor três meses na casa de Obede-Edom, o giteu; e abençoou o Senhor a Obede-Edom, e a toda a sua casa.

12 E avisaram ao rei Davi, dizendo: O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus. Foi, pois, Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria.

13 E sucedeu que, quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados;

14 e Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho.

15 Assim Davi, e toda a casa de Israel, levavam a arca do Senhor, com júbilo e ao som de trombetas.

16 E, chegando a arca do Senhor à cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do Senhor, o desprezou no seu coração.

17 E trouxeram a arca do Senhor, e a puseram no seu lugar, no meio da tenda que Davi lhe armara; e Davi ofereceu holocaustos perante o Senhor, e ofertas pacíficas.

18 E, acabando Davi de oferecer os holocaustos e as ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do Senhor dos Exércitos.

19 E repartiu a todo o povo, a toda a multidão de Israel, tanto a homens como a mulheres, a cada um, um bolo de pão, e uma peça de carne, e um frasco de vinho. E retirou-se todo o povo, cada um para a sua casa.

20 Então voltou Davi, para abençoar a sua casa; e Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se, hoje, aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre qualquer dos vadios!

21 Disse, porém, Davi a Mical: Perante o Senhor, que me escolheu a mim antes do que a teu pai, e a toda a sua casa, mandando-me que fosse soberano sobre o povo do Senhor, sobre Israel, sim, perante o Senhor tenho dançado; e ainda mais me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falas, delas serei honrado.

22 Assim foi pois Mical, filha de Saul, sem ter filhos, até ao dia da sua morte.

O capítulo 6 de 2 Samuel relata o momento em que Davi decide trazer a arca de Deus de volta para a cidade de Davi. Ele reuniu trinta mil escolhidos em Israel e liderou o povo na procissão da arca. Porém, durante o trajeto, Uzá cometeu a imprudência de tocar na arca, o que desencadeou a ira de Deus e Uzá acabou falecendo. Isso causou temor em Davi, que decidiu não levar a arca para sua cidade, mas sim para a casa de Obede-Edom.

Após três meses, Davi foi informado que a casa de Obede-Edom estava sendo abençoada por causa da arca de Deus, e decidiu trazê-la para a cidade de Davi com alegria. Durante a procissão, Davi dançou com todas as suas forças diante do Senhor, causando o desprezo de Mical, filha de Saul. Davi ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas ao Senhor e abençoou o povo.

No final do capítulo, Davi repartiu pães, carne e vinho a todo o povo, em sinal de agradecimento. Mical confrontou Davi por sua atitude de dançar diante do Senhor, mas Davi respondeu que estava honrando a Deus e que estava disposto a se humilhar ainda mais. Mical, que não tinha filhos, permaneceu nessa condição até sua morte.

Perguntas frequentes sobre 2 Samuel 6:

1. Por que Uzá foi ferido por tocar na arca?

Uzá foi ferido por tocar na arca porque Deus havia estabelecido regras específicas para o seu transporte. A arca era considerada extremamente sagrada e só poderia ser carregada pelos levitas. Uzá agiu de forma imprudente ao tocar na arca, desrespeitando as normas estabelecidas por Deus.

2. Por que Davi decidiu não levar a arca para a cidade de Davi?

Davi decidiu não levar a arca para a cidade de Davi porque temeu a ira de Deus após a morte de Uzá. Ele preferiu deixar a arca na casa de Obede-Edom, onde se mostrou um lugar de bênçãos. Somente após perceber que a presença da arca estava trazendo inúmeras bênçãos para a casa de Obede-Edom, Davi decidiu trazê-la para a cidade de Davi.

3. Por que Mical desprezou Davi ao vê-lo dançando diante da arca?

Mical desprezou Davi ao vê-lo dançando diante da arca porque ela se envergonhou da atitude de Davi. Ela não conseguia entender a alegria e devoção que Davi tinha ao lado do Senhor. Porém, Davi deixou claro que dançou para honrar a Deus, não se importando com a opinião de Mical.

4. Quem era Obede-Edom?

Obede-Edom era um giteu que recebeu a responsabilidade de cuidar da arca de Deus em sua casa. Ele foi abençoado juntamente com toda a sua família por receber a presença da arca em sua casa. Obede-Edom mostrou ser um homem fiel e temeroso a Deus ao cuidar da arca durante três meses.

Conclusão

O capítulo 6 de 2 Samuel traz uma importante lição sobre a reverência e o respeito devido às coisas sagradas de Deus. Davi aprendeu da maneira mais difícil que é necessário seguir as orientações estabelecidas por Deus, mesmo quando estamos buscando honrá-Lo. Além disso, vemos a importância da alegria e da devoção genuína na adoração a Deus, mesmo que isso gere o desprezo de outras pessoas. No final, Deus abençoou aqueles que foram fiéis a Ele, como Obede-Edom, enquanto a desobediência teve consequências trágicas. Devemos buscar a Deus com reverência, alegria e obediência, para que possamos experimentar Suas bênçãos em nossas vidas.

Deixe um comentário