Êxodo 1

Êxodo 1 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 São estes os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito com Jacó; cada um entrou com a sua família:

2 Rúben, Simeão, Levi, e Judá;

3 Issacar, Zebulom, e Benjamim;

4 Dan e Naftali, Gade e Aser.

5 Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.

6 Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração.

7 Os filhos de Israel, porém, frutificaram e se multiplicaram muito, e se multiplicaram, e foram fortalecidos grandemente; de modo que a terra se encheu deles.

8 Sucedeu, pois, que, temendo os egípcios aos filhos de Israel, os fizeram servir com dureza.

9 E amarguraram a sua vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.

10 E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o nome da outra Puá),

11 e disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas, se for filha, então viva.

12 Mas as parteiras temeram a Deus, e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida.

13 E o rei do Egito chamou as parteiras, e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida?

14 E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas.

15 Portanto, Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito.

16 E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas.

17 E o povo se aumentou muito, e se fortaleceu muito; e estenderam-se muito. Por causa disso temeram os egípcios os filhos de Israel;

18 e angustiaram os egípcios os filhos de Israel.

19 E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;

20 e amarguraram a sua vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.

21 E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o nome da outra Puá),

22 e disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e virdes os assentos, se for filho, matai-o; mas, se for filha, então viva.

O capítulo 1 de Êxodo inicia relatando os nomes dos filhos de Israel que entraram no Egito com Jacó. Eles eram Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Benjamim, Dan, Naftali, Gade e Aser. Ainda no início do capítulo, é mencionado que José já estava no Egito na época.

Após a morte de José, uma nova geração surgiu. Os filhos de Israel cresceram em número e se multiplicaram, causando temor aos egípcios. Por medo dessa multiplicação, os egípcios trataram os israelitas com dureza, submetendo-os a uma vida de servidão, trabalhando no campo e na produção de tijolos. Os egípcios chegaram até mesmo a ordenar que as parteiras matassem os recém-nascidos homens hebreus, mas essas parteiras se recusaram a seguir a ordem e preservaram a vida dos bebês.

As perguntas frequentes sobre Êxodo 1 são:

1. Quais eram os nomes dos filhos de Israel que entraram no Egito com Jacó?

Os filhos de Israel que entraram no Egito com Jacó eram Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Benjamim, Dan, Naftali, Gade e Aser.

2. Por que os egípcios temiam os filhos de Israel?

Os egípcios temiam os filhos de Israel porque eles cresceram em número e se multiplicaram muito, levando-os a temer uma eventual rebelião ou ameaça à segurança do Egito.

3. Por que as parteiras hebréias se recusaram a matar os recém-nascidos homens?

As parteiras hebréias se recusaram a matar os recém-nascidos homens porque temiam a Deus e decidiram preservar a vida dessas crianças, indo contra a ordem do rei do Egito.

4. Quais eram as consequências para as parteiras por não matarem os recém-nascidos?

Deus abençoou as parteiras por sua obediência e temor a Ele. Além disso, o povo de Israel continuou a crescer e se fortalecer em número.

Conclusão

O capítulo 1 de Êxodo nos introduz ao contexto histórico do livro, mostrando como os filhos de Israel se estabeleceram no Egito e como foram submetidos à servidão pelos egípcios. É impressionante ver o crescimento e a multiplicação do povo de Israel, mesmo diante das tentativas dos egípcios de controlar e diminuir sua população. Nesse cenário de opressão e medo, Deus não apenas protegeu a vida dos recém-nascidos, mas também abençoou as parteiras por sua obediência. A história de Êxodo é marcada pela fidelidade e poder de Deus, e este capítulo inicial já traz à tona alguns dos temas centrais que serão desenvolvidos ao longo do livro.

Deixe um comentário