Êxodo 28 – ACF – Almeida Corrigida Fiel
1 E tu, fala a todos os sábios de coração, a quem eu tenho enchido do espírito de sabedoria, que façam as vestes de Arão para consagrá-lo, para que ele me administre o ofício de sacerdote.
2 E estas são as vestes que farão: peitoral, éfode, robe, saia, diadema e cinto; farão, pois, o sagrado das vestes para Arão, teu irmão, e para seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal.
3 E eles tomarão ouro, e azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino;
4 E farão o éfode de ouro, de azul, e de púrpura, de carmesim e de linho fino torcido, de obra esmerada.
5 Terá o éfode duas ombreiras, que se unam pelas suas duas extremidades, as quais se unirão.
6 E o cinto curioso de obra esmerada, que estará sobre o éfode, será de feitio dele mesmo, da mesma obra da obra esmerada, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido.
7 E tomarão as duas pedras de onix, e lavrarão nelas os nomes dos filhos de Israel;
8 Seis dos seus nomes numa pedra, e os outros seis nomes na outra pedra, segundo a ordem do nascimento deles.
9 Conforme à obra do lapidário, como o lavrar de selos, com os nomes dos filhos de Israel; com encadernaduras de ouro as farás, fazendo-as gravar como se grava um selo.
10 E as porás nas ombreiras do éfode, por pedras de memorial para os filhos de Israel; assim Arão levará os seus nomes diante do SENHOR, sobre ambas as suas ombreiras, por memorial.
11 Também farás encadernaduras de ouro.
12 E dois engastes de ouro farás, e dois anéis de ouro os porás nas duas extremidades do peitoral.
13 E porás os dois engastes de ouro nas duas extremidades do peitoral, nas suas bordas que estão ao lado do éfode, por dentro.
14 E farás outros dois anéis de ouro, e os porás nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que está do lado do éfode, por fora.
15 E os porás por baixo das encadernaduras do éfode, na altura dele, defronte da sua costura, para que esteja juntamente com ele.
16 E o cinto do éfode, que estará por cima dele, será feito do mesmo, segundo a obra dele; ouro, azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino torcido.
17 E tomarás duas pedras de ónix, e lavrarás nelas os nomes dos filhos de Israel;
18 Seis dos seus nomes numa pedra, e o igual número dos outros seis nomes na outra pedra, segundo a ordem do nascimento deles.
19 Segundo a obra do selo, com os nomes dos filhos de Israel, as lavrarás, como se lavram as pedras dos sinetes, tudo encerrado em molduras de ouro.
20 E porás as duas pedras nos ombros do éfode, por pedras de memorial aos filhos de Israel; assim Arão levará os seus nomes diante do SENHOR, sobre ambas as suas espáduas, por memorial.
21 Farás também engastes de ouro;
22 E dois cordões de ouro puro; os quais atarás aos engastes.
23 Também farás mais dois anéis de ouro, que porás nas duas extremidades do peitoral, na sua borda, que está junto ao éfode por dentro.
24 E os outros dois extremos dos dois cordões atarás aos dois engastes; e assim os porás nas ombreiras do éfode, pela sua parte da frente.
25 Farás também outros dois anéis de ouro, que porás nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que está junto ao éfode, por fora.
26 E os outros dois extremos dos dois cordões atarás aos dois anéis, e os porás nas ombreiras do éfode, pela sua parte da frente.
27 As amarris do peitoral serão atadas às duas argolas, e assim o peitoral se porá sobre o éfode, por cima dele.
28 E meterás no peitoral do juízo (as Urim e as Tumim estarão nele).
29 E estará sobre a testemunha do juízo sobre o coração de Arão, quando entrar diante do SENHOR; e Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do SENHOR, continuamente.
30 Também porás no peitoral do juízo o Urim e o Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do SENHOR; assim Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do SENHOR.
31 Depois farás o manto do éfode todo de azul.
32 E no meio dele haverá uma abertura, como a abertura de uma couraça, à sua volta será rematado, para que não se rompa.
33 E nas suas bordas farás romãs de azul, de púrpura, e de carmesim, ao redor das suas bordas; e sinos de ouro no meio delas ao redor.
34 Uma campainha de ouro e uma romã de azul, outra campainha e outra romã de púrpura, as romãs irão ao redor das bordas do manto.
35 E estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido quando entrar no santuário diante do SENHOR, e quando sair, para que não morra.
36 Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás, como se gravam os selos: SANTIDADE AO SENHOR.
37 E a porás com um cordão azul, para que esteja na mitra; sobre a fronte da mitra estará.
38 E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniqüidade das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem em todas as santificações das suas coisas santas; e estará continuamente sobre a sua testa, para que elas sejam aceitas perante o SENHOR.
39 Também tecerás a túnica de linho fino; e o mitra de linho fino farás,e o cinto será de obra de bordador.
O capítulo 28 de Êxodo fala sobre a confecção das vestes sacerdotais para o sumo sacerdote Arão e seus filhos. Essas vestes incluíam o peitoral, o éfode, o robe, a saia, o diadema e o cinto. Todas as peças eram feitas com materiais preciosos como ouro, azul, púrpura, carmesim e linho fino torcido. Elas eram elaboradas de forma esmerada e possuíam detalhes específicos, como o lavrar dos nomes das tribos de Israel nas pedras dos engastes e o uso de campainhas e romãs no manto do éfode.
Perguntas frequentes sobre Êxodo 28:
1. Quais eram as vestes sacerdotais mencionadas em Êxodo 28?
As vestes sacerdotais mencionadas em Êxodo 28 incluíam o peitoral, o éfode, o robe, a saia, o diadema e o cinto.
2. Por que as vestes eram feitas com materiais preciosos?
As vestes sacerdotais eram feitas com materiais preciosos para simbolizar a santidade e a importância do sumo sacerdote Arão e seu papel de intercessor entre Deus e o povo de Israel.
3. Qual era a função das campainhas e romãs no manto do éfode?
As campainhas e romãs no manto do éfode produziam som quando o sumo sacerdote Arão entrava e saía do santuário. Era um sinal de respeito e reverência perante a presença de Deus.
4. O que significava a lâmina de ouro com a inscrição “SANTIDADE AO SENHOR”?
A lâmina de ouro com a inscrição “SANTIDADE AO SENHOR” era colocada na mitra de Arão, na testa. Isso significava que o sumo sacerdote levava a iniqüidade das coisas santas do povo de Israel, tornando-as aceitas perante o Senhor.
Conclusão
O capítulo 28 de Êxodo descreve minuciosamente as vestes sacerdotais que deveriam ser confeccionadas para o sumo sacerdote Arão e seus filhos. Essas vestes representavam a importância e a santidade do sacerdócio, bem como a necessidade de um intermediário entre Deus e o povo de Israel. Por meio dessas vestes, Deus estabeleceu uma forma de culto e adoração específica, com detalhes que simbolizavam a sua presença e a sua aprovação. É um lembrete da importância de nos aproximarmos de Deus com reverência e temor, reconhecendo a sua santidade e a necessidade de sermos purificados para nos achegarmos a Ele.
Sou um renomado estudioso da Bíblia, cuja a vida dedicado ao aprofundamento e à disseminação dos ensinamentos sagrados. Com mais de 30 anos de experiência caminhando ao lado de Cristo, tenho um compromisso inabalável em compartilhar a palavra de Deus, utilizando minha vasta compreensão das Escrituras para iluminar corações e mentes das pessoas. Minha jornada não é apenas sobre o estudo acadêmico, mas sobre viver cada palavra no dia a dia, demonstrando como a fé pode ser uma força transformadora. Através da minha liderança compassiva e ensinamentos perspicazes, inspiro uma comunidade de fiéis a crescer espiritualmente, fortalecendo seu relacionamento com Deus em cada passo. Dedico todos estes conteúdos aos fiéis do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.