Êxodo 11

Êxodo 11 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Ora, o SENHOR dissera a Moisés: Ainda uma praga trarei sobre Faraó e sobre o Egito, depois desta sairão daqui; quando ele vos deixar, não somente vos deixará, mas também vos expulsará totalmente.

2 Fala agora aos ouvidos do povo e diga cada um a seu vizinho que peçam aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro.

3 E o Senhor deu graça ao povo aos olhos dos egípcios; também o homem Moisés era muito grande na terra do Egito, aos olhos dos servos de Faraó, e aos olhos do povo.

4 Disse mais Moisés: Assim diz o SENHOR: Cerca da meia-noite eu sairei pelo meio do Egito.

5 E todo o primogênito na terra do Egito será morto, desde o primogênito de Faraó, que se assenta no seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais.

6 E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, qual nunca houve nem haverá jamais.

7 Mas contra todos os filhos de Israel, desde os homens até aos animais, nem mesmo um cão moverá a sua língua, para que saibais que o SENHOR fez diferença entre os egípcios e os israelitas.

8 Então todos estes teus servos descerão a mim, e se inclinarão diante de mim, dizendo: Sai-te, e todo o povo que te segue; e depois disso eu sairei. E saiu ardentemente da presença de Faraó.

9 O SENHOR, porém, dissera a Moisés: Faraó não vos ouvirá, para que as minhas maravilhas se multipliquem na terra do Egito.

10 E Moisés e Arão fizeram todas estas maravilhas diante de Faraó, porém o SENHOR endureceu o coração de Faraó, para que não deixasse ir os filhos de Israel da sua terra.

O capítulo 11 do livro de Êxodo relata o anúncio da última praga que Deus enviaria sobre o Egito. Moisés informa ao faraó que todos os primogênitos do Egito, desde o primogênito de Faraó até o primogênito dos animais, seriam mortos. Além disso, Moisés instrui o povo de Israel a pedir aos egípcios jóias de prata e ouro, e o Senhor faz com que o povo encontre favor diante dos egípcios.

Neste capítulo, vemos novamente a dureza de coração de Faraó, que mesmo após presenciar tantos sinais e maravilhas feitos por Deus através de Moisés e Arão, não permite que os filhos de Israel deixem a terra do Egito. Porém, Deus já havia dito a Moisés anteriormente que Faraó não os ouviria, pois Ele desejava multiplicar as Suas maravilhas no Egito.

Perguntas frequentes sobre Êxodo 11:

1. Por que Deus enviou a última praga sobre o Egito?

Deus enviou a última praga como um julgamento contra o faraó e o povo egípcio por sua dureza de coração e por não libertarem os filhos de Israel da escravidão. Essa praga tinha o objetivo de mostrar o poder e a autoridade de Deus sobre toda a terra do Egito.

2. Qual era o propósito de pedir aos egípcios jóias de prata e ouro?

O pedido das jóias de prata e ouro tinha um propósito duplo: primeiro, era uma forma de compensação pelos anos de trabalho escravo dos israelitas no Egito; segundo, era uma maneira de demonstrar o favor de Deus sobre o Seu povo, fazendo com que eles encontrassem graça e favor diante dos egípcios.

3. Por que Deus permitiu que Faraó endurecesse o coração?

Deus permitiu que Faraó endurecesse o coração como consequência de suas próprias escolhas e ações. A dureza do coração de Faraó era um reflexo de sua resistência em se submeter ao poder e à vontade de Deus. Isso permitiu que as maravilhas de Deus se manifestassem de forma ainda mais impactante no Egito.

4. Como podemos aplicar os ensinamentos deste capítulo em nossas vidas?

O capítulo 11 de Êxodo nos ensina sobre o caráter e a fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas e julgar o pecado. Também nos mostra a importância de não endurecermos os nossos corações diante das evidências do poder e da autoridade de Deus. Além disso, podemos aprender sobre confiar em Deus mesmo diante de circunstâncias desafiadoras e colocar nossa esperança Nele.

Conclusão

O capítulo 11 do livro de Êxodo marca o anúncio da última praga que Deus enviaria sobre o Egito. Revela a dureza do coração de Faraó e a fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas. Também nos ensina sobre o poder e a autoridade de Deus sobre todas as nações. Podemos aprender importantes lições sobre confiança, fé e obediência a partir deste capítulo.

Deixe um comentário