Atos dos Apóstolos 20

“Atos dos Apóstolos 20” – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Depois que cessou o tumulto, Paulo mandou chamar os discípulos e, tendo-os exortado, despediu-se e partiu para a Macedônia.

2 E, passando por essas regiões e exortando-os com muitas palavras, chegou à Grécia.

3 E, tendo passado ali três meses, e havendo os judeus lhe armado ciladas, quando estava para navegar para a Síria, determinou voltar através da Macedônia.

4 E acompanharam-no até a Ásia, Sópatro de Beréia, e dos de Tessalônica, Aristarco e Segundo, Gaio de Derbe e Timóteo, e dos da Ásia, Tíquico e Trófimo.

5 Estes, indo na frente, nos esperaram em Trôade.

6 Nós, porém, navegamos de Filipos depois dos dias dos pães ázimos, e em cinco dias fomos ter com eles em Trôade, onde estivemos sete dias.

7 No primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até a meia-noite.

8 E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos.

9 E, estando assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe causou um grande desmaio; e foi levantado morto.

10 Mas, descendo Pedro a ele, orou, tornou a subir o morto, e o apresentou vivificado.

11 E, subindo, partiu o pão, e comeu, e falou com eles largamente até à alvorada; e assim partiu.

12 E levaram o jovem vivo, e ficaram consolados em grande maneira.

13 Nós, porém, subindo primeiro a bordo, navegamos para Assôs, onde devíamos tomar a Paulo; porque assim o ordenara, indo ele por terra.

14 Logo que nos alcançou em Assôs, o tomamos a bordo, e fomos para Mitilene.

15 E, navegando dali, chegamos no dia seguinte defronte de Quios; e no outro aportamos a Samos, e, ficando no seguinte em Trogílio,

16 Porque Paulo tinha determinado passar ao largo de Éfeso, para não gastar tempo na Ásia; porque se apressava para estar, se lhe fosse possível, em Jerusalém no dia de Pentecostes.

17 De Mileto mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja.

18 E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo houve-me com vosco, servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas e tentações que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram;

19 E como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casas,

20 Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

21 E, agora, eis que ligado eu no espírito, vou para Jerusalém, não sabendo as coisas que lá me hão de acontecer,

22 Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.

23 Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

24 E agora, eis que eu sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.

25 Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos.

26 Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.

27 Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

28 Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;

29 E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.

30 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que por três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um.

31 E agora, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça, a qual é poderosa para vos edificar e dar herança entre todos os santificados.

32 Ninguém de vós todos me pode negar que não tenha anunciado todo o conselho de Deus.

33 Por isso, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas cada um de vós.

34 E agora, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça, a qual é poderosa para vos edificar e dar herança entre todos os santificados.

35 Ninguém de vós todos me pode negar que não tenha anunciado todo o conselho de Deus.

36 E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos e orou com todos eles.

37 E levantou-se um grande pranto entre todos e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam,

38 Entristecendo-se muito, principalmente pela palavra que dissera, que não veriam mais o seu rosto; e acompanharam-no até o navio.

Atos dos Apóstolos 20 relata uma importante passagem na vida de Paulo e na história do cristianismo primitivo. Nesse capítulo, Paulo faz uma exortação aos discípulos antes de partir para a Macedônia. Ele passou por várias regiões, enfrentou ciladas dos judeus e realizou milagres como a ressurreição do jovem Eutico. Em seguida, Paulo segue viagem para Assôs, Mitilene, Quios, Samos e Trogílio, evitando Éfeso para chegar a Jerusalém no dia de Pentecostes. Em sua despedida, Paulo alerta os anciãos da igreja sobre os desafios e perigos que a igreja enfrentará, incentivando-os a apascentar o rebanho de Deus.

Questões Atos dos Apóstolos 20

1. Quais foram as regiões por onde Paulo passou antes de chegar à Grécia?

R: Paulo passou pela Macedônia, Ásia e Trôade antes de chegar à Grécia.

2. Quais foram as ciladas enfrentadas por Paulo durante as viagens?

R: Paulo enfrentou ciladas dos judeus enquanto estava na Macedônia e precisou mudar seus planos de navegação para evitar problemas.

3. O que aconteceu com o jovem Eutico em Trôade?

R: O jovem Eutico caiu do terceiro andar durante o sermão de Paulo e foi levantado morto por Pedro, que o apresentou vivificado. Esse milagre trouxe grande consolo para todos.

4. Por que Paulo evitou Éfeso em sua jornada?

R: Paulo evitou Éfeso para não gastar tempo na Ásia, pois se apressava para chegar a Jerusalém no dia de Pentecostes.

O capítulo 20 de Atos dos Apóstolos nos mostra a dedicação e coragem de Paulo em levar a mensagem do evangelho. Ele enfrentou grandes desafios, mas nunca deixou de anunciar o conselho de Deus e ensinar publicamente, tanto para judeus quanto para gregos. Paulo tinha plena consciência dos desafios que a igreja enfrentaria após sua partida, alertando sobre a chegada de falsos mestres e lobos cruéis. No entanto, ele encorajou os anciãos a vigiarem e apascentarem o rebanho de Deus, confiando na palavra da graça de Deus para edificar e dar herança aos santificados. Esse capítulo nos ensina sobre a importância da responsabilidade e do cuidado com a igreja de Deus.

Conclusão

O capítulo 20 de Atos dos Apóstolos nos traz importantes lições sobre a trajetória de Paulo e seu compromisso em anunciar o evangelho. Podemos aprender com sua dedicação inabalável e sua coragem diante dos desafios. Além disso, o capítulo nos alerta sobre a presença de falsos mestres e a necessidade de vigiar e apascentar o rebanho de Deus. Devemos nos inspirar na vida de Paulo e buscar seguir seu exemplo de serviço e amor pela igreja. Que possamos estar atentos à palavra da graça de Deus e ser instrumentos de edificação e testemunho para todos aqueles que encontramos em nosso caminho.

Deixe um comentário