Ezequiel 22

Ezequiel 22 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Tu pois, ó filho do homem, julgarás, julgarás a cidade sanguinária, e lhe farás saber todas as suas abominações.

3 E dirás: Assim diz o Senhor Deus: Ó cidade que derrama o sangue no meio de ti, para que venha o teu tempo, e fazes ídolos contra ti, para te contaminares!

4 Pelo teu sangue, que derramaste, te fizeste culpada; e pelos teus ídolos, que fizeste, te contaminaste; e fizeste chegar os teus dias, e anos chegaram até ti; por isso te fizeste objeto de escárnio às nações, e de opróbrios a todos os países.

5 Chegaram os que estão perto, e os de longe se zarparam de ti, e por ti se fizeram imundos; pelo sangue que derramaste e por causa dos teus ídolos com que te contaminaste.

6 eis que estás, cada um de ti, prevaricando contra a tua esposa, cada um de ti, contaminando a tua parenta; e ninguém como forasteiro está imundo no meio de ti; nem comete o todo homem abominação a só uma só; antes, cada um comete abominação com a mulher do seu próximo.

7 Pelo bolso eles pegam no presente para derramarem sangue; usura e lucro tomas; e ao teu próximo causas opressão, esquecendo-te de mim, diz o Senhor Deus.

8 Eis que feri a iniqüidade da tua ganância, e por causa do sangue que derramaste, te contaminaste dando da tua idolatria aos ídolos; para serem todos exterminados.

9 Será que virá o dia do teu julgamento, e será que chegará o tempo das minhas represálias contra ti, e te tornarei infame entre as nações, e objeto de zombaria em todos os países?

10 E estando mais próximos, os que estão perto de ti e os que estão longe se zombam de ti: Tu, infamada de nome, multiplicada de confusão.

11 Assim diz o Senhor Deus: Porque teus ricos se encheram de violência, e tomaram intenção em ti, por isso teus habitantes, e terei saqueados.

12 Ao teu povo lhe faltaram posses; e me procuraram para me derrubar com tranças; aos teus pobres oprimistes, e os despojaste das suas posses.

13 Por isso assim diz o Senhor Deus: Tu mochas com as honras da tua sabedoria, e com o teu entendimento ficas furioso; por causa do teu ouro buscaras mais e mais ouro, e te borrifarás com ele.

14 O teu coração se elevou em tua sabedoria; por causa da tua abundância, no teu coração, realeza trouxeste perante a ti mesmo.

15 Por isso assim diz o Senhor Deus: Porquanto se gasta mais do que se aumenta o teu povo, que são os feridos da espada, um uma outra aumentas, eis que eu, eu, me vendicarei a ti.

16 E eu ajuntarei os teus feridos da espada das tuas ruas; e eles cairão dentro de ti, e saberás que eu sou o Senhor.

17 Não pudeste suportar a minha santidade nos teus bens, mas fizeste passar a tua maldade nas tuas coisas, por isso farei sair do meio de ti um fogo, que te consumira a ti, e te farei como cinzas sobre a terra, à vista de todos os que te virem.

18 Nenhum de todos os teus puros, com os quais tu te purificas, ficará em ti; porque fizeste o mal e te corrompeste. E por isso te rejeitarei.

19 Infamado és aos olhos das nações que te veem; tu és para mim terra morta.

20 E veio a mim a palavra do Senhor dizendo:

21 Filho do homem, a casa de Israel se tornou para mim em escória; todos eles são bronze, e estanho, e ferro, e chumbo no meio do crisol; como a escória de prata se tornaram.

Ezequiel 22 é um capítulo importante no livro de Ezequiel, onde o profeta recebe a palavra do Senhor para julgar a cidade corrupta e sanguinária. O capítulo começa com a descrição das abominações cometidas pela cidade e a consequente culpabilidade do seu povo, que derramou sangue e se contaminou com ídolos. Essas transgressões causaram o escárnio das nações e tornaram a cidade objeto de desprezo. Além disso, a cidade se tornou um lugar de violência, opressão e ganância, onde os ricos exploravam os pobres e oprimiam o povo. Deus declara que virá o dia do julgamento e que a cidade será envergonhada e saqueada.

No entanto, Deus também anuncia que Ele mesmo irá agir para purificar a cidade e punir os culpados. Ele reunirá os feridos da espada e trará justiça aos oprimidos. A cidade será consumida pelo fogo e se tornará cinzas, como um sinal para todos que testemunharem o juízo de Deus. Aqueles que se consideram puros serão rejeitados e a cidade se tornará infame para as nações que a veem. A palavra do Senhor revela que a casa de Israel se tornou como escória, mas Deus ainda tem um propósito para eles e os purificará.

Perguntas frequentes sobre Ezequiel 22:

1. Qual é a mensagem principal do capítulo 22 de Ezequiel?

A mensagem principal do capítulo 22 de Ezequiel é a condenação da cidade corrupta e sanguinária, que se contaminou com abominações e se tornou objeto de desprezo. Deus promete trazer julgamento sobre a cidade e purificar aqueles que são fiéis a Ele.

2. Por que a cidade foi seja objeto de escárnio das nações?

A cidade se tornou objeto de escárnio das nações devido às suas abominações, incluindo o derramamento de sangue e a adoração de ídolos. Essas transgressões trouxeram desprezo e zombaria para a cidade, fazendo com que ela se tornasse infame.

3. Qual é o papel de Deus nesse capítulo?

No capítulo 22 de Ezequiel, Deus assume o papel de juiz e purificador. Ele julga a cidade corrupta e traz punição para aqueles que se contaminaram com abominações. Deus também promete trazer justiça aos oprimidos e reunir os feridos da espada.

Conclusão

O capítulo 22 de Ezequiel traz uma mensagem de condenação para a cidade corrupta e sanguinária, repleta de abominações. No entanto, Deus também revela Sua justiça e promete purificar aqueles que são fiéis a Ele. O capítulo serve como um lembrete de que Deus não tolera o pecado e trará julgamento sobre aqueles que se afastam Dele. Ao mesmo tempo, Ele oferece esperança de redenção para aqueles que se arrependem e se voltam para Ele.

Deixe um comentário