Deuteronômio 11 – ACF – Almeida Corrigida Fiel
1 Ama, pois, o SENHOR, teu Deus, e guarda a sua ordenança, os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos, todos os dias.
2 Hoje, sabereis tudo isto; porque não tenho falado com vossos filhos, que o não sabem, nem viram a correção do SENHOR, vosso Deus, a sua grandeza, a sua mão forte e o seu braço estendido;
3 como fez a vossos olhos, ao Faraó, rei do Egito, e a toda a sua terra;
4 e o que fez ao exército do Egito, aos seus cavalos e aos seus carros, como os fez ir ao fundo do Mar Vermelho, quando vos perseguiam, e o SENHOR os derrubou até ao dia de hoje;
5 e o que vos fez no deserto, até que chegásseis a este lugar;
6 e o que fez a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, filho de Rúben; como abriu a terra a sua boca e os tragou com as suas casas, com as suas tendas e tudo o que havia em seus séquitos, no meio de todo o Israel;
7 porquanto os vossos olhos têm visto todas as grandes obras que o SENHOR tem feito.
8 Guardai, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para serdes fortes, e para entrardes, e possuirdes a terra a qual passais a possuir;
9 para que prolongueis os dias na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar a eles e à sua posteridade, terra que mana leite e mel.
10 Porque a terra que passais a possuir não é como a terra do Egito, de onde saístes, em que semeáveis a vossa semente, e a regáveis com o teu pé, como a uma horta;
11 mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas;
12 terra que o SENHOR, teu Deus, tem cuidado dela; os olhos do SENHOR, teu Deus, estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.
13 E será que, se diligentemente obedecerdes aos meus mandamentos, que hoje vos ordeno, de amar ao SENHOR, vosso Deus, e de o servirdes de todo o vosso coração e de toda a vossa alma,
14 então, darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhas o teu grão, o teu mosto e o teu azeite.
15 Darei também erva no teu campo aos teus animais; e comerás, e fartar-te-ás.
16 Guardai-vos que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles;
17 pois a ira do SENHOR se acenderia contra vós, e fecharia os céus, e não haveria chuva, e a terra não daria a sua novidade; e, assim, pereceríeis depressa da boa terra que o SENHOR vos dá.
18 Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras entre os vossos olhos.
19 E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;
20 e escreve-as nos umbrais de tua casa e nas tuas portas,
21 para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos, na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, tão numerosos como os dias dos céus sobre a terra.
22 Pois, se diligentemente guardardes todos estes mandamentos, que vos ordeno para os guardardes, amando ao SENHOR, vosso Deus, andando em todos os seus caminhos e apegando-vos a ele,
23 então, o SENHOR expulsará todas estas nações de diante de vós, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós.
24 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso; desde o deserto até ao Líbano, desde o rio Eufrates até ao mar ocidental será o vosso termo.
25 Ninguém vos poderá resistir; o SENHOR, vosso Deus, porá o terror e o medo de vós sobre toda a terra que pisardes, como vos tem dito.
26 Vede que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição:
27 a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos mando;
e a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
O capítulo 11 do livro de Deuteronômio é um forte apelo de Moisés aos filhos de Israel para que amem a Deus, obedeçam a seus mandamentos e sigam suas promessas. Moisés recorda todas as maravilhas que o Senhor fez por eles, desde a libertação do Egito até a condução pelo deserto. Ele reforça a importância de obedecer aos mandamentos de Deus para que possam desfrutar das bênçãos e da provisão divina na terra que Ele lhes prometeu.
perguntas frequentes sobre Deuteronômio 11:
1. Por que Moisés pede aos israelitas para amarem a Deus?
Moisés pede aos israelitas para amarem a Deus porque o amor é a base de um relacionamento íntimo e obediente. Ao amar a Deus, eles demonstrariam sua devoção e compromisso total com Ele.
2. Por que Moisés relembra as obras do Senhor?
Moisés relembra as obras do Senhor para encorajar os israelitas a confiar em Deus e a reconhecer Sua fidelidade e poder. Isso serviria como uma motivação para que eles buscassem obedecer aos mandamentos divinos.
3. Por que a terra que eles iriam possuir era diferente do Egito?
A terra que eles iriam possuir era diferente do Egito em vários aspectos. Enquanto o Egito dependia do Nilo para sua fertilidade, a terra prometida dependia das chuvas dos céus. Além disso, a terra prometida era o cumprimento da promessa feita aos seus pais e fluía leite e mel, simbolizando abundância e prosperidade.
4. Qual é a importância de ensinar a Palavra de Deus aos filhos?
Ensinar a Palavra de Deus aos filhos é vital para a preservação da fé e da identidade espiritual de uma geração para a outra. Ao transmitir os mandamentos e as promessas de Deus, eles seriam lembrados constantemente do compromisso com Deus e de Sua fidelidade.
Conclusão
O capítulo 11 de Deuteronômio nos lembra da importância de amar a Deus, obedecer aos Seus mandamentos e confiar em Suas promessas. Devemos sempre nos lembrar das maravilhas que Deus tem feito ao longo da história e procurar obedecer diligentemente à Sua vontade. Somente assim poderemos desfrutar das bênçãos e da provisão que Ele tem reservado para nós.
Sou um renomado estudioso da Bíblia, cuja a vida dedicado ao aprofundamento e à disseminação dos ensinamentos sagrados. Com mais de 30 anos de experiência caminhando ao lado de Cristo, tenho um compromisso inabalável em compartilhar a palavra de Deus, utilizando minha vasta compreensão das Escrituras para iluminar corações e mentes das pessoas. Minha jornada não é apenas sobre o estudo acadêmico, mas sobre viver cada palavra no dia a dia, demonstrando como a fé pode ser uma força transformadora. Através da minha liderança compassiva e ensinamentos perspicazes, inspiro uma comunidade de fiéis a crescer espiritualmente, fortalecendo seu relacionamento com Deus em cada passo. Dedico todos estes conteúdos aos fiéis do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.