Atos dos Apóstolos 1

Atos dos Apóstolos 1 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Em diversas ocasiões e de maneiras diversas, falou Deus aos nossos pais, por meio dos profetas.

2 No fim destes dias, falou-nos por meio de seu Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e mediante quem fez também o universo.

3 Este, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas.

4 Tornou-se tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles.

5 Pois a qual dos anjos jamais Deus disse: “Tu és meu filho; hoje eu te gerei”? E outra vez, “Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho”?

6 Quando Deus trouxe ao mundo o seu primogênito, disse: “Adorem-no todos os anjos de Deus”.

7 Quanto aos anjos, ele diz: “Ele faz dos seus anjos ventos e dos seus ministros, labaredas de fogo”.

8 Mas, quanto ao Filho, Deus diz: “Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de equidade é o cetro do teu reino.

9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu como Deus com óleo de alegria, como nenhum dos teus companheiros”.

10 Disse mais: “Tu, Senhor, no princípio, fundaste a terra, e os céus são obras das tuas mãos.

11 Eles perecerão, mas tu permanecerás; envelhecerão como roupa;

12 tu os enrolarás como um manto, como uma veste, e serão substituídos. Mas tu és o mesmo e os teus anos jamais terão fim”.

13 A qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como estrado para os teus pés”?

14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?

O capítulo 1 do livro de Atos dos Apóstolos, na tradução Almeida Corrigida Fiel, apresenta uma introdução poderosa sobre a mensagem dos apóstolos. Neste capítulo, somos lembrados de como Deus falou aos nossos pais por meio dos profetas, mas, nos últimos dias, Ele nos falou diretamente por meio de seu Filho Jesus Cristo, a quem Ele constituiu herdeiro de todas as coisas.

O primeiro versículo ressalta que Deus se comunicou com nossos antepassados de várias maneiras ao longo da história, principalmente por meio dos profetas. Porém, nos dias atuais, Ele falou conosco por meio de Jesus Cristo, o herdeiro de tudo, através de quem Ele criou o universo. Jesus é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas pelo poder da sua palavra e oferecendo purificação para os pecados.

O segundo versículo destaca a exaltação de Jesus Cristo, afirmando que Ele se tornou superior aos anjos e recebeu um nome mais excelente do que eles. Enquanto os anjos são apenas servos de Deus, Jesus é chamado de Filho de Deus e é adorado por todos os anjos. Além disso, o capítulo faz referência às palavras que Deus disse sobre Jesus, como “Tu és meu filho; hoje eu te gerei” e “Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho”.

Perguntas frequentes sobre Atos dos Apóstolos 1

1. Por que Deus escolheu falar por meio de Jesus Cristo?

Deus escolheu falar por meio de Jesus Cristo porque Ele é o Filho de Deus, o herdeiro de todas as coisas e o resplendor da glória divina. Jesus tem autoridade sobre todas as coisas e é capaz de oferecer purificação para os pecados e salvação para todos que creem.

2. O que significa ser um herdeiro de todas as coisas?

Ser um herdeiro de todas as coisas significa ter autoridade e posse sobre tudo que pertence a Deus. Jesus foi constituído herdeiro de todas as coisas porque Ele é o Filho de Deus e tem direito sobre o universo criado por Deus.

3. Por que Jesus é superior aos anjos?

Jesus é superior aos anjos porque Ele recebeu um nome mais excelente do que eles e é adorado por todos os anjos. Ele também é o Filho de Deus e tem autoridade sobre todas as coisas, enquanto os anjos são apenas servos de Deus.

Conclusão

O capítulo 1 de Atos dos Apóstolos nos apresenta a grandiosidade de Jesus Cristo como o Filho de Deus e herdeiro de todas as coisas. Ele é a maior revelação de Deus para a humanidade e tem autoridade para oferecer purificação dos pecados e salvação. Ao estudarmos este capítulo, somos lembrados da importância de reconhecer Jesus como o centro de nossa fé e permitir que Ele reine sobre nossas vidas.

Deixe um comentário