Gênesis 2

Gênesis 2 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Assim foram acabados os céus e a terra, e todo o seu exército.

2 E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

3 E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

4 Estas são as gerações dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus,

5 E toda a planta do campo antes que no houvesse na terra, e toda a erva do campo antes que brotasse; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.

6 Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.

7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

8 E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.

9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal.

10 E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.

11 O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro;

12 E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra de berilo.

13 E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.

14 E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o oriente da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.

15 E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

16 E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

17 Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

18 E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

19 Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.

20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;

22 E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

25 E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam.

Gênesis 2 descreve a finalização da criação dos céus e da terra por Deus. Deus descansou no sétimo dia e santificou esse dia como um dia de descanso. O capítulo também relata a criação do homem e da mulher, sendo o homem formado do pó da terra e a mulher formada de uma costela do homem. Deus colocou o homem no Jardim do Éden, dando-lhe a responsabilidade de cuidar e cultivar o jardim. Ele também deu ao homem a liberdade de comer de todas as árvores, exceto a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Perguntas frequentes sobre Gênesis 2:

1. Qual é o significado do descanso de Deus no sétimo dia?

O descanso de Deus no sétimo dia não significa que Ele estava cansado, mas sim que Ele completou Sua obra de criação e estava desfrutando e apreciando Sua criação perfeita. Também serve como um exemplo para a humanidade, mostrando a importância de descansar e dedicar um dia à adoração e reverência a Deus.

2. Por que Deus criou a árvore do conhecimento do bem e do mal?

A árvore do conhecimento do bem e do mal foi uma maneira de testar a obediência e a confiança do homem. Deus deu ao homem a liberdade de escolha, permitindo-lhe decidir entre obedecer a Deus e confiar em Sua sabedoria ou desobedecer e buscar o conhecimento por si mesmo. Infelizmente, o homem escolheu desobedecer e colher as consequências dessa escolha.

3. O que significa ser “uma só carne” no casamento?

Ser “uma só carne” no casamento significa que o homem e a mulher se unem em uma união íntima e permanente, tanto física quanto emocionalmente. É um compromisso de união e suporte mútuo, onde marido e esposa estão interligados espiritual, emocional e fisicamente.

4. Qual é o significado de estarem nus e não se envergonharem?

No contexto de Gênesis 2, estar nu e não se envergonhar refere-se à pureza e intimidade genuínas entre o homem e a mulher no estado original da criação. Antes da entrada do pecado, não havia motivo para vergonha ou preocupação com a aparência física e a vulnerabilidade. Esse estado reflete a harmonia perfeita e a confiança mútua que existiam antes da queda.

Conclusão

Gênesis 2 é um capítulo importante que descreve a finalização da criação, a formação do homem e da mulher e o estabelecimento do casamento. Ele destaca a importância do descanso e da adoração a Deus, bem como a necessidade de confiar e obedecer ao Criador. O capítulo nos lembra da relação única e especial que Deus tinha com a humanidade no início e nos desafia a buscar esse relacionamento íntimo com Deus em nossas próprias vidas.

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