2 Timóteo 1

2 Timóteo 1 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus,

2 a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai, e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

3 Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações, noite e dia;

4 Desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo;

5 Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.

6 Por esta causa, te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.

7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

8 Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu, antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus,

9 Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;

10 E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho;

11 Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios.

12 Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.

13 Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido com fé e amor em Cristo Jesus.

14 Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.

15 Bem sabes isto, que os que estão na Ásia todos se apartaram de mim; entre os quais foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.

O capítulo 1 de 2 Timóteo é uma carta escrita pelo apóstolo Paulo a Timóteo, seu amado filho na fé. Paulo se apresenta como apóstolo de Jesus Cristo, chamado pela vontade de Deus, e envia graciosidade, misericórdia e paz a Timóteo da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Paulo expressa gratidão a Deus e faz menção a suas contínuas orações por Timóteo, lembrando-se dele constantemente e desejando vê-lo novamente para se alegrar com sua presença. O apóstolo também lembra de Timóteo a fé genuína que ele possui, que foi transmitida por sua avó Lóide e sua mãe Eunice, e Paulo acredita que essa mesma fé está firmemente enraizada em Timóteo.

Em seguida, Paulo encoraja Timóteo a reavivar o dom espiritual que está nele por meio da imposição das mãos do apóstolo. Ele lembra a Timóteo que Deus não lhe deu um espírito de medo, mas de poder, amor e autodisciplina. Paulo exorta Timóteo a não se envergonhar do testemunho do Senhor Jesus nem do fato de Paulo estar preso por causa do evangelho. Pelo contrário, Timóteo deve compartilhar das aflições do evangelho, confiando no poder de Deus.

Paulo ressalta que Deus os salvou e os chamou com uma santa vocação, não por causa de suas obras, mas de acordo com Seu próprio propósito e graça, que foi concedida a eles em Cristo Jesus antes dos tempos eternos. A revelação dessa graça salvadora é manifesta agora por meio da aparição de Jesus Cristo, que destruiu a morte e trouxe vida e imortalidade por intermédio do evangelho.

Paulo afirma que ele foi designado como pregador, apóstolo e mestre dos gentios, e, por amor a essa missão, ele suporta sofrimentos e prisões. Contudo, ele não se envergonha, pois sabe em quem tem crido e tem absoluta confiança de que Deus é capaz de guardar o precioso depósito até o dia da volta de Cristo.

Paulo instrui Timóteo a manter o padrão das sãs palavras que ele tem ouvido do apóstolo, com fé e amor em Cristo Jesus. Ele encoraja Timóteo a guardar o bom depósito através da habitação do Espírito Santo.

Finalmente, Paulo menciona que todos os que estão na Ásia se afastaram dele, incluindo Himeneu e Alexandre, a quem ele entregou a Satanás para serem disciplinados e aprenderem a não blasfemar.

Perguntas frequentes

1. Quem escreveu o livro de 2 Timóteo?

O livro de 2 Timóteo foi escrito pelo apóstolo Paulo.

2. A quem a carta foi endereçada?

A carta foi endereçada a Timóteo, a quem Paulo considerava como seu amado filho na fé.

3. Qual é o tema principal do capítulo 1?

O tema principal do capítulo 1 é encorajar Timóteo a permanecer firme na fé, a reviver o dom espiritual que há nele e a não se envergonhar do testemunho de Jesus Cristo.

Conclusão

O capítulo 1 de 2 Timóteo nos mostra a preocupação de Paulo em fortalecer e encorajar Timóteo na fé. Paulo expressa gratidão a Deus pelas orações e recordações constantes de Timóteo, e exorta-o a reavivar o dom espiritual que está nele. Paulo também enfatiza que Deus não nos deu um espírito de medo, mas de poder, amor e moderação, e encoraja Timóteo a compartilhar das aflições do evangelho. Podemos aprender com este capítulo a importância de nos mantermos firmes na fé, confiando no poder de Deus e não nos envergonhando do testemunho de Jesus Cristo. Que possamos guardar o bom depósito que nos foi confiado, vivendo uma vida de fé e amor em Cristo Jesus.

Deixe um comentário