Ezequiel 12

Ezequiel 12 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 A Palavra do SENHOR veio a mim, dizendo:

2 Filho do homem, tu habitas no meio de uma casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, que tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque são casa rebelde.

3 Tu, pois, ó filho do homem, prepara-te a bagagem de um exilado e parte para o exílio, parti diante de seus olhos; e talvez eles vejam, ainda que seja a casa rebelde.

4 Fareis, pois, a tua bagagem de dia, diante de seus olhos, como quem vai para o exílio; e partirás à tarde, diante de seus olhos, como quem parte para o exílio.

5 Fura a parede, perante seus olhos, e leva por ela para fora a tua bagagem.

6 À luz do crepúsculo, diante dos seus olhos, sairás, como quem parte para o exílio; os teus olhos abrirás ao saíres; e tu sairás à tarde, como quem sai para o exílio.

7 Perante os seus olhos, fura o muro, a fim de saíres por ele.

8 E eis que porás a tua bagagem às costas, e sairás ao escuro; cobrirás o teu rosto, para que não vejas a terra; porque te dei por sinal à casa de Israel.

9 Fiz eu assim como se me mandou; fiz a minha bagagem de dia, como bagagem para o exílio; e à tarde, saí com a mão cavada, diante dos olhos das pessoas.

10 E a Palavra do SENHOR veio a mim, pela manhã, dizendo:

11 Filho do homem, não é a casa de Israel, aquela casa rebelde? Não te têm eles falado, dizendo: Que fazes?

12 Dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Toda profecia não se dilatará mais; as palavras da qual se cumpram no devido tempo.

13 Dize-lhes, pois: Assim diz o Senhor DEUS: Farei cessar esta palavra, e não se dilatará mais; mas, no vosso tempo, ó casa rebelde, falarei a palavra e a cumprirei, diz o Senhor DEUS.

14 A Palavra do SENHOR veio a mim, dizendo:

15 Filho do homem, eis que tirarei de ti os desejos dos teus olhos com um só golpe, mas não lamentarás, nem chorarás, nem correrão as tuas lágrimas.

16 Gemes, porém não farás luto; chorarás, porém não sairão de ti lágrimas.

17 Suspirarás em silêncio, mas não porão em ti nenhum de teus mortos; atarás sobre ti os teus turbantes e porás as tuas sandálias nos pés, não chorarás nem lamentarás; mas definharás nas tuas maldades, e suspirarás uns pelos outros.

18 Eis que farei cessar a alegria dos teus festins, deixará de se ouvir o som da tua música.

19 Cairão na praça da cidade os cadáveres dos homens, e como esterco se tornarão, nos terrenos da terra; e chicotear-vos-ão o trigo a mingarão o pão, mas não o comereis, porque a iniquidade de vossas obras se conduzia

20 E a Palavra do SENHOR veio a mim, dizendo:

21 Filho do homem, que é este provérbio que vós tendes na terra de Israel, que dizem os dias vão se prolongando, e perece toda visão?

22 Portanto, dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Farei cessar ainda este provérbio, e não se usará mais, como provérbio, em Israel; porém dize-lhes: Estão próximos os dias e todo o cumprimento de toda visão.

23 Porque não haverá mais visão falsa nem adivinhação lisonjeira no meio da casa de Israel.

24 Porque eu, o SENHOR, falarei, e a palavra que eu falar se cumprirá; não será mais retardada; mas em vossos dias, ó casa rebelde, falareide palavra e a cumprirei, diz o Senhor DEUS.

… Ezequiel 12 traz um trecho em que Deus fala ao profeta Ezequiel, instruindo-o a se preparar para o exílio. Deus pede para que Ezequiel aja como um exilado, preparando sua bagagem durante o dia e partindo à tarde, diante dos olhos do povo. Durante a fuga, Ezequiel deveria abrir os olhos ao sair e atravessar um muro de sua casa, levar sua bagagem às costas e sair ao escuro. Essas ações de Ezequiel serviriam como um sinal à casa de Israel, representando o exílio que viria sobre eles. Deus também diz que Ele fará cessar a palavra sobre o exílio, no tempo determinado, e que falará novamente de acordo com o tempo deles (versículos 1-13). Outro trecho deste capítulo mostra o lamento de Ezequiel, onde Deus afirma que tirará de Ezequiel os desejos dos seus olhos com um só golpe, trazendo evidência de que o povo de Israel não lamentará, nem chorará, nem derramará lágrimas. Deus diz que eles gemerão sem fazer luto, chorarão, mas sem lágrimas, e suspirarão em silêncio. O Senhor afirma que a alegria dos festins cessará, e os cadáveres dos homens cairão na praça da cidade e se tornarão como esterco nos terrenos da terra. O trigo será chicoteado e o pão será escasseado. Novamente, é mencionado o castigo pelas iniquidades das obras do povo de Israel (versículos 15-19). Na sequência, Deus questiona o provérbio que era utilizado no meio do povo de Israel, que dizia que os dias se prolongavam e toda visão perecia. Deus repreende o povo e afirma que fará cessar esse provérbio, trazendo os dias e o cumprimento de todas as visões. Ele declara que não haverá visão falsa nem adivinhação lisonjeira no meio da casa de Israel, e que Sua palavra será cumprida em seus dias. O capítulo conclui com a reafirmação de Deus de que Sua palavra não será mais retardada e que Ele a cumprirá em tempo oportuno (versículos 21-28).

Perguntas frequentes sobre Ezequiel 12:

1. O que significa a ação de Ezequiel preparando sua bagagem como exilado?

Essa ação de Ezequiel preparando sua bagagem como exilado é um sinal dado por Deus para a casa de Israel, representando o exílio que viria sobre eles. Deus estava indicando que o povo seria levado ao exílio por causa de sua rebeldia.

2. Por que Deus afirma que cessará a palavra sobre o exílio?

Deus diz que cessará a palavra sobre o exílio para mostrar que haverá um tempo determinado para o castigo do povo de Israel. Ele mostrará que falará novamente de acordo com o tempo deles, cumprindo Sua palavra.

3. Por que Deus afirma que o provérbio sobre os dias se prolongarem deve cessar?

O provérbio sobre os dias se prolongarem e toda visão perecer era usado no meio do povo de Israel de forma equivocada, trazendo uma falsa sensação de segurança. Deus afirma que fará cessar esse provérbio para mostrar que os dias e todas as visões serão cumpridos conforme Sua palavra.

Conclusão

O capítulo 12 de Ezequiel traz a mensagem de Deus ao profeta Ezequiel, instruindo-o a agir como um exilado e preparar sua bagagem para representar o futuro exílio do povo de Israel. Esse trecho mostra a ação de Deus como um sinal para alertar o povo sobre seu comportamento rebelde e as consequências que enfrentariam. Além disso, o capítulo também aborda a repreensão de Deus ao povo por seu provérbio equivocado e a certeza de que Sua palavra será cumprida em Seu tempo determinado. É uma mensagem de alerta sobre a importância de viver de acordo com a vontade de Deus e estar atento aos seus avisos.

Deixe um comentário