Gênesis 39

Gênesis 39 – ACF – Almeida Corrigida Fiel

1 Então, José foi levado ao Egito; e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá.

2 Mas o Senhor era com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor, o egípcio.

3 Vendo, pois, o seu senhor que o Senhor estava com ele, e que tudo o que fazia o Senhor prosperava em sua mão,

4 José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.

5 E desde que o pôs sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor o abençoou por amor de José; e a bênção do Senhor foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo.

6 E deixou tudo o que tinha na mão de José, e com ele de nada sabia, a não ser do pão que comia. E José era formoso de semblante, e formoso à vista.

7 E aconteceu, depois destas coisas, que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e disse: Deita-te comigo.

8 Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem.

9 Não há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?

10 E ela falava a José todos os dias, mas ele não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou para estar com ela.

11 E aconteceu num certo dia, que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum homem da casa estava ali dentro.

12 E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.

13 E aconteceu que, vendo ela que ele deixara a sua roupa na sua mão, e fugira para fora,

14 chamou pelos homens de sua casa, e falou-lhes, dizendo: Vede, meu marido trouxe-nos um homem hebreu, para escarnecer de nós; veio a mim para se deitar comigo; e eu gritei com grande voz;

15 e aconteceu que, ouvindo ele que eu levantava a minha voz e gritava, deixou a sua roupa comigo, e fugiu, e saiu para fora.

16 E ela pôs a sua roupa junto de si, até que o seu senhor veio à sua casa.

17 Então falou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: Veio a mim o servo hebreu, que nos trouxeste, para escarnecer de mim.

18 E aconteceu que, levantando eu a minha voz e gritando, ele deixou a sua roupa comigo, e fugiu para fora.

19 E sucedeu que, ouvindo o seu senhor as palavras de sua mulher, que ela lhe falava, dizendo: Assim me fez teu servo, a sua ira se acendeu.

20 E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.

21 Porém o Senhor era com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do oficial da casa do cárcere.

22 E o oficial da casa do cárcere entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere; e era tudo o que se fazia ali, ele estava por eles; não fazia o oficial da casa do cárcere coisa alguma de tudo o que estava na mão dele, porque o Senhor era com ele; e o que ele fazia, o Senhor prosperava.

O capítulo 39 de Gênesis narra a história de José no Egito. José, vendido como escravo pelos seus próprios irmãos, é comprado por Potifar, um oficial egípcio importante. O versículo 2 destaca que o Senhor estava com José em todas as suas ações, e ele se tornou próspero na casa de Potifar. O senhor de José confiou-lhe todas as suas posses e o abençoou. No entanto, a esposa de Potifar tentou seduzir José repetidamente, mas ele resistiu à tentação, pois sabia que isso seria uma maldade contra Deus. Um dia, quando José estava fazendo seu serviço na casa, a esposa de Potifar o agarrou pela sua roupa e tentou seduzi-lo novamente. José fugiu, deixando sua roupa nas mãos da mulher. Ela, então, acusou José falsamente de tentar se aproximar dela, resultando em José sendo lançado na prisão.

Perguntas frequentes sobre Gênesis 39

1. Como José tornou-se próspero na casa de Potifar?

R: Porque o Senhor estava com José e tudo o que ele fazia prosperava em suas mãos.

2. Como José reagiu às investidas da esposa de Potifar?

R: José recusou todas as tentativas da mulher de Potifar de seduzi-lo e cometer adultério. Ele disse que seria uma maldade contra Deus.

3. Por que José acabou na prisão?

R: A esposa de Potifar o acusou falsamente de tentar se aproximar dela, o que levou José a ser preso.

4. Por que Deus continuou abençoando José mesmo na prisão?

R: Deus estava com José, demonstrando Sua benignidade e graça. O Senhor também prosperava tudo o que José fazia.

Conclusão

O capítulo 39 de Gênesis é um exemplo poderoso da fidelidade e integridade de José diante de grandes adversidades. Mesmo escravizado e injustamente preso, José permaneceu fiel a Deus. Podemos aprender com José a importância de manter nossa integridade mesmo quando enfrentamos tentações e injustiças. Deus está sempre conosco, mesmo nos momentos mais difíceis, e Sua graça e bênçãos podem nos alcançar independentemente das circunstâncias. Podemos confiar que quando permanecermos fiéis a Ele, Ele nos honrará e nos levará a lugares de prosperidade e propósito.

Deixe um comentário