Eclesiastes 2

Eclesiastes 2 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Disse eu no meu coração: Ora, eis que te provaste com a alegria e gozo, eis que também isso era vaidade.

2 Do riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta?

3 Busquei no meu coração como me daria ao vinho (regendo porém o meu coração com sabedoria) e como me lançaria à estultícia, até ver o que seria bom que os filhos dos homens fizessem debaixo dos céus por todos os dias de sua vida.

4 Fiz para mim obras magníficas, construí para mim casas, plantei para mim vinhas.

5 Fiz para mim jardins e pomares, e neles plantei toda sorte de árvores frutíferas.

6 Fiz para mim tanques de águas, para deles regar o bosque em que reverdeciam as árvores.

7 Comprei servos e servas, e tive servos nascidos em minha casa; também tive grandes possessões de gados e de rebanhos, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém.

8 Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e muitas mulheres me fiz

9 E ampliei as minhas obras; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas;

10 Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda espécie de fruto.

11 Fiz para mim tanques de águas, para deles regar o bosque em que reverdeciam as árvores.

12 Comprei servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive possessão de grandes possessões de gado e de rebanhos, mais do que todos os que havia antes de mim em Jerusalém.

13 E também ajuntei para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores, e de cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos musicais de toda a espécie.

14 E fiz para mim depósitos de prata e ouro, e utensílios dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos musicais de toda a espécie.

15 E tanto me engrandeci, e aumentei em sabedoria, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também o meu coração em sabedoria.

16 E a tudo quanto desejaram os meus olhos não lho neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; porque o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho.

17 Então me voltei para ver toda a opressão que se faz debaixo do sol; e eis as lágrimas dos que foram oprimidos e dos que não têm consolador; e a força estava do lado dos seus opressores; mas eles não tinham nenhum consolador

O capítulo 2 de Eclesiastes aborda a busca do autor por satisfação e significado na vida. Ele relata suas experiências na busca pela felicidade por meio da alegria, dos prazeres e dos bens materiais, como construir casas, plantar vinhas, ter servos, possuir ouro e prata, entre outros. No entanto, o autor percebe que todas essas conquistas são em vão, pois a vida é fugaz e tudo é passageiro. No final, ele conclui que tanto os ricos quanto os pobres enfrentam opressão e sofrimento, e que a verdadeira felicidade está além das realizações terrenas, encontrando-se em Deus.

Perguntas Frequentes sobre Eclesiastes 2

1. Qual é o tema central do capítulo 2 de Eclesiastes?

O tema central do capítulo 2 de Eclesiastes é a busca por satisfação e significado na vida através da alegria, dos prazeres e das conquistas materiais.

2. O que o autor conclui sobre essas buscas?

O autor conclui que todas essas buscas são vaidade e não trazem felicidade duradoura, pois a vida é passageira e tudo é efêmero.

3. Qual é a mensagem principal deste capítulo?

A mensagem principal deste capítulo é que a verdadeira felicidade não está nas coisas materiais ou nas realizações terrenas, mas sim em encontrar um propósito maior e em temer a Deus.

Conclusão

O capítulo 2 de Eclesiastes nos convida a refletir sobre a busca por satisfação e significado na vida. Ele nos mostra que todas as conquistas terrenas são passageiras e incapazes de trazer uma felicidade duradoura. A verdadeira plenitude e contentamento estão em encontrar um propósito maior, em temer a Deus e em buscar uma vida em comunhão com Ele. É através dessa busca espiritual que encontramos uma paz que transcende todas as circunstâncias e uma felicidade verdadeira e eterna.

Deixe um comentário