Gênesis 38

Gênesis 38 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 E aconteceu, naquele tempo, que Judá se apartou de seus irmãos e entrou na casa de um homem adulamita, cujo nome era Hira.

2 E viu Judá ali a filha de um homem cananeu, cujo nome era Sua; e tomou-a por mulher, e a possuiu.

3 E ela concebeu e deu à luz um filho, e chamou o seu nome Er.

4 E concebeu outra vez e deu à luz um filho, e chamou-lhe Onã.

5 E continuou ainda mais e deu à luz um filho, e chamou-lhe Selá; e estava em Quezibe, quando o deu à luz.

6 E Judá tomou uma mulher para Er, seu primogênito, e o seu nome era Tamar.

7 E Er, o primogênito de Judá, foi mau aos olhos do SENHOR, pelo que o SENHOR o matou.

8 Então, disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita semente a teu irmão.

9 Onã, porém, soube que a semente não havia de ser sua; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava-o na terra, para não dar semente a seu irmão.

10 E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também a ele tirou a vida.

11 Então, disse Judá a Tamar, sua nora: Fica viúva na casa de teu pai, até que Selá, meu filho, seja grande. Porquanto disse: Para que, porventura, não venha a morrer também este, como seus irmãos. Assim, se foi Tamar e habitou em casa de seu pai.

12 E muitos dias se passaram, e morreu a filha de Sua, mulher de Judá; e, havendo Judá sarado da sua tristeza, subiu aos tosquiadores das suas ovelhas, ele e Hira, seu amigo adulamita, a Timnate.

13 E foi anunciado a Tamar, dizendo: Eis que o teu sogro sobe a Timnate a tosquiar as suas ovelhas.

14 Então, deixou ela as vestes de viuvez, e cobriu-se com um véu, e se disfarçou, e assentou-se à entrada das duas fontes, que estão no caminho de Timnate; porque ela via que já Selá era grande, e ela não lhe fora dada por mulher.

15 E vendo-a Judá, teve-a por uma prostituta; porque ela tinha coberto o seu rosto.

16 E dirigiu-se a ela no caminho e disse: Vem, peço-te, deixa-me possuir-te. Porquanto não sabia que era sua nora. E ela disse: Que me darás, para que possuas a mim?

17 Então, ele disse: Eu to enviarei um cabrito do rebanho. E ela disse: Dar-me-ás penhor até o enviares?

18 E disse ele: Que penhor te darei? E ela disse: O teu selo, e o teu cordão, e o bordão que está na tua mão. Então, lhos deu e possuiu-a; e ela concebeu dele.

19 Depois, levantou-se e se foi, e tirou o seu véu de cima de si e tornou a vestir-se das vestes de viuvez.

20 E Judá enviou o cabrito por mão de seu amigo, o adulamita, para tomar o penhor da mulher da mão dela; porém não a achou.

21 E perguntou aos homens daquele lugar, dizendo: Onde está a prostituta que estava no caminho de Enaim? E eles disseram: Aqui não houve prostituta.

22 Voltou, pois, para Judá e disse: Não a achei; e também disseram os homens daquele lugar: Aqui não houve prostituta.

23 Então, disse Judá: Tome-a para si, para que não pereçamos, pois veio a ser que dali a um mês, veio ao meu conhecimento que esta concebera.

24 E aconteceu que, ao tempo em que ela dava à luz, havia na sua madre gêmeos.

25 E aconteceu, quando ela dava à luz, que estendeu a mão o que tinha o cordão escarlata e saiu o parteiro; tomou, pois, e atou-lhe uma fita de escarlata à sua mão, dizendo: Este saiu primeiro.

26 E aconteceu que, tornando ele a recolher a mão, saiu o seu irmão; e ela disse: Como tens tu rompido? Sobre ti seja a rotura. E chamaram o seu nome Perez.

27 E depois saiu o seu irmão, que tinha na mão o cordão escarlata; e chamaram o seu nome Zerá.

O capítulo 38 de Gênesis conta a história da descendência de Judá. Após se afastar de seus irmãos, Judá casou-se com uma mulher cananeia chamada Sua e teve três filhos: Er, Onã e Selá. Porém, Er e Onã foram mortos pelo Senhor devido à sua maldade. Judá então disse a Tamar, viúva de seu filho Er, para esperar até que Selá, seu filho mais novo, estivesse crescido para se casar com ele. Quando Tamar percebeu que Judá não cumpriria sua promessa, ela se disfarçou de prostituta e Judá teve relações com ela, sem saber sua verdadeira identidade. Tamar ficou grávida dessas relações e, quando confrontada por Judá, revelou que o pai de seus gêmeos era ele.

Perguntas frequentes sobre Gênesis 38

1. O que levou Judá a se afastar de seus irmãos?

Judá se afastou de seus irmãos e entrou na casa de um homem adulamita, buscando novas experiências e talvez fugindo do conflito entre eles.

2. Por que Deus matou Er e Onã?

Er e Onã foram mortos pelo Senhor devido à sua maldade e pecados contra Ele.

3. Por que Tamar se disfarçou de prostituta?

Tamar se disfarçou de prostituta para seduzir Judá e engravidar dele, pois ele tinha prometido dar seu filho mais novo em casamento a ela, mas não havia cumprido sua promessa.

4. O que significa o nome dos filhos de Tamar?

O primeiro filho de Tamar se chamava Perez, que significa “ruptura” ou “quebrado”, pois ele rompeu primeiro o cordão escarlata que o identificava como o primeiro nascido. O segundo filho se chamava Zerá.

Conclusão

O capítulo 38 de Gênesis apresenta uma história intrigante e controversa sobre a vida de Judá e Tamar. Apesar dos eventos marcantes e pecaminosos descritos, podemos aprender lições valiosas sobre fidelidade, cumprimento de promessas e justiça divina. Além disso, a genealogia apresentada ao final do capítulo mostra o cuidado de Deus em preservar a linhagem messiânica. Através dessa narrativa, somos desafiados a examinar nossas próprias atitudes e a confiar nos propósitos de Deus, mesmo quando as circunstâncias parecem sombrias.

Deixe um comentário