Ezequiel 34

Ezequiel 34 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?

3 Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.

4 A fraca não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.

5 Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam.

6 As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas sobre toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse.

7 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:

8 Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por não haver pastor, e porque os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e se apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas;

9 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:

10 Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos requererei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.

11 Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.

12 Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia de nuvens e de escuridão.

13 E eu as tirarei dentre os povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra.

14 Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será a sua morada; ali repousarão num bom curral, e em pastos gordos se apascentarão sobre os montes de Israel.

15 Eu apascentarei as minhas ovelhas, e as farei repousar, diz o Senhor DEUS.

16 A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer; a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com justiça.

17 E quanto a vós, ó ovelhas, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu julgarei entre ovelha e ovelha, entre carneiros e bodes.

18 Porventura não vos basta a boa pastagem a pezar de pisardes com os vossos pés aos demais? Ou não vos basta que bebias as águas claras a pezar de sujardes o restante com os vossos pés?

19 E as minhas ovelhas têm de comer o que haveis de pisar com os vossos pés, e de beber o que haveis de sujar com os vossos pés.

20 Portanto, assim lhes diz o Senhor DEUS: Eis que, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra.

21 Porquanto com o lado e com o ombro dais empurrões, e com os vossos chifres escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora.

22 Portanto, livrarei as minhas ovelhas, para que não sirvam mais de rapina, e julgarei entre ovelha e ovelha.

23 E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.

24 E eu, o SENHOR, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o SENHOR, o disse.

25 E farei com elas um pacto de paz, e acabarei com as feras da terra; e habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques.

26 E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro farei uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; haverá chuvas de bênção.

27 E a árvore do campo dará o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão sobre a sua terra em segurança; e saberão que eu sou o SENHOR, quando eu quebrar as prisões do vosso jugo e vos livrar das mãos dos que vos serviram a vós mesmos.

28 E nunca mais servireis de rapina às nações, nem as bestas-feras da terra vos devorarão; mas habitar-me-eis seguramente, diz o Senhor DEUS.

29 E levantarei para elas uma plantação de nome, e nunca mais serão consumidas pela fome na terra, nem mais levarão sobre si o opróbrio dos gentios.

30 E saberão que eu, o SENHOR, seu Deus, estou com elas, e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor DEUS.

31 E vós, minhas ovelhas, ovelhas do meu pasto, homens sois; eu sou o vosso Deus, diz o Senhor DEUS.

O capítulo 34 do livro do profeta Ezequiel é uma mensagem direcionada aos pastores de Israel. Deus os adverte sobre a maneira egoísta como têm se comportado, apascentando a si mesmos em vez de cuidar do rebanho que lhes foi confiado. Eles se aproveitam das ovelhas, desconsiderando as frágeis, doentes, quebradas e desgarradas. Como resultado, as ovelhas se espalham e se tornam presas fáceis para as feras do campo.

Deus declara que está contra esses pastores e irá requerer as ovelhas das suas mãos. Ele mesmo procurará pelas suas ovelhas dispersas e as libertará do jugo cruel dos maus pastores. Deus promete que irá trazê-las de volta à sua própria terra, apascentando-as em bons pastos e montes férteis. Ele cuidará das ovelhas com justiça e buscará aquelas que se perderam, estão doentes ou feridas.

O Senhor então decreta juízo entre as ovelhas, julgando entre as fortes e fracas. Ele repreende os pastores por pisarem na boa pastagem e sujarem as águas claras com seus pés, privando as demais ovelhas do alimento e da bebida necessários. Deus anuncia que Ele mesmo irá julgar a ovelha gorda e a ovelha magra, para que as fracas não sejam mais escornadas e espezinhadas pelas fortes.

Perguntas frequentes sobre Ezequiel 34:

1. O que significa a expressão “pastores de Israel” neste capítulo?

Neste contexto, “pastores de Israel” se refere aos líderes espirituais, sacerdotes e lideranças religiosas que tinham a responsabilidade de cuidar do povo de Deus, assim como um pastor cuida das ovelhas. No entanto, muitos desses pastores falharam em suas funções e se preocuparam apenas com seus próprios interesses.

2. Qual a mensagem principal deste capítulo?

A mensagem principal é que Deus é o verdadeiro Pastor de Israel e não tolerará a negligência e egoísmo dos líderes espirituais. Ele buscará as ovelhas perdidas e injustiçadas, trará juízo sobre os maus pastores e estabelecerá um novo líder, identificado como seu servo Davi, para cuidar do seu povo com justiça e amor.

3. Qual a importância desse capítulo para os cristãos hoje?

Esse capítulo nos lembra da responsabilidade que os líderes espirituais têm em cuidar do rebanho de Deus. Seja como pastores, ministros ou líderes de igrejas, devemos buscar a orientação do Senhor, cuidar das ovelhas com amor e justiça e conduzi-las ao bom pasto da Palavra de Deus. Também nos encoraja a confiar em Deus como o nosso verdadeiro Pastor, sabendo que Ele está sempre atento às nossas necessidades e vai nos guiar com sabedoria.

Conclusão

O capítulo 34 de Ezequiel nos mostra a preocupação de Deus com as ovelhas dispersas e maltratadas pelos maus pastores. Ele é o Pastor fiel que busca as suas ovelhas, trazendo cura, proteção e direção. Ao mesmo tempo, esse texto nos exorta a refletir sobre a nossa postura como líderes espirituais e cristãos, lembrando-nos de cuidar do rebanho de Deus com amor e responsabilidade. Que possamos aprender com esse capítulo e seguir o exemplo de Cristo, o supremo Pastor, que deu a Sua vida pelas ovelhas.

Deixe um comentário