Atos dos Apóstolos 21

Atos dos Apóstolos 21 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Entrando nós a embarcar, e navegando, corremos em direito a Cos, e no dia seguinte a Rodes, e dali a Pátara.

2 E achando um navio que ia para à Fenícia, embarcamos nele, e chegamos lá.

3 E navegando, chegamos a Chipre, e deixando-a à esquerda, navegamos para à Síria e chegamos a Tiro, porque o navio havia de ser descarregado ali.

4 E, achando os discípulos, ficamos ali sete dias; e eles pelo Espírito diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém.

5 E, cumpridos aqueles dias, saímos, e seguimos nosso caminho, acompanhando-nos todos, com suas mulheres e filhos, até fora da cidade; e pondo-nos de joelhos na praia, oramos.

6 E abraçando-nos uns aos outros, subimos ao navio, e eles voltaram para casa.

7 E, havendo nós acabado a navegacao de Tiro, chegamos a Tolemaida; e saudando os irmãos, ficamos com eles um dia.

8 E no dia seguinte, partindo dali Paulo e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.

9 E tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam.

10 E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo;

11 E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.

12 E, ouvindo nós isto, rogamos-lhe, tanto nós como os daquele lugar, que não subisse a Jerusalém.

13 Então Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.

14 E, como não podíamos persuadi-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor.

15 E depois daqueles dias, tendo feito os nossos preparativos, subimos a Jerusalém.

O capítulo 21 do livro de Atos dos Apóstolos relata a continuação da viagem missionária de Paulo, depois de ter passado por várias cidades e compartilhado a mensagem de Jesus Cristo. Neste capítulo específico, Paulo segue em direção a Jerusalém, mesmo com as advertências e profecias de que encontraria dificuldades e oposição por parte dos judeus.

No início do capítulo, vemos Paulo e sua comitiva embarcando em diferentes navios e chegando a várias cidades, como Cos, Rodes, Pátara, Chipre, Síria e Tiro. Em cada lugar, Paulo encontra discípulos e irmãos na fé, onde permanece por um tempo, fortalecendo e encorajando aqueles que acreditam na mensagem de Jesus.

No verso 4, vemos que os discípulos, movidos pelo Espírito Santo, alertam Paulo para que ele não suba a Jerusalém, pois sabiam que ele enfrentaria perseguição e sofrimento. No entanto, Paulo estava determinado a ir até lá, mesmo sabendo dos desafios que enfrentaria.

Perguntas Frequentes

1. Por que os discípulos aconselharam Paulo a não subir a Jerusalém?

Os discípulos aconselharam Paulo a não subir a Jerusalém porque sabiam que ele enfrentaria oposição e perseguição por parte dos judeus. Eles estavam preocupados com a segurança e bem-estar de Paulo, mas ele estava decidido a seguir em frente.

2. Qual era a resposta de Paulo diante das advertências dos discípulos?

Diante das advertências dos discípulos, Paulo respondeu que estava pronto não só a ser ligado, mas também a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. Ele estava disposto a enfrentar qualquer sofrimento e perseguição por causa do evangelho.

3. Por que Paulo decidiu ir até Jerusalém mesmo sabendo das dificuldades?

Paulo decidiu ir até Jerusalém mesmo sabendo das dificuldades porque ele sentia que era chamado por Deus para levar a mensagem de Jesus aos judeus. Ele estava disposto a enfrentar qualquer obstáculo para cumprir sua missão e obedecer à vontade de Deus.

Conclusão

O capítulo 21 de Atos dos Apóstolos nos mostra a forte determinação de Paulo em cumprir a sua missão, mesmo diante das adversidades e dos avisos de sofrimento. Ele estava disposto a seguir a vontade de Deus, mesmo que isso significasse enfrentar perseguição e até mesmo a morte. Paulo nos inspira a sermos corajosos e fiéis ao chamado de Deus, mesmo quando o caminho parece difícil. Que possamos aprender com o exemplo de Paulo e estar dispostos a enfrentar qualquer dificuldade em prol do evangelho de Jesus Cristo.

Deixe um comentário