Êxodo 25

Êxodo 25 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Depois disse o Senhor a Moisés, dizendo:

2 Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mova voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.

3 E esta é a oferta alçada que tomareis deles: ouro, e prata, e cobre,

4 E estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras,

5 E peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de cetim,

6 Azeite para a luminária, especiarias para o azeite da unção, e para o incenso aromático,

7 Pedras de ônix, e pedras de engaste, para o éfode e para o peitoral.

8 E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.

9 Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.

10 Farão também uma arca de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.

11 E cobri-la-ás de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor.

12 E fundirás para ela quatro argolas de ouro, que porás nos quatro cantos dela; duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado dela.

13 E farás varas de madeira de cetim, e as cobrirás de ouro;

14 E meterás as varas nas argolas aos lados da arca, para que a arca possa ser levada por elas.

15 As varas estarão nas argolas da arca; não se tirarão dela.

16 Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei.

17 Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.

18 E farás dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.

19 Farás um querubim numa extremidade, e o outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.

20 E os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.

21 E porás o propiciatório em cima da arca, depois de haveres posto na arca o testemunho que eu te darei.

22 E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.

23 Também farás uma mesa de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados, e a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.

24 E a cobrirás de ouro puro; e lhe farás uma coroa de ouro ao redor.

25 Também lhe farás uma borda de um palmo menor ao redor; também farás uma coroa de ouro ao redor da sua borda.

26 E lhe farás quatro argolas de ouro, que porás nos quatro cantos que correspondem a quatro pernas dela.

27 Ao lado da borda estarão as argolas, para lugares dos varais, para se levar a mesa.

28 E farás os varais de madeira de cetim, e os cobrirás de ouro; e a mesa será levada por eles.

29 Também farás os seus pratos, e as suas colheres, e as suas salvas, e as suas tigelas, com que será feita libação; de ouro puro os farás.

30 E sobre a mesa porás o pão da proposição perante a minha face continuamente.

31 Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pedestal, e as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores, serão do mesmo.

32 E seis hastes sairão dos seus lados; três hastes do candelabro de um lado dele, e três hastes do candelabro do outro lado dele.

33 Três copos feitios em forma de amendoeira numa haste, um botão e uma flor, e três copos feitios em forma de amendoeira na outra haste, um botão e uma flor; assim se fará aos seis braços que saem do candelabro.

34 E no candelabro mesmo quatro copos feitios em forma de amendoeira, um botão e uma flor em um braço, e um botão e uma flor no outro braço; assim se fará ao candelabro, aos seis braços que saem dele.

35 Mas o botão e as flores do mesmo serão do mesmo; tudo será uma peça só de obra batida de ouro puro.

36 E farás os seus sete lampiões, os quais se acenderão, para que alumiem por diante dele.

37 E as suas espevitadeiras, e os seus apagadores, de ouro puro.

38 De um talento de ouro puro o farás, com todos estes utensílios.

39 E olha que os faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte.

Perguntas Frequentes sobre Êxodo 25

1. Por que Deus pediu uma oferta do povo de Israel?

R: Deus pediu uma oferta alçada do povo de Israel como uma demonstração de amor, adoração e compromisso voluntário com Ele e com a construção do santuário que serviria como local de habitação divina no meio de seu povo.

2. Qual era a finalidade da arca da aliança mencionada neste capítulo?

R: A arca da aliança era um objeto sagrado onde seria colocado o testemunho que Deus daria a Moisés. Ela simbolizava a presença e o poder de Deus no meio do povo de Israel. Além disso, ela servia como um ponto central de adoração e comunhão com Deus.

3. Por que o candelabro de ouro era tão importante para o santuário?

R: O candelabro de ouro era importante para o santuário porque simbolizava a luz divina que iluminava o caminho do povo de Israel. Representava a presença de Deus enquanto orientava e iluminava o caminho daqueles que O buscavam. Além disso, o candelabro também era um símbolo da chama divina que não podia ser extinta.

4. O que podemos aprender sobre o caráter de Deus através deste capítulo?

R: Podemos aprender que Deus é detalhista e cuidadoso em relação ao Seu santuário e ao Seu relacionamento com o Seu povo. Ele deseja que O busquemos voluntariamente e de coração aberto, e Ele se importa com os mínimos detalhes de nossa adoração e comunhão com Ele.

Conclusão

O capítulo 25 de Êxodo nos apresenta a importância da preparação detalhada e cuidadosa para a construção do santuário, bem como da devoção genuína e voluntária do povo de Israel. Através das instruções para a construção da arca da aliança, da mesa e do candelabro, somos lembrados da centralidade de Deus em nossa adoração, bem como da Sua presença constante em nosso meio. Deus nos chama para nos aproximarmos Dele de coração e mente abertos, trazendo nossas melhores ofertas e adoração sinceramente rendida. Que possamos sempre buscar a presença de Deus em todos os aspectos de nossas vidas e adorá-Lo com fervor e devoção, assim como o povo de Israel foi chamado a fazer no tabernáculo.

Deixe um comentário