Gênesis 30

Gênesis 30 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos; se não, eu sou morta.

2 E Jacó se acendeu em ira contra Raquel, e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto do ventre?

3 E ela disse: Eis aqui minha serva Bila; coabita com ela, para que dê à luz sobre os meus joelhos, e eu assim receba filhos por ela.

4 Deu-lhe, pois, a Bila, sua serva, por mulher; e Jacó a possuiu.

5 E concebeu Bila, e deu a Jacó um filho.

6 Então disse Raquel: Com lutas de Deus tenho contendido com minha irmã; também venci; e chamou-lhe o nome Naftali.

7 Vendo, pois, Bila, serva de Raquel que dera um filho a Jacó, disse Raquel: Disputei com minha irmã galmidamente, e prevaleci; e chamou-lhe o nome Dã.

8 Vendo, pois, Lia que cessara de ter filhos, tomou a Zilpa, sua serva, e deu-a a Jacó por mulher.

9 E Zilpa, serva de Lia, deu a Jacó um filho.

10 E Lia disse: Para fortuna! E chamou-lhe o nome Gade.

11 Vendo, pois, Zilpa, serva de Lia, que dera a Jacó um filho, disse Lia: Para a minha ventura; porque as mulheres me dirão venturosa; e chamou-lhe o nome Aser.

12

13 Então disse Lia: Para ventura! Porque as filhas me dirão venturosa; e chamou-lhe o nome Dina.

14 Foram, pois, nos dias da ceifa do trigo Rúben, e achou mandrágoras no campo, e trouxe-as a Lia, sua mãe; então disse Raquel a Lia: Dá-me, peço-te, das mandrágoras do teu filho.

15 Porém ela lhe disse: É pouco que hajas tomado o meu marido, para que também tomes as mandrágoras do meu filho? Disse Raquel: Pois que ele se deitará contigo esta noite pelas mandrágoras do teu filho.

16 Vindo, pois, Jacó à tarde do campo, saiu-lhe Lia ao encontro, e disse: A mim possuirás, pois na verdade tenho-te alugado pelas mandrágoras do meu filho. E ele se deitou com ela aquela noite.

17 Ouvindo, pois, Deus a Lia, concebeu, e deu a Jacó o quinto filho.

18 E disse Lia: Deus me deu a minha recompensa, pois tenho dado a minha serva a meu marido; por isso chamou-lhe Issacar.

19 Concebeu Lia ainda e deu a Jacó o sexto filho.

20 E disse Lia: Deus me deu uma boa dádiva; desta vez morará o meu marido comigo, porque lhe tenho dado seis filhos; e chamou-lhe Zebulom.

21 Depois teve uma filha, e chamou-lhe Diná.

22 Então lembrou-se Deus de Raquel, e Deus a ouviu, e abriu a sua madre.

23 E ela concebeu, e deu à luz um filho, e disse: Deus tirou-me a minha vergonha.

24 E chamou-lhe José, dizendo: O Senhor me acrescente outro filho.

25 Sucedeu que, tendo Raquel dado à luz a José, disse Jacó a Labão: Despede-me, e voltar-me-ei ao meu lugar, e à minha terra.

26 Dá-me as minhas mulheres, e os meus filhos, pelas quais te tenho servido, e ir-me-ei; porque tu sabes o serviço que te tenho feito.

27 Então lhe disse Labão: Se agora tenho achado graça em teus olhos, fica comigo; tenho experimentado que o Senhor me abençoou por amor de ti.

28 E disse mais: Determina-me o teu salário que te darei.

29 Então lhe disse Jacó: Tu sabes como te tenho servido, e como passou o teu gado comigo.

30 Porque o pouco que tinhas antes de mim tem aumentado em grande número; e o Senhor te tem abençoado por meu trabalho; e agora, quando trabalharei eu também por minha casa?

31 E ele disse: Que te darei? Então disse Jacó: Nada me darás; se me fizeres isto, tornarei a apascentar e a guardar o teu rebanho.

32 Passa hoje pelo teu rebanho, e tira de lá todas as salpicadas e malhadas entre os carneiros, e todas as salpicadas e malhadas entre as cabras; e isso será o meu salário.

33 E minha justiça testificará por mim no futuro, quando vieres a verificar o meu salário; tudo o que não for salpicado e malhado entre as cabras, e malhado entre os carneiros, ser-me-á por furto.

34 E disse Labão: Oh! Tomara fosse conforme a tua palavra!

35 Tirou, pois, naquele mesmo dia as cabras listradas e malhadas, e todas as cabras salpicadas, e todas as que tinha malhado entre os carneiros; e deu-os na mão de seus filhos.

36 E pôs caminho de três dias entre si e Jacó; e Jacó apascentava o resto dos rebanhos de Labão.

37 Então Jacó tomou varas verdes de álamo, e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura das varas.

38 E pôs as varas, que tinha descascado, direitas, nos canos e nos bebedouros, quando vinham as ovelhas beber, para que concebessem quando vinham beber.

39 E concebiam as ovelhas perante as varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.

40 Então separou Jacó os cordeiros, e pôs as faces dos rebanhos para as listradas e todo o escuro em Labão dos rebanhos de Jacó; e pôs o seu rebanho à parte, e não o pôs com os rebanhos de Labão.

41 E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, Jaó as punha perante as varas nos canos, para que concebessem perante as varas.

42 Porém, quando era fraca a ovelha, não as punha. Assim as fracas foram de Labão, e as fortes de Jacó.

43 E o homem se enriqueceu sobremaneira, e teve muitos rebanhos, servas, servos, camelos e jumentos.

O capítulo 30 de Gênesis continua a narrativa da competição entre Raquel e Lia sobre a maternidade. Raquel, sentindo inveja de Lia pela quantidade de filhos que ela gerou para Jacó, pede que ele lhe dê filhos, pois ela se sente como se estivesse morta por não poder conceber. Jacó, irritado com o pedido de Raquel, questiona se ele é Deus para conceder a ela a capacidade de conceber.

Raquel, então, oferece a Jacó sua serva Bila para que ele possa ter filhos através dela. Bila concebe e dá à luz um filho, e Raquel o chama de Naftali. Mais tarde, percebemos que Lia está enciumada da situação e também oferece sua serva Zilpa a Jacó, que concebe e dá à luz os filhos Gade e Aser. Lia continua a conceber e dá à luz Issacar, Zebulom e Diná.

Com o nascimento de todos esses filhos, a atenção de Jacó é voltada principalmente para a questão dos rebanhos. Ele chega a um acordo com Labão, seu sogro, em relação ao pagamento pelos serviços prestados. Jacó, usando seu conhecimento em criação de ovelhas, estabelece um sistema para gerar rebanhos com marcações específicas, a fim de favorecer sua parte no acordo. Consequentemente, Jacó enriquece ainda mais e se torna um homem próspero.

Perguntas frequentes sobre Gênesis 30

1. Por que Raquel tinha inveja de Lia e vice-versa?

Ao longo da história, Raquel e Lia competiram por meio de sua fertilidade, pois ser mãe era considerado de grande importância naquela cultura.

2. Por que Jacó ficou irritado com Raquel?

Jacó ficou irritado com Raquel porque ela estava pedindo algo que apenas Deus poderia conceder – a capacidade de gerar filhos.

3. Qual foi o acordo entre Jacó e Labão?

Jacó concordou em apascentar o rebanho de Labão e, em troca, receberia um salário específico, que foi acordado com antecedência.

4. Como Jacó conseguiu aumentar seu rebanho?

Jacó usou técnicas de cruzamento seletivo e colocou varas descascadas diante das ovelhas no momento do acasalamento, resultando em um aumento específico do número de animais com determinadas marcações.

Conclusão

O capítulo 30 de Gênesis mostra a continuação da história complexa das esposas de Jacó, Raquel e Lia, e sua competição pela maternidade. Embora haja tensão e rivalidade entre elas, Jacó continua a prosperar e se torna um homem rico e bem-sucedido. O capítulo também destaca o importante papel dos acordos contratuais na vida dos personagens bíblicos e como Deus abençoa o trabalho honesto e diligente.

Deixe um comentário