Gênesis 34

Gênesis 34 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Ora, Diná, filha de Lia, que esta dera a Jacó, saiu para ver as filhas da terra.

2 Sendo vista Siquém, filho de Hamor, heveu, príncipe da terra, levou-a consigo, e deitou-se com ela, e a violou.

3 Apegou-se a alma de Siquém, filho de Hamor, ao ver a filha de Jacó; amou-a, e falou-lhe ao coração.

4 Falou Siquém a Hamor, seu pai, dizendo: Toma-me esta por mulher.

5 Vendo Jacó que Siquém havia violado a sua filha Diná, estando ainda calados os seus filhos no campo, esperou-se Jacó até que viessem.

6 Ouvindo-o, porém, Hamor, pai de Siquém, todos os seus meninos, chegou Hamor, o pai de Siquém, a Jacó, para falar com ele.

7 Então vieram os filhos de Jacó do campo; e, ouvindo isto, entristeceram-se os homens, e iraram-se muito, porque Siquém cometeu um louco ato em Israel, deitando-se com a filha de Jacó; coisa que não se deve fazer.

8 Então falou Hamor com eles, dizendo: A alma de meu filho Siquém está apegada à vossa filha. Dai-ma, peço-vos, por mulher;.

9 e ajuntai-vos conosco; dai-nos as vossas filhas, e tomai-nos as nossas filhas.

10 Assentai-vos entre nós; dai-nos as vossas filhas, e tomai cada um de nós as nossas mulheres.

11 Habitareis conosco, e a terra estará diante de vós; habitai, e negociai nela, e nela adquiri possessões.

12 Disse também Siquém ao pai dela, e a seus irmãos: Ache eu mercê aos vossos olhos, e darei o que me disserdes.

13 Aumentai grandemente sobre mim uma dote e pedida, e darei o que me disserdes; dai-me somente a jovem por mulher.

14 Então responderam Jacó e seus filhos a Siquém e a Hamor, seu pai, e falaram, porque havia violado a Diná, sua filha;

15 e disseram-lhes: Não podemos fazer este negócio de dar a nossa irmã a homem incircunciso; porque isso nos seria vergonhoso.

16 Porém com isto consentiremos a vós: se fordes como nós, e se circuncidar todo o homem entre vós;

17 Então vós nos dareis as vossas filhas, e tomareis para vós as nossas filhas, e convosco habi­taremos, e seremos um povo;

18 porém se não nos ouvirdes, e se não vos circuncidardes, tomaremos a nossa filha e ir-nos-emos embora.

19 As suas palavras agradaram a Hamor e a Siquém, filho de Hamor.

20 E não tardou o jovem em fazer isso, porque amava a filha de Jacó. Era ele o mais considerado de toda a casa de seu pai.

21 Vieram, pois, Hamor e Siquém, seu filho, à porta da sua cidade, e falaram aos homens daquela cidade, dizendo:

22 Estes homens são pacíficos para conosco; portanto habitarão na terra, e negociarão nela; eis que ela é bastante espaçosa para eles; nós tomaremos as suas filhas por mulheres, e daremos as nossas filhas a eles.

23 Porém, com isto somente consentirão os homens a habitar conosco, para sermos um povo, se todo o homem que sair dentre nós for circuncidado, como eles são circuncidados.

24 Não somente lhes darão as nossas filhas por mulheres, e tomaremos as suas filhas para nós; mas habita­rão conosco, e faremos um só povo.

25 Porém, se não nos ouvirem para se circuncidarem, tomaremos a nossa filha e iremos embora.

26 Então pareceu bem as suas palavras a Hamor e a Siquém, seu filho.

27 E não tardou o jovem em fazer isso, porque se agradava da filha de Jacó; ora era o mais considerado de toda a casa de seu pai.

28 Saíram, pois, Hamor e Siquém, seu filho, à porta da sua cidade, e falaram aos homens daquela cidade, dizendo:

29 Estes homens são pacíficos para conosco; habitarão, pois, na terra, e negociarão nela; eis que ela é bastante espaçosa para eles; tomaremos para nós as suas filhas por mulheres, e lhes daremos as nossas filhas.

30 Se­tamente consentirão estes homens a habitar conosco, para sermos um só povo, se todo o homem entre nós for circuncidado, como eles são circuncidados.

31 Não só lhes daremos as nossas filhas por mulheres, e tomaremos as suas filhas para nós; mas habitarão conos­co, e faremos um só povo.

32 Se, porém, não nos ouvirem para se circuncidarem, tomaremos a nossa filha e ir-nos-emos embora.

O capítulo 34 de Gênesis conta a história da filha de Jacó, chamada Diná, que é seduzida e violada por Siquém, um príncipe da terra. Siquém se apaixona por Diná e pede ao seu pai, Hamor, que a tome por esposa. Jacó e seus filhos ficam tristes e irados com o ocorrido, pois consideravam uma desonra que sua irmã se casasse com um homem incircunciso. Eles propõem que, caso todos os homens da cidade sejam circuncidados, eles permitirão que suas filhas se casem com eles e viverão em paz na mesma terra. Hamor e Siquém concordam com a proposta. No entanto, enquanto os homens estavam se recuperando da circuncisão, Simeão e Levi, dois dos irmãos de Diná, tomam a justiça em suas próprias mãos e matam Siquém e Hamor, além de todos os homens da cidade, saqueando-a.

Perguntas Frequentes sobre Gênesis 34

1. Por que Siquém se apaixonou por Diná?

Siquém se apaixonou por Diná assim que a viu, e sua alma se apegou a ela. Ele a amou e falou com seu coração.

2. Como Jacó e seus filhos reagiram ao incidente?

Jacó e seus filhos ficaram tristes e irados com o fato de Siquém ter violado e desonrado Diná. Eles não queriam permitir que sua irmã se casasse com um homem incircunciso e propuseram uma condição para aceitar o casamento.

3. Qual foi a proposta de Jacó e seus filhos para permitir o casamento?

Jacó e seus filhos propuseram que todos os homens da cidade fossem circuncidados, tornando-se do povo de Jacó, para permitir que suas filhas se casassem com eles e viverem juntos em paz.

4. Como termina o capítulo 34 de Gênesis?

No final do capítulo, Simeão e Levi, dois irmãos de Diná, tomam a vingança em suas próprias mãos e matam Siquém, Hamor e todos os homens da cidade. Eles também saqueiam a cidade.

Conclusão

O capítulo 34 de Gênesis narra um episódio trágico onde a filha de Jacó, Diná, é violada e desonrada por Siquém. Embora inicialmente pareça haver uma possibilidade de resolução pacífica, através do casamento entre Diná e Siquém sob a condição da circuncisão de todos os homens da cidade, a história acaba em violência e vingança por parte dos irmãos de Diná. É uma lição importante sobre as consequências das ações e a importância de buscar a justiça de forma adequada.

Deixe um comentário